Jornada do cliente e Marketing de Conteúdo: como funciona?

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Você sabe como funciona o Marketing de Conteúdo na Jornada do Cliente?

Para os publishers, essa é uma das formas de se relacionar com as etapas da Jornada do Cliente. Como garantir sucesso nessa jornada?

Mas primeiro… O que é Jornada do Cliente? A Rock Content, maior rede de produção de conteúdo sobre Marketing de Conteúdo, nos ajuda a entender! Eles produziram um material muito completo que vale a pena ler! Mas para te ajudar, separemos nesse post os principais elementos sobre a Jornada do Cliente que você precisa saber.

O que é Jornada do Cliente?

A Jornada do Cliente é todo o processo pelo qual seu cliente passa na sua empresa ou site, desde quando entra em contato com seu conteúdo e durante todo o caminho até a compra e o pós-venda.

Pensar a Jornada do Cliente é levar em consideração cada etapa dessa relação e entender o que é preciso desenvolver e priorizar para levá-lo à próxima etapa da jornada. A Jornada do Cliente conta a história do seu cliente com a sua empresa e o seu site! E queremos sempre que essa história seja de sucesso, certo? Vejamos então quais são as etapas desse processo.

Quais são as etapas da Jornada do Cliente?

Como o nome é Jornada do Cliente, essa é uma jornada do ponto de vista do cliente!

Essa jornada não é estática, ou seja, ela depende do seu tipo de cliente e do tipo da sua empresa.

Se pensarmos essa jornada a partir de uma estratégia de marketing de conteúdo, precisamos focar em quatro etapas:

  1. Descoberta;
  2. Considerar a solução;
  3. Decidir comprar;
  4. Fidelização.

Vamos ver como funciona cada etapa?

  1. Descoberta

Aqui, seu cliente tem uma dúvida ou uma curiosidade, mas ainda não sabe exatamente qual é o problema.

Para tentar solucionar essa “dor”, ele digita uma “palavra-chave” em um mecanismo de busca, como o Google.

É importante pensar nessa etapa porque antes de oferecer uma solução, você precisa “decifrar” o problema do seu cliente. 

Nem sempre o termo que ele encontrou para definir o seu problema é a melhor forma de descrever o problema em si.

Por isso, o publisher precisa estar atento às palavras-chave mais buscadas relacionadas ao problema que ele está disposto a solucionar.

O que fazer nessa etapa? Você pode criar um conteúdo relevante para mostrar ao cliente qual a solução que você oferece para determinada dor.

Nessa etapa da jornada, ainda não é a hora de falar sobre a sua empresa, pois o cliente ainda está elaborando qual problema ele tem em mãos!

  1. Considerar a solução

Nesse momento, o seu cliente em potencial passa a entender melhor seu problema e deseja encontrar um conteúdo mais específico para solucioná-lo.

Para oferecer soluções mais específicas para o problema dele, você pode oferecer formas de conteúdo mais elaboradas que consigam atingir todas as especificidades do problema.

Você pode criar e-books, webinars e outros conteúdos mais específicos para guiar o seu cliente à solução ideal.

Nesse momento, você pode falar da sua empresa ou do seu produto, mas lembre-se que o cliente ainda está pensando em como encontrar a melhor forma de resolver o problema.

  1. Decidir comprar

Nessa etapa da jornada, o seu cliente em potencial já sabe definir qual é o problema e qual a melhor forma de solucioná-lo.

Agora, ele passa a considerar as opções que ele encontra para resolver.

Ou seja, ele não está mais buscando como resolver o problema, agora ele está buscando qual opção ele vai escolher para resolvê-lo, pois ele já sabe como.

O que você pode fazer para atingir um potencial cliente que está nessa etapa da sua jornada? Principalmente apresentar conteúdo que demonstre e efetividade do seu produto em resolver aquele problema.

Agora é o momento de apresentar seu produto, como ele funciona, porque ele é a melhor opção e quais vantagens o cliente tem ao escolher a sua opção para resolver o problema dele.

Essa é a etapa em que o cliente realiza a compra do produto ou serviço, agora que ele já está “educado”.

Ou seja, ele já sabe qual é sua dor, sabe como resolvê-la e encontrou a melhor opção para isso!

Mas a jornada do cliente não acaba aqui…

  1. Fidelização

Nesse momento, ele já criou uma relação com a sua empresa e é hora de você fidelizá-lo nutrindo essa relação.

Como você já tem os dados de contato dele e já soube qual produto/serviço foi uma ótima opção para resolver um problema dele, você pode usar esses dados para oferecer outros conteúdos após a compra.

Seu site está adequado à LGPD? Confira como proteger os dados dos seus clientes!

A partir de agora, você tem a confiança do cliente e precisa fidelizá-lo.

Dessa forma, a sua empresa se torna uma referência para este cliente resolver os seus problemas, mesmo que ele volte a não saber exatamente como definir sua dor: você já resolveu um problema dele!

Por que a Jornada do Cliente é importante?

Como você pode perceber, as pessoas que chegam ao seu site podem estar em estágios diferentes da jornada.

Por isso, é importante possuir conteúdo para se relacionar com o cliente em todas as etapas, desde o momento em que ele ainda não sabe exatamente o que busca até o momento em que ele já sabe o que precisa e está avaliando opções no mercado.

Portanto, pensar a jornada do cliente é entender – do ponto de vista do cliente – como ele elabora seu problema, como ele busca soluções e como ele toma a decisão de resolvê-lo.

Qual a relação da Jornada do Cliente com o Funil de Vendas?

Se você achou a Jornada do Cliente parecida com as etapas do Funil de Vendas, não é mera coincidência, pois a Jornada do Cliente é um processo importante para construir o funil de vendas da sua empresa.

A diferença entre os dois é simples: A jornada do cliente é um processo do ponto de vista do cliente, enquanto que o Funil de Vendas é um processo do ponto de vista da empresa.

Veja as etapas do Funil de Vendas:

  1. Atração: onde a empresa traz potenciais clientes para seu site ao oferecer conteúdo relevante;
  2. Conversão: onde a empresa transforma um visitante em um lead (contato de relacionamento);
  3. Venda: onde a empresa converte o prospecto em cliente;
  4. Encantamento: onde a empresa cria formas para se relacionar com o cliente após a venda, fidelizando o cliente.

Assim, para construir um Funil de Vendas para a sua empresa e orientar sua equipe na produção de conteúdo e em como oferecer suporte ao cliente, é preciso entender a Jornada do Cliente!

Como utilizar a Jornada do Cliente a seu favor!

Entender a jornada do cliente é fundamental para oferecer conteúdo relevante para cada etapa em que o cliente se encontra.

Assim, para aumentar o tráfego no seu site, você precisa entender como estar presente desde o momento em que o usuário ainda está elaborando o seu problema até o momento ele que ele já está buscando por soluções.

Quando você entende o que cada um está buscando nos mecanismos de busca e elabora formas de oferecer soluções em cada etapa, seu tráfego aumenta e você pode aumentar seus rendimentos a partir disso.

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