Blog Premium Ads

Google Page Experience: o guia atualizado

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em Setembro de 2021 o Google completou uma atualização dos parâmetros para a Google Page Experience (ou experiência na página). 

Mas o que isso significa e como essas mudanças impactam os publishers? Confira!

Nesse post vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Como funcionam as atualizações no algoritmo de pesquisa do Google?
  • O que é Page Experience e qual sua relação com UX (User Experience)?
  • Quais são os indicadores de experiência na página que o Google considera?

Como funcionam as atualizações no algoritmo de pesquisa do Google?

Em 2003, o Google realizou a primeira atualização oficial em seu algoritmo de pesquisa, chamada de Boston Update.

Desde então, o buscador mais utilizado do mundo vem atualizando seu algoritmo de ranqueamento quase anualmente.

No entanto, ao longo do ano a empresa realiza diversas pequenas atualizações. Mas aqui estaremos falando das grandes mudanças, ou seja, das core updates.

Para os publishers, uma atualização bem significativa que o Google realizou em 2020 foi a implementação dos Core Web Vitals.

Os Core Web Vitals são um conjunto de indicadores que ajudam o publisher a entender a experiência do usuário em uma página.

Opa! Aqui chegamos em um ponto muito importante: experiência do usuário! Confira na sequência a importância de dar prioridade para a experiência do usuário na navegação do seu site.

O que é Page Experience e qual sua relação com UX (User Experience)?

 

Em suas últimas atualizações, o Google deixou claro para os publishers: a experiência do usuário (UX) se tornou um fator extremamente relevante para o ranqueamento dos sites na SERP.

Assim, se antes os publishers encontravam formas de “burlar” o algoritmo para ranquear bem, agora é preciso oferecer um conteúdo de qualidade e uma boa experiência para o usuário.

Nesse sentido, os indicadores do Core Web Vitals nos ajudam a entender o que é preciso levar em conta:

  • Velocidade de carregamento da página;
  • Tempo de resposta;
  • Estabilidade visual.

Por isso, é preciso oferecer ao usuário uma navegação que atenda a essas demandas que o Google colocou para os publishers.

Ou seja: ainda que você ofereça o melhor conteúdo e tenha a melhor resposta para as perguntas dos usuários, se você não oferecer uma boa experiência ao usuário, você não irá ranquear bem no Google.

E quem não ranqueia bem, não aparece com relevância nos resultados!

Portanto, a atualização de Page Experience engloba as métricas do Core Web Vitals e outras métricas que o Google utiliza para avaliar a experiência na página.

Assim, o Google utiliza a Page Experience para avaliar a experiência do usuário em uma página.

Quais são os indicadores de experiência na página que o Google considera?

A última atualização de Page Experience começou em Junho de 2021 e foi finalizada no início de Setembro do mesmo ano.

E, para entendermos o que o Google vem priorizando, vamos partir do que eles mesmo disseram:

Uma ótima experiência na página não substitui um conteúdo de qualidade.

No entanto, quando há várias páginas com relevância semelhante, a experiência se torna muito mais importante para a visibilidade na Pesquisa.

Portanto, ainda que sejam importantes, os indicadores abaixo são apenas uma parte do que o publisher precisa levar em conta para ranquear bem nos resultados de pesquisa do Google.

Sem mais delongas, vamos conhecer melhor esses indicadores!

Indicadores de Page Experience

Core Web Vitals
Principais métricas da Web
Aqui entram os indicadores do Core Web Vitals que mencionamos:

– Maior exibição do conteúdo (LCP): essa métrica avalia o desempenho de carregamento. Segundo o Google, para oferecer uma boa experiência, a LCP precisa ocorrer nos primeiros 2,5 segundos do carregamento;
– Latência da primeira entrada (FID): essa métrica avalia a interatividade e precisa ser menor que 100 milissegundos;
– Mudança de Layout cumulativa (CLS): por fim, essa métrica avalia a estabilidade visual da página. Para o Google, a pontuação de CLS precisa ser inferior a 0,1.
Responsividade do site
Compatibilidade com dispositivos móveis
Esse indicador leva em conta a responsividade do site para dispositivos móveis.
Sabia que fizemos um post exclusivo sobre isso? Confira: O que é site responsivo e por que isso é importante?

Como saber se o seu site é compatível com dispositivos móveis? O Google possui uma ferramenta que ajuda você nessa verificação: Teste de compatibilidade com dispositivos móveis.
HTTPS
Certificado de segurança
Esse indicador verifica se o seu site possui protocolos de segurança que garantem uma navegação segura ao usuário.

Para isso, a prioridade é possuir segurança de conexão HTTPS, que possui um certificado que comprova a identidade do site para os navegadores, como o Chrome.
Nenhum intersticial intrusivo
Elementos que atrapalham o acesso ao conteúdo
Esse indicador avalia se o usuário consegue acessar o conteúdo da página de maneira simples.
Ou seja, prioriza sites que não possuem elementos intrusivos que atrapalham a navegação e, por consequência, a experiência do usuário.

Quais elementos devo evitar na minha página?Pop-ups intrusivos que cobrem o conteúdo principal (seja quando o usuário acessa a página ou ao longo da navegação);Anúncios intersticiais intrusivos que o usuário precisa dispensar antes de começar a navegação. 

Fonte: Google.

Nesse sentido, para otimizar a experiência do usuário na sua página, observe se o seu site está seguindo os parâmetros de Page Experience que o Google implementou.

De modo geral, gostamos de recomendar que o publisher compreenda que também é um usuário.

Assim, conseguimos perceber de maneira mais clara quais elementos em uma página melhoram a navegação e a experiência, e quais fazem o contrário.

Como a Premium Ads pode te ajudar com monetização e Page Experience?

A Premium Ads é uma empresa de monetização de portais e suporte ao publisher.

 

Assim, embora nosso foco seja na monetização dos portais dos nossos clientes, oferecemos esse suporte porque entendemos que é preciso ranquear bem para obter bons resultados com a monetização.

Mas também fazemos a nossa parte: nós levamos a sério a experiência do usuário quando inserimos anúncios nos seus espaços publicitários.

Não usamos popups, interstitials intrusivos e demais formatos de publicidade que acabam com a experiência do usuário.

Nós acreditamos que a publicidade não pode ser intrusiva e, por isso, seguimos as políticas de publicidade online do Google e trabalhamos apenas com formatos aceitos pela Interactive Advertising Bureau (IAB) e pela Coalition For Better Ads.

Dessa forma, buscamos sempre pelo melhor resultado de monetização para o publisher, sempre levando em conta a experiência do usuário no site!

Nós descomplicamos todo o gerenciamento de anúncios no seu site, desde a seleção dos melhores formatos, os melhores locais na página e os melhores conteúdos.

Você fica livre para se preocupar com o seu produto que nós gerenciamos sua parte de anúncios e monetização. Vem com a Premium! 

Entre em contato com nosso time comercial para uma análise do seu portal e do seu potencial de faturamento com a mídia programática.

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Busca

Assuntos mais procurados:

LinkedIn Premium Ads

Leia também:

Mais conteúdo do nosso blog para você

Fique atualizado!

Assine nossa newsletter