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Storytelling no Marketing: qual a importância e como aplicar?

Storytelling no Marketing: qual a importância e como aplicar?

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Você já ouviu falar da prática de storytelling no marketing? Essas técnicas estão sendo cada vez mais usadas por publishers e marcas para cativar um público-alvo e transmitir uma mensagem resolutiva. 

De maneira ampla, storytelling é a prática de contar uma história utilizando diversos artifícios, como texto, imagem e som. É a forma como alguém transmite o conteúdo para o interlocutor.

Mas sua aplicação no Marketing possui algumas características especiais. Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a importância do storytelling para o Marketing e quais as melhores formas de aplicá-lo na prática!

Como fazer um bom storytelling no Marketing?

Para entendermos a importância do storytelling para o marketing, temos que entender primeiro um grande elemento do storytelling: seu objetivo. Isso mesmo! Essa prática reúne uma série de artifícios para contar uma história e cumprir um objetivo.

Além disso, como uma história se torna relevante e encantadora? Quando o contador de histórias conhece bem sua audiência. Conhecer bem quem está escutando sua história é um pré-requisito para você saber construir o conteúdo que deseja transmitir para o público-alvo.

Por isso, para um bom storytelling, é preciso conhecer a sua audiência e ter um objetivo. E esses dois fatores estão diretamente relacionados. Veja abaixo!

Conheça profundamente seu interlocutor

Quando falamos em conhecer sua audiência, não estamos falando simplesmente sobre saber quem é o seu cliente ou seu público-alvo. É conhecer a fundo as dores e necessidades dessa pessoa. Um bom storytelling conta com a resolução dessas perguntas:

  • Quais são as dores do meu interlocutor?
  • Quais são seus desejos?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quais são as suas dificuldades em atingir esses objetivos?

Saiba o objetivo do seu storytelling 

Uma vez que você conheça bem o seu interlocutor, o storytelling vai ser o modo com que você vai conectar as demandas dele com o que você tem a oferecer, seu produto, serviço ou conteúdo. Por isso é preciso ter um objetivo claro.

Como transmitir o que tenho a oferecer?

Agora que temos um ponto de partida e um local onde queremos chegar, precisamos costurar essas duas coisas. Confira algumas dicas para construir uma história cativante, transmitir a mensagem que você deseja e solucionar a dor da sua audiência com o que você tem a oferecer.

  • Início, meio e fim: Apresente o problema, discorra sobre seus impactos e apresente a solução;
  • Desenvolva bem o conflito: Apresente todos os desdobramentos de um conflito para que a solução oferecida seja a melhor alternativa diante dessa situação;
  • Não seja superficial: Seu interlocutor precisa finalizar a sua história sabendo mais do que quando começou a lê-la;
  • Desperte emoções: Não seja frio e seco na sua narrativa, entenda que seu público-alvo é composto por seres humanos recheados de emoções, use isso a seu favor!

Vale lembrar que essas dicas não são regras, mas sim recomendações. Elas podem ser aplicadas em diversas situações onde são utilizadas técnicas de storytelling para cativar e converter uma audiência.

Abaixo apresentamos algumas situações que trabalham aplicações bem diversas do storytelling no marketing. Confira!

Storytelling no Marketing: onde aplicar?

Agora que você já sabe como construir uma narrativa cativante, objetiva e resolutiva para a sua persona, vamos conhecer os principais locais do Marketing em que podemos aplicar essas técnicas.

Estruturas de conteúdo para post blog

Existem várias formas de criar conteúdo para blog. Em todas elas é possível – e altamente recomendado – criar uma jornada de leitura para que seu interlocutor seja cativado pela história que você está contando.

Quando falamos de grandes blocos de texto, estruturar o conteúdo com um encadeamento de ideias claro e objetivo faz com que o seu interlocutor seja capaz de captar com clareza a mensagem que você quer transmitir.

Outro exemplo é quando você apresenta dados para o seu leitor. É possível criar um storytelling com os dados para que nenhuma informação fique descolada. Assim, ao final da leitura, seu interlocutor consegue absorver exatamente a ideia que você deseja transmitir.

Consciência de marca

Quando falamos em consciência de marca, também conhecida como brand awareness, as técnicas de storytelling também são bem efetivas.

Nesse caso, não estamos necessariamente falando de um texto com início, meio e fim. Mas sim da história de uma marca e como ela é associada ao produto que comercializa na visão da audiência.

Quanto melhor for a consciência de uma marca no mercado, menor será sua dependência de outros elementos, como o próprio preço dos produtos. Por isso, se você possuir uma marca, invista no reconhecimento dela pelo público.

O storytelling para brand awareness não é pontual. Ou seja, é um processo a longo prazo que constrói continuamente a consciência de uma marca. É a apresentação de como seus produtos são capazes de resolver as demandas de um público-alvo.

Isso tudo feito de maneira criativa, informativa e resolutiva!

Cases de sucesso: outras pessoas podem contar sua história

Um exemplo bem conhecido de storytelling é quando seu público-alvo relata como seu produto o ajudou a resolver seu problema. Ao invés de você mesmo contar como seu produto é eficaz, quem ficou satisfeito com certeza vai passar isso para frente.

Na prática, realizamos esse tipo de storytelling o tempo todo quando recomendamos uma marca para alguém: você conta que tinha um problema, adquiriu determinado produto, serviço ou consumiu determinado conteúdo e seu problema foi resolvido!

Mas você mesmo também pode apresentar cases de sucesso da sua marca e mostrar na prática uma história real de como o seu produto ou serviço já ajudou outra pessoa ou empresa.

Como exemplo, conheça a Banda B, um dos maiores portais de notícias regionais do Brasil. 

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