A plataforma de gerenciamento de redes de anúncios Ad Manager, do Google, lançou em 2021 uma nova ferramenta: o Audience Explorer. Essa funcionalidade promete ajudar o publisher e as marcas a entenderem melhor os dados dos usuários.
Acompanhe este post para saber como se beneficiar dos insights do Audience Explorer e aumentar o valor dos dados primários (first-party data) da sua audiência!
As novas funcionalidades do Google Ad Manager possibilitam ao publisher analisar os segmentos primários de sua audiência na própria plataforma, desenvolver narrativas e análises sobre esses dados e otimizar estratégias de monetização.
O Audience Explorer é uma funcionalidade disponível para os publishers que utilizam a versão premium do Google Ad Manager e que possuem acesso às Audience Solutions (soluções em audiência) da plataforma.
Para acessar o Scorecard basta o publisher navegar até a parte de Audience Solutions no Ad Manager, clicar no título de um segmento de público e abrir o novo painel do Audience Explorer.
No topo desse painel fica o Scorecard, que oferece uma visualização de forma rápida das informações de segmento de uma determinada audiência num período de tempo. Algumas métricas importantes que esse painel oferece são o total de identificadores únicos e o total de impressões de anúncios.
Por que é importante? Com a visão geral do scorecard, o usuário do Ad Manager consegue ver rapidamente quais segmentos oferecem uma escala suficiente para projetos em andamento e projetos futuros.
Na aba do Audience Explorer (ou Explorador de Audiência), o publisher consegue visualizar informações detalhadas sobre os segmentos. A ferramenta oferece insight cards com diferentes métricas sobre a audiência, como:
Por que é importante? Com os insights detalhados, o publisher pode otimizar o desempenho dos segmentos de público-alvo e conhecer melhor o comportamento da sua audiência.
Outro insight poderoso que o Audience Explorer oferece é a comparação de segmentos, onde é possível explorar os dados de dois segmentos primários lado a lado nos insight cards. Para utilizá-lo, basta selecionar um segmento na própria aba do Audience Explorer (conforme indicado na figura).
Por que é importante? O publisher consegue entender como segmentos diferentes se comportam comparativamente em relação a uma determinada campanha.
A sobreposição de segmentos pode ser encontrada na aba “segment overlaps” e oferece um insight muito interessante: compara o segmento primário escolhido com os outros e mostra o quão distinto cada segmento de público é. É possível explorar as métricas de:
Por que é importante? O publisher consegue ter uma visão mais clara dos possíveis alcances únicos ao agrupar diversos segmentos para os anunciantes.
As novas funcionalidades do Google Ad Manager possibilitam agregar mais valor aos dados primários da sua audiência, otimizando ainda mais as estratégias de monetização.
A Premium Ads é uma empresa de excelência no gerenciamento de mídia programática e no suporte ao publisher, com um time de especialistas em monetização.
Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP e muito mais. Entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento.
Assine nossa newsletter para receber novidades, informações e acesso a conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.