preloader

Conheça os 6 melhores Plugins WordPress para otimizar as imagens do seu site

Conheça os 6 melhores Plugins WordPress para otimizar as imagens do seu site

plugin wordpress otimizar imagens
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Otimizar imagens no WordPress é muito importante para os publishers. Nunca deixe essa tarefa em segundo plano, pois o ranqueamento do seu site no Google pode ser diretamente afetado.

Quando pensamos em otimização de imagens para blogs em WordPress, o foco é SEO (Search Engine Optimization). Se você ainda não conhece essas práticas e a importância de pensar na otimização do seu site, contamos tudo que você precisa saber aqui.

Mudar o tema do WordPress prejudica o ranking no Google?

Quando as imagens estão otimizadas, as páginas carregam mais rápido e se tornam responsivas para todos os dispositivos. Isso faz parte de uma boa experiência para o usuário, um dos objetivos gerais do Google no ranqueamento de páginas na SERP.

Neste post trazemos um guia completo para você otimizar as imagens do seu site em WordPress com plugins, ferramentas online e ainda trouxemos uma dica bônus para você no final do post. Confira!

6 Plugins WordPress para otimizar imagens

Uma das maiores vantagens de otimizar imagens a partir dos plugins do próprio WordPress é a praticidade. Você consegue otimizar automaticamente as imagens que você carrega e as que já foram carregadas anteriormente na biblioteca de mídia.

Trouxemos 6 sugestões de Plugins WordPress para você escolher os que mais se adaptam a sua dinâmica e garantir que todas as imagens do seu site estejam otimizadas!

1. reSmush.it 

O reSmush.it é um dos melhores plugins WordPress para reduzir o tamanho de imagens sem perder a qualidade.

Além de otimizar as imagens automaticamente no carregamento, ele também tem a opção de otimizar imagens antigas do seu site.

Uma das poucas desvantagens deste plugin é que ele não oferece diferentes níveis de compactação e limita a otimização para downloads abaixo de 5 MB. Ainda assim é uma ferramenta poderosa para otimização de imagens.

2. TinyPNG – JPEG, PNG e WebP Image Compression

Esse plugin é dos mesmos criadores da ferramenta online TinyPNG e requer a criação de uma conta para utilização.

O plugin TinyPNG também otimiza as imagens durante o download e oferece a opção de otimizar imagens antigas.

Suas vantagens são a possibilidade de escolher os tamanhos das imagens para otimização e a definição de um tamanho máximo para seus downloads originais. Assim, o plugin redimensiona apenas imagens que excedam o tamanho configurado.

3. Media File Renamer

Esse plugin renomeia de maneira simples o título das mídias, um fator de grande importância para otimização SEO de imagens.

Você pode realizar as alterações manuais ou deixar que plugin faça isso por você. Na opção automática, ele renomeia os arquivos de mídia com base nos títulos das matérias.

Sua grande vantagem é a alteração automática dos links das mídias já existentes no seu site. Assim, você precisa escolher somente o novo nome que elas vão receber.

No site oficial do plugin, você encontra um tutorial com todas as features da ferramenta.

4. Just Responsive Images

Esse plugin dá ao publisher controle sobre a responsividade das imagens.

Com a atualização Mobilegeddon do Google em 2015, apresentar imagens apropriadamente em todos os dispositivos tornou- se mais importante do que nunca.

Esse plugin oferece um controle fácil e dinâmico da customização do atributo srcset para cada dimensão de imagem. 

A documentação completa do plugin você encontra na página oficial do Just Responsive Images.

5. SEO Friendly Images

Além do tamanho e da responsividade das imagens, a otimização SEO também requer cuidados com os atributos ALT e TITLE de uma imagem.

O atributo ALT é uma breve descrição da imagem para o Google. Este é um fator relevante para o ranqueamento na busca por imagens, pois o Google consegue compreender o que aquela imagem está exibindo para o usuário.

Já o atributo TITLE é o título da imagem que será mostrado para o usuários, melhorando a compreensão da ilustração.

O plugin SEO Friendly Images otimiza os atributos ALT e TITLE das imagens, melhorando consideravelmente o ranqueamento nas buscas por imagens nos motores de busca.

6. Imagify Image Optimizer

Por fim, o plugin Imagify possui uma interface atraente e intuitiva. Sua principal funcionalidade é a compressão de imagens mantendo a qualidade visual.

Ele também oferece os níveis de compressão agressivo e ultra, que alteram um pouco a qualidade da imagem, mas reduzem consideravelmente o tamanho em kB do arquivo.

Você pode experimentar a ferramenta de maneira gratuita, mas para utilização contínua é preciso adquirir um dos planos pagos. Você encontra todos os valores no site oficial do Imagify.

Confira os 5 melhores Plugins WordPress para SEO

Bônus: os anúncios impactam a velocidade de carregamento dos sites?

A resposta simples e direta é: sim! Mas isso não significa que anúncios são ruins para sites. De modo geral, qualquer elemento que você adicione a uma página vai impactar sua velocidade de carregamento.

Por exemplo, uma página sem imagens possui uma velocidade de carregamento menor do que uma página com imagens, certo? Mas nenhum publisher cria páginas sem imagens pois sabe a importância do conteúdo visual para a experiência da audiência.

O mesmo ocorre com os anúncios. Anúncios são uma parte fundamental do funcionamento da internet. Eles possibilitam que diversos sites possam continuar financiando suas atividades, produzindo notícias e conteúdo relevante para seu público.

Por isso, o que deve ser levado em conta é a otimização dos anúncios de maneira que eles ofereçam:

  • A melhor experiência ao usuário;
  • A melhor receita em monetização para o publisher; e 
  • O menor impacto possível na velocidade de carregamento do site.

A Premium Ads entrega a melhor solução em anúncios para o publisher!

A Premium Ads sempre leva em conta os três fatores acima quando faz a gestão dos anúncios nos sites dos publishers parceiros. 

Levamos a sério o compromisso com a experiência da audiência, ao mesmo tempo que oferecemos as melhores soluções em monetização para os publishers.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP e muito mais. 

Entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento – tudo isso sem compromisso!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Premium e do mercado de mídia programática!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin