Como ganhar dinheiro com o Google AdSense: o guia completo

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Monetizar o tráfego do seu site com anúncios, usando o Google AdSense, é um dos métodos mais simples e eficazes de ganhar mais dinheiro. Entenda como ter sucesso.

O Google Adsense é um serviço gratuito e estratégico que permite a exibição de anúncios em sites, blogs e vídeos, e paga os editores das páginas por cada clique.

Através do Adsense, blogueiros e publishers conseguem começar a monetizar suas páginas com mídia programática

O público recebe anúncios relacionados aos seus assuntos de interesse, tornando o marketing muito mais eficiente. 

Neste artigo, você vai entender como usar o Google Adsense para ganhar dinheiro e como usar a tecnologia de anúncios de mídia programática.

Como funciona o Google Adsense?

O Adsense conecta publishers e anunciantes. Os editores conectam seus sites à rede de anunciantes e, assim, os anunciantes podem exibir seus anúncios nesses sites. 

Cada anúncio é gerado por empresas que utilizam o Google Adwords. Quando um usuário visualiza ou clica no anúncio, o editor recebe uma parte da receita do anúncio. 

O Adsense pode ser uma das formas mais rápidas de gerar receita em sites e blogs novos e por isso é tão popular. 

Para utilizá-lo é preciso ter uma conta ativa no Gmail, ser maior de 18 anos e ter um site que atenda a todos os termos de serviço do Google. 

Além de estar em conformidade com as políticas do programa, é importante também ter um site com algumas páginas de conteúdo exclusivo e gerando tráfego.

Quanto mais tráfego maior e melhor será seu potencial de ganhos com seu site. 

Vantagens do Google Adsense

Utilizar o programa tem inúmeras vantagens, como, por exemplo:

  • Facilidade e gratuidade da adesão;
  • Você consegue ganhar dinheiro mesmo se seu site ou blog for novo;
  • É possível personalizar os anúncios para se adaptar à aparência do seu site;
  • Os pagamentos feito pelo são mensais, através de depósito direto se você atingir o limite de $ 100;
  • É possível exibir anúncios em vários sites de uma conta do AdSense;
  • Possibilita executar anúncios em dispositivos móveis e feeds RSS;
  • Pode ser adicionado de maneira fácil às contas do Blogger e do Youtube (neste caso a condição é que haja pelo menos 1000 assinantes e 4000 h de tempo de exibição)

Os 5 tipos de blocos de anúncios

  • Gráficos – são anúncios que funcionam bem em qualquer lugar, por sua característica versátil. São responsivos, adaptáveis ao layout da página e dos dispositivos, e ainda podem ser personalizados. 
  • In-feed – são anúncios que se encaixam dentro de um feed e garantem uma ótima experiência aos usuários.
  • In-article – são anúncios que se encaixam entre parágrafos, de forma que a leitura não seja interrompida. Ao contrário, a ideia é que a experiência de leitura seja aprimorada.
  • Conteúdo correspondente – são anúncios que recomendam o conteúdo do seu site para os usuários. Isso faz com que você ganhe mais, além de receber mais visualizações de página e o tempo do usuário gasto no seu site aumentar.
  • Mecanismo de pesquisa – utilizando a tecnologia Google, esses anúncios mostram resultados de pesquisas. 

Como monetizar no Google AdSense?

Ganhar um bom dinheiro utilizando o Google Adsense requer entendimento e um plano. Isso porque o sucesso não acontece de uma hora para a outra.

Siga essas dicas para maximizar sua receita:

  1. Cumpra todas as regras do Google e as políticas do Adsense;
  2. Verifique se seus anúncios são altamente visíveis (a recomendação é de pelo menos 70% de visibilidade);
  3. Publique conteúdo envolvente e de alta qualidade, fazendo com que o usuário passe mais tempo na página, ou seja, garantindo tráfego de qualidade;
  4. Não encha seu site com muitos anúncios;
  5. Não clique em seus próprios anúncios nem peça para as pessoas clicarem, pois isso é contra as regras;
  6. Utilize técnicas de marketing e otimização para construção de tráfego orgânico;
  7. Certifique-se de que seu site é responsivo, bem como os anúncios utilizados na sua página, para que eles tenham tamanhos apropriados para cada dispositivo;
  8. Maximize seu posicionamento de anúncio, usando todos os disponíveis no padrão por página, para garantir o máximo de ganho;
  9. Coloque anúncios acima da dobra, porque é a região que pode ser visualizada sem precisar rolar a página;
  10. Inclua anúncios no conteúdo, que podem aumentar a quantidade de cliques;
  11. Faça alterações aos poucos, monitorando o impacto delas no desempenho;
  12. Utilize bem o Google para o monitoramento dos seus resultados e lembre-se de acompanhar seus e-mails, caso haja algum aviso que precisa se atentar.

Nos seus relatórios, concentre-se nos indicadores-chave de desempenho: % de visibilidade e CTR, além do impacto geral na receita e CPMs.

Acompanhe as estratégias e continue otimizando até ficar satisfeito com os números.

Quanto o AdSense paga aos editores?

Os valores que você pode ganhar são variáveis e dependem de vários fatores, como tráfego, tipo de conteúdo, configuração de anúncios etc. 

O Google cobra dos anunciantes com base nos cliques em anúncios. Assim, você pode fazer uma estimativa de valores diretamente na calculadora de receita do Adsense. 

Como editor, você recebe 68% da receita dos cliques dos anúncios. No caso de utilizar o Adsense para pesquisas, você recebe 51% da receita reconhecida pelo Google.

Na maior parte dos casos, a comissão por clique varia entre US $ 0,20 e US $ 15. De todo modo, é preciso ter em mente que existem nichos mais lucrativos que outros.

Quando eu recebo o pagamento do Google Adsense?

Sua renda é calculada durante o período de um mês. Assim que esse tempo terminar, o Google Adsense irá revisar os ganhos. Esse processo normalmente é concluído até o dia 20 do mês seguinte.

Após isso, o Adsense envia os pagamentos, que devem cair na última semana seguinte.

Diferença entre  Adsense e Ad Manager

Esses três produtos do Google auxiliam com a venda de anúncios no seu site, cada um com seus recursos.

Confira as diferenças e escolha o melhor para suas necessidades:

AdSense 

O AdSense é o ideal para editores que procuram mais automação e contam com uma equipe pequena para fazer o gerenciamento de anúncios.

Funciona como uma rede de anúncios, com acesso à demanda dos anunciantes, ajudando a configurar seu catálogo de anúncios. 

Se você procura um lugar para monetizar seu site, implementar a entrega de anúncios de forma rápida, maximizar sua receita com anúncios automáticos, e relatórios de desempenho acessíveis, o Adsense é a melhor ferramenta.

Ad Manager

O Google Ad Manager funciona como uma plataforma de gerenciamento de anúncios, com suporte a várias trocas e redes de anúncios, incluindo o AdSense. É ideal para grandes editores com vendas diretas significativas. 

Se você precisa de um local central para monetizar sites, aplicativos, vídeos e jogos, além da possibilidade de gerenciar uma grande quantidade de receita de anúncios vinda de ofertas diretas, usar redes de terceiros para competir pelo inventário de anúncios e relatórios mais complexos, o Ad Manager é a melhor solução.

O Ad Manager não exibe anúncios de melhor qualidade e nem representa uma versão premium do AdSense.

São produtos diferentes, sendo o Ad Manager uma plataforma unificada com outros recursos, como demanda programática.

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