O que é RTB ou Real-time bidding?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit

Leia mais:

Muitas pessoas acham que RTB (real-time bidding) e programática são a mesma coisa, mas são coisas diferentes!

Utilizamos programática como um termo guarda-chuva para se referir à tecnologia de automatização do processo decisório de compra de anúncios para uma determinada audiência.

Mas então, o que é RTB? E como ele funciona na mídia programática? 

No post de hoje vamos decifrar essa sopa de letrinhas e deixar você antenado sobre as possibilidades do RTB. Confira!

O que é RTB ou Real-time Bidding?

Real-time Bidding (RTB), segundo esse artigo da Rock Content, é uma forma de leilão para compra e venda de impressões de anúncios em milissegundos, por isso dizemos que é um leilão em tempo real.

Para não confundir RTB com mídia programática: RTB é um recurso da mídia programática onde a impressão é comprada e vendida através de um leilão.

Quais são as plataformas envolvidas no RTB?

Para entender a mídia programática, é preciso saber quais são as plataformas envolvidas nesse processo de leilão em tempo real (RTB).

  • Supply-side Platform (SSP);
  • Demand-side Platform (DSP);
  • Ad Exchange.

Veja o que cada uma significa:

Supply-side Platform (SSP)

As SSPs são plataformas que ajudam publishers a monetizar seus sites, pois é onde os publishers disponibilizam seus inventários de espaços publicitários.

Ainda, na SSP o publisher também pode controlar alguns elementos para maximizar seus ganhos, como: preço mínimo de venda, regras para determinadas categorias de anúncios, tipos de anúncio, etc.

Demand-side Platform (DSP)

Uma DSP é a plataforma que trabalha do outro lado, com os anunciantes. Portanto, as marcas que querem promover seus produtos e serviços usam as DSPs para montar suas campanhas publicitárias.

Na DSP, o anunciante também pode controlar alguns termos, como a oferta máxima que está disposto a fazer por um espaço publicitário, público-alvo e objetivos da campanha.

DSPs são utilizadas pelos anunciantes para comprar impressões de anúncios pelo processo de compra e venda de maneira eficiente; 

Já as SSPs são feitas para os publishers atuarem do lado oposto: maximizando o rendimento do seu inventário.

Ad Exchange

O processo de Ad Exchange é o que possibilita que esses dois lados da moeda (DSPs e SSPs) se conectem de maneira eficiente. Para isso, é uma plataforma neutra e autônoma que viabiliza o processo de compra e venda por meio de leilões em tempo real

Na prática, Ad Exchanges funcionam de modo similar a bolsas de valores!

Agora que já sabemos quais são os jogadores envolvidos no processo de compra e venda e anúncios da mídia programática, vamos entender como funciona o processo de leilão em tempo real (RTB).

Como funciona o RTB?

Veja como funciona o processo de RTB na prática:
  1. Quando um usuário visita um site, uma solicitação de oferta é enviada a uma SSP que notifica uma impressão disponível para compra;
  2. As informações enviadas podem conter dados do usuários, como demografia, informações de sua localização, tipo de dispositivo, entre outros;
  3. A SSP envia, então, uma solicitação de oferta para a Ad Exchange;
  4. Na sequência, a DSP avalia a oferta e compara com os parâmetros-alvo dos seus anunciantes. Os parâmetros-alvo podem ser diversos, como demografia, intenção de compra do usuário, interesses gerais, gênero, entre muitos outros;
  5. Um sistema complexo de algoritmos determina um lance (bid) pela impressão que está sendo ofertada para cada anunciante com uma campanha correspondente;
  6. Então, a DSP retorna um lance resposta (bid response) para a Ad Exchange;
  7. Por fim, a Ad Exchange que está coordenando o leilão compara os lances (bids) enviados pela DSP e outros compradores interessados;
  8. O anunciante que vence o leilão tem seu anúncio veiculado no site do publisher.

Mas o que torna esse processo “real-time” ou “em tempo real”? Bom, todas essas etapas acontecem num tempo de 0,1 segundo (100 milissegundos)!

No instante em que o usuário entra na página do publisher, o leilão acontece! Veja abaixo uma ilustração do processo de RTB:

Quais as vantagens do Real-time Bidding (RTB)?

Agora que você já conhece como funciona a mídia programática e seu processo de real-time bidding, veja as vantagens para o publisher desta forma de monetizar seu site.

Processo automatizado

Os espaços publicitários são ofertados de forma automatizada e em tempo real, de modo que todo o processo não depende de nenhuma transação manual.

Maior lucro para o publisher

O inventário do publisher é disponibilizado para todo um mercado de anunciantes, onde a Ad Exchange garante a maximização do valor de cada impressão.

Como você pode ver, a mídia programática também é uma forma de maximizar os ganhos dos publishers!

Ou seja, o publisher produz um conteúdo incrível e pode lucrar muito em cima disso.

Mas se você achou esse processo complicado, não se preocupe. Você pode maximizar sua renda com mídia programática sem precisar investir tempo no processo.

A Premium Ads descomplica a mídia programática para você!

A Premium Ads é uma empresa certificada como Google Publishing Partner e Prebid Verified Partner que dá suporte ao publisher.

Nosso objetivo é descomplicar a mídia programática para os publishers e rentabilizar o conteúdo dos nossos parceiros.

Ou seja, você produz um conteúdo incrível e nós maximizamos sua renda!

Temos uma equipe de especialistas que oferecem ao publisher o que há de melhor em mídia programática, sempre zelando pela integridade do site e pela experiência do usuário.

Conheça as soluções da Premium Ads!

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais.

Entre em contato com o nosso time comercial para uma análise de seu portal e descubra o seu potencial de faturamento.

Newsletter PremiumAds

Assine nossa newsletter para receber novidades, informações e acesso a conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.