Gerar tráfego de qualidade e fazer com que seus anunciantes tenham conversões: tá aí uma boa receita para aumentar seu lucro. Mas para isso, primeiro é preciso atrair audiências relevantes. A Taboola é uma ferramenta especializada em atrair tráfego de qualidade para seus artigos e ajudar na captação de leads. Ela foca tanto nos anunciantes quanto nos publishers.
A Taboola ajuda organizações de notícias e outras propriedades digitais a encontrar um crescimento mais eficaz e, ao mesmo tempo, melhora a capacidade das pessoas de desfrutar de jornalismo de qualidade. Os anunciantes usam a Taboola para alcançar seu público-alvo quando eles são mais receptivos a novas mensagens, produtos e serviços. As propriedades digitais, incluindo publishers, operadoras de celular e fabricantes de celulares, usam a Taboola para impulsionar a monetização e o engajamento do público. Com ferramentas que te ajudam a melhorar sua receita e a experiência do usuário por meio da publicidade nativa, essa é a plataforma de Native Ads mais usada no Brasil e no mundo.
Para quem quer anunciar em escala, a Taboola oferece flexibilidade para testar e otimizar as campanhas de acordo com o seu objetivo, gerando leads de alta qualidade. É uma das formas mais eficazes de levar visitantes para um site pela primeira vez, se comparada a outros meios. Essa plataforma de descoberta de conteúdo é projetada para gerar resultados de marketing para sua empresa e direcionar os clientes para tomarem ações online, aumentando o engajamento. Para os publishers isso significa mais monetização!
O mecanismo de recomendação da Taboola maximiza o engajamento por meio de algoritmos de aprendizagem. No seu site, ao final da notícia, o visitante vai encontrar alguns links recomendados que levam a páginas relacionadas aos interesses deles, com ofertas do que eles querem consumir – assim, é provável que esse visitante entre em algumas dessas páginas, não é? Os Native Ads, ou anúncios nativos, funcionam assim. Ficam posicionados no local certo para serem vistos e acessados pelos interessados no assunto, sem serem intrusivos ou atrapalharem a experiência
A Taboola ajuda o público certo a encontrar o conteúdo que é mais relevante para ele. Isso acontece por meio das campanhas de distribuição do conteúdo. Neste artigo vamos explicar melhor sobre como isso funciona e como os anúncios nativos da Taboola podem te ajudar a aumentar sua receita. Continue acompanhando!
A principal forma de chamar a atenção do cliente já foram os pop-ups – que sem que você queira, abrem sozinhos. Mas essa nunca foi uma forma muito efetiva para engajar o público. O grande segredo para ser bem-sucedido na internet é, sim, ser visto, sem se tornar inconveniente. A plataforma de descoberta de conteúdos Taboola faz essas recomendações para o leitor por meio da publicidade nativa, que se apresenta na forma de conteúdo, mas tem o objetivo de levar o público a tomar alguma ação – e são comprovadamente eficazes nesse propósito.
Segundo informações da Sharethrough, anúncios nativos recebem 53% mais visualizações e aumentam a intenção de compra em 18% na comparação com anúncios tradicionais. Como isso é possível? Como o público não os vê como anúncios, e sim como conteúdo, esses anúncios recebem mais atenção e crédito. Dados do Content Marketing Institute, mostram como 70% dos consumidores preferem aprender sobre um produto por meio de conteúdo e não por meio de anúncios.
A Taboola é uma empresa de recomendação de conteúdo que alcança o público em “momentos de descoberta”. Esse é o principal diferencial da plataforma. Mas o que isso quer dizer? Bom, todos os dias somos bombardeados com informação o tempo todo… São tantas novas notificações que é até difícil escolher com o que vamos interagir. Nessa “briga pela atenção”, a Taboola entra para mostrar para o usuário o que é mais interessante – ela tem um algoritmo que identifica e seleciona o que é recomendado para você com base no tipo de conteúdo que você já consome e te apresenta essas possibilidades justamente quando você está mais propenso a consumir esse conteúdo. O chamado “momento de descoberta” é aquele tempo em que você está parado, esperando alguma coisa acontecer, mas sem realizar uma ação.
Por exemplo, quando você chega ao final de um artigo, você já terminou de ler, mas pode estar interessado em consumir outro tipo de conteúdo que tenha a ver com seus interesses – e ali, no final do texto, estão os anúncios selecionados pela Taboola; ou quando você chamou um motorista pelo app, está com o celular na mão, esperando ele chegar, e aparece um anúncio do seu interesse… você tem mais chance de clicar se estiver relaxado, mais aberto ao que foi oferecido, não é mesmo? É isso o que a Taboola chama de momento de descoberta e é assim que ela traça a estratégia de posicionamento dos anúncios.
São mais de 1,4 bilhão de usuários que acessam o conteúdo recomendado pela empresa todos os meses. A empresa já está no mercado há mais de 10 anos e conta com escritórios em algumas das maiores cidades do mundo, como Nova York, Tóquio, Los Angeles, Londres e São Paulo. É uma plataforma séria com grandes parceiros de mídia, entre eles, só no Brasil, portais como Globo, R7, InfoMoney, MSN, Terra e Estadão. O alcance dos anúncios da Taboola impressiona: no Brasil chega a 78,1% em desktop e 81,3% no mobile, atrás apenas do Facebook e do Google.
Atualmente a Taboola tem mais de 20 mil anunciantes e esses números devem aumentar em breve para tentar tomar a dianteira frente aos líderes graças a uma fusão com a até então concorrente Outbrain (que, no Brasil, inclui os sites das principais revistas da editora Abril no seu portfólio, como Veja e Exame). Após a fusão, a empresa deve chegar a quase 100% do inventário da internet brasileira! Essa nova empresa combinada alcançará quase 2 bilhões de pessoas por mês e se posiciona como alternativa as opções líderes de mercado – o “duopoly” Google e Facebook.
Hoje a empresa tem cerca de 1300 funcionários e quase metade da equipe é composta por engenheiros que buscam desenvolver novas soluções para publishers e anunciantes. A base da empresa é composta por 3 pilares: Engajamento, monetização e audiência. E com isso em mente é que foram desenvolvidos os produtos oferecidos pela empresa. Os principais deles são:
Taboola Feed – a ideia do Taboola Feed é oferecer ao usuário do seu site uma experiência parecida com a que ele tem nas redes sociais, com um feed de scroll contínuo – quanto mais rodar, mais conteúdo vai buscar – e isso inclui vídeos patrocinados, conteúdo patrocinados e até conteúdo orgânico do próprio Publisher pra fazer o usuário ficar mais tempo dentro do site.
Recirculação Orgânica – Como falamos ali em cima, o Taboola Feed permite que você compartilhe chamadas de matérias suas ou de sites parceiros como se fossem anúncios e, com a recirculação orgânica, as matérias em que os usuários clicarem mais vão aparecer mais no feed da Taboola. A empresa consegue transformar esse slot em native ( ou seja, faz com que o usuário não consiga ver diferença entre o conteúdo do site e as recomendações da Taboola)
Vídeo orgânico – Outra possibilidade interessante é vídeo orgânico, que você pode embedar no feed e redirecionar para a página de vídeo.
Audience Exchance – Também é possível levar tráfego para sites parceiros (sites “irmãos”). Um exemplo de Publisher que faz isso com frequência é a Editora Globo: dentro do site da Exame, você pode ter conteúdo recomendado do site da Marie Claire. E ainda é possível, com uma única campanha, colocar todas as matérias do site parceiro para rodar como anúncio, de forma alternada, criando um slot orgânico para essa divulgação, com o Audience Exchance.
Taboola Choice – Com essa ferramenta o publisher consegue escolher o tipo de anuncio que vai entrar no site dele e bloquear categorias. O usuário também pode bloquear para não ver mais determinado tipo de anúncio, o que melhora a experiência do usuário. Mas vale lembrar que a plataforma não tem nenhum tipo de anúncio ofensivo – é feita uma triagem dos anúncios e se houver algo como armas, conteúdo racista e outras coisas proibidas os anúncios não rodam.
Vídeo patrocinado – Os vídeos da Taboola são outsrtream e não interrompem a experiência do usuário, com isso, eles têm 2.4 vezes mais chance de serem vistos. Um formato bastante usado é o Slider, que aparece no canto esquerdo ou lado direito e começa mudo (ou seja, não é intrusivo). O posicionamento é pensado para não atrapalhar a experiência do usuário enquanto ele está lendo o artigo. Esse é um dos formatos de maior monetização.
Newsroom – essa ferramenta mostra que artigo tem mais pageviews e o Publisher consegue ver os espaços da home que tem maior CTR. Essa análise do posicionamento, que mostra as áreas onde há mais ou menos cliques ao longo das últimas semanas também te informa as melhores próximas ações: se uma matéria está indo muito bem, ela pode recomendar, por exemplo, que você poste no Facebook
E além de tudo isso, a Taboola ainda tem ferramentas para otimizar seu conteúdo para os anunciantes, mostrando quais matérias estão levando mais tráfego e te permite “virar anunciante”, promovendo matérias suas em outros sites da Taboola para adquirir audiência. Outro ponto interessante é o acesso a audiências mobile exclusivas – a Taboola leva o conteúdo dos publishers para Apps de notícias, como os da Samsung, por exemplo. É importante destacar que nem todos os produtos estão disponíveis para todos os publishers (há recursos que são voltados apenas para quem tem conteúdo com foco nacional).
Você podia até não conhecer tão bem a Taboola antes desse artigo, mas provavelmente já tenha visto conteúdo recomendado pelos anunciantes da empresa diversas vezes. Engajamento maior que a publicidade tradicional, melhores resultados… Se isso tudo não te convenceu a não se fixar apenas aos players mais conhecidos, precisa testar o funcionamento dessa plataforma específica, que é uma das maiores plataformas de anúncios do mundo! Os anúncios da Taboola têm copy de qualidade, que chamam a atenção e fazem o usuário clicar no link – esse formato já luta para ser o futuro da publicidade!
Como já dissemos, os anúncios do Taboola são veiculados de forma contextual em blogs e portais de conteúdo e, quando o usuário está lendo um artigo sobre um assunto específico em determinado site, o Taboola Ads insere nesse site, o anúncio da empresa relacionado àquele assunto. Com isso, o conteúdo se torna mais visível nos principais portais do país. Enquanto as empresas inserem conteúdo de qualidade para atrair visitantes, você gera receitas para seu site. Já vimos que isso é muito vantajoso para as empresas que estão anunciando, já que os conteúdos são sempre relacionados ao tema que os usuários estão buscando. Mas também é benéfico para os mais de 20 mil sites parceiros que a Taboola tem em mais de 50 países nas regiões da América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.
Publishers da Taboola já receberam mais de 1 bilhão de dólares nos últimos 2 anos. A plataforma atinge mais de 1,4 bilhões de pessoas por mês e oferece ferramentas como o Taboola Feed, por exemplo, onde os anúncios são posicionados nos melhores lugares nos grandes portais. A Taboola auxilia na retenção do público e na conquista de novas audiências. Quanto à remuneração para os publishers, ela é baseada em cliques e impressões do anúncio, ou seja, com mais tráfego qualificado, automaticamente o publisher terá mais ganhos.
Por isso, se você tem um portal com conteúdo relevante, o Taboola Ads é uma ótima forma de monetização. Basicamente, você recebe um percentual financeiro pelas visitas que ele gera para os anunciantes. Para isso, o processo é o seguinte:
A Premium Programmatic tem uma parceria com a Taboola, onde nossos clientes podem usar todas as soluções da empresa de forma gerenciada, não importa o tamanho do site. Essa parceria veio para beneficiar os publishers menores. Graças à possibilidade que oferecemos, todos podem ter acesso à criação, edição e acompanhamento de campanhas da plataforma Taboola. Você pode ver a evolução da sua monetização em gráficos e identificar se o acesso se deu através de um anúncio promovido pela Taboola.
Também é possível acompanhar o Custo Por Clique – o valor pago para cada clique realizado em um anúncio nativo da plataforma. Quanto maior o valor do CPC, mais rápido o algoritmo de recomendação testará o conteúdo na rede da Taboola. Os anunciantes também podem definir limites de gastos mensais ou total da campanha, ou mesmo um limite diário. Outras definições da campanha são a data de início e fim, os países alvo, a plataforma (desktop, tablete e mobile)… todas as definições básicas, além da edição da imagem e do título que serão exibidos ao público.
Você será pago de acordo com os views e cliques em seus anúncios e poderá ter ótimos resultados, valorizando a experiência do usuário por meio da publicidade nativa! Se você ainda não trabalha com essa técnica de publicidade online contextualizada e menos invasiva, não está desfrutando de sua alta taxa de aceitação pelo público. Para saber mais sobre como os anúncios nativos da Taboola podem aumentar a sua receita, entre em contato com a gente! E se você já usa essa plataforma, que tal contar um pouco mais sobre a sua experiência aqui nos comentários?
A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.
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