A produção de conteúdo não é apenas sentar e escrever um texto! Além de o conteúdo não ser necessariamente textual, existem algumas etapas que precisam ser seguidas para a criação de um conteúdo informativo, de qualidade e assertivo para a sua audiência.
Para saber mais sobre os tipos de conteúdo que você pode criar, confira os 10 tipos de conteúdo para um blog completo que reunimos para você!
Veja abaixo quais são as etapas da produção de conteúdo e quais as ferramentas que indicamos para te auxiliar nesse processo. No final do post deixamos um mapa mental para você fazer download gratuito e colocar em prática uma produção de conteúdo estratégica e assertiva para o seu público.
Conteúdo não é só texto e produção de conteúdo não é somente sentar e escrever! Independente do conteúdo que você produza, seja um post blog, um infográfico ou até mesmo uma entrevista, existem algumas etapas que garantem um conteúdo de qualidade e interessante para o seu leitor.
A primeira etapa de qualquer produção e conteúdo é o planejamento. Como construir um texto sem saber exatamente sobre o que se quer falar, como quer falar e – o mais importante – para quem vai falar? Essas são 3 perguntas que você deve sempre fazer antes de começar a criar qualquer tipo de conteúdo.
Para saber exatamente quem é o interlocutor dessa conversa, é preciso definir muito bem uma persona. Ou seja, uma pessoa que represente de forma ideal o público que você deseja atingir com seu material.
Depois que você definiu sua persona e qual conteúdo pretende abordar, é hora de colocar a mão na massa. É só na segunda etapa que você inicia a criação efetiva do material textual ou gráfico.
Nessa etapa, tome o tempo necessário (e possível) para elaborar um conteúdo de qualidade, além de sempre manter o foco no tema escolhido e construir um material que dialogue com a sua persona.
Se a sua audiência é jovem, escreva um texto que seja de fácil compreensão e que cative um público que está acostumado com uma determinada forma de comunicação. O conteúdo precisa ser escrito na linguagem da sua persona!
Depois que você finaliza o seu conteúdo, é hora de revisar. Essa etapa é muito importante, principalmente porque depois que terminamos de elaborar um material podemos estar cansados e deixar passar algumas coisas que deveriam ser corrigidas.
Agora que você já conhece as etapas da produção de conteúdo, confira dicas e ferramentas essenciais para tornar esse processo mais simples e produtivo!
A plataforma Answer The Public, como o próprio nome já diz, auxilia o produtor de conteúdo a “responder o que o público quer saber”. Você pode digitar um termo importante para o seu segmento e verificar o que as pessoas de determinada região estão perguntando no Google sobre ele.
Além disso, a plataforma também gera combinações desse termo com outros para que você possa criar uma palavra-chave assertiva para a sua audiência.
O próprio Google oferece uma ferramenta para acompanhar o volume de buscas de uma determinada palavra-chave ao longo de um período. No Google Trends você pode especificar o país, o tipo de pesquisa, o intervalo de tempo e ainda especificar alguma categoria específica de interesse.
Combinando as ferramentas Answer The Public e Google Trends, você já consegue ter um panorama do interesse do seu público por determinado tema.
Uma dica para verificar boas palavras-chave é conferir as buscas relacionadas que o Google mostra no final da SERP. Você pode especificar ainda mais a sua abordagem sobre determinado assunto e atingir um público mais assertivo.
A escolha da palavra-chave é talvez uma das etapas mais importantes do processo de criação de conteúdo, pois você construirá todo o seu material em torno dela. Confira algumas dicas para não errar na escolha:
Agora que você já definiu a sua palavra-chave e sabe sobre o que vai falar, vamos ver como e onde produzir o seu conteúdo.
Essa etapa é muito importante porque cada tipo de conteúdo pode ser elaborado em uma plataforma específica e essa escolha pode te ajudar muito em termos de praticidade e produtividade.
Se o seu conteúdo for um texto, o Google Docs é uma das melhores ferramentas para se utilizar. Ele possui quase todas as funcionalidades do já conhecido Microsoft Word e conta com outras features que facilitam o trabalho, principalmente se você tem uma equipe.
Se o seu conteúdo pede edições de imagem ou elaborações personalizadas, o Canva oferece uma gama de elementos e funcionalidades para deixar imagens simples com um visual profissional.
Algumas pessoas não dominam ferramentas poderosas como o Photoshop, razão pela qual o Canva é uma das ferramentas mais utilizadas para edição de imagem: sua praticidade e facilidade de uso.
Outra ferramenta poderosa é o Miro, ainda mais se o seu conteúdo for um infográfico ou fluxograma. Essa plataforma gratuita possui inúmeros elementos que você pode utilizar para construir do zero o material gráfico que deseja, além de ser 100% personalizável.
Além disso, é outra ferramenta aliada das equipes colaborativas, pois permite que diversas pessoas interajam e construam coletivamente uma peça. Vale a pena conferir!
Uma ferramenta que parece simples, mas cumpre um papel muito importante na elaboração de conteúdo textual é o dicionário de sinônimos. Quando escrevemos um texto extenso sobre o mesmo tema, podemos acabar repetindo muitas vezes uma palavra, o que gera uma má experiência de leitura para a sua audiência.
Com o dicionário de sinônimos você consegue encontrar palavras similares para termos repetidos e construir um texto dinâmico e fácil de ler. Pense sempre na experiência de quem vai consumir o seu conteúdo!
Agora que você finalizou o seu conteúdo, é hora de revisá-lo! Para isso, existem algumas ferramentas para revisão e avaliação textual, e também vamos trazer algumas dicas para garantir que o seu conteúdo está pronto para publicação.
A Readability Calculator analisa o seu texto, mostra as estatísticas de palavras utilizadas e como as frases estão distribuídas pelo texto. Basta inserir o texto no campo indicado ou colocar a URL na ferramenta.
Essa ferramenta em conjunto com o dicionário de sinônimos auxiliam você na finalização perfeita da sua redação.
A ferramenta Headline Analyzer é em inglês, mas grande parte das suas funcionalidades podem ser utilizadas para termos em português. Com ela você verifica se o título escolhido para seu conteúdo é chamativo, assertivo e interessante para o usuário.
Criar um bom título é uma das partes importantes para ranquear bem o seu conteúdo no Google. Para saber mais sobre isso, confira 5 dicas de SEO para aumentar seu tráfego e monetizar mais.
Além de utilizar ferramentas apropriadas, confira algumas dicas para garantir que o seu conteúdo não possui erros, tem uma boa legibilidade e está pronto para publicação:
Para você não se perder com todas as dicas e informações que trouxemos, faça o download gratuito do mapa mental das etapas e ferramentas essenciais para uma produção de conteúdo de sucesso.
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