Se você usa o Google Analytics para acompanhar as visitas do seu site, já se deparou com as métricas de pageviews e número de visitantes.
Mas você sabe o que elas realmente significam e qual a importância delas para quem quer monetizar?
Confira esse post que fizemos com tudo que você precisa saber sobre as métricas Pageviews e número de visitantes do Google Analytics e como usá-las ao seu favor!
Pageviews é o número de páginas de um site que foram visitadas em um determinado período.
O valor exibido contabiliza, inclusive, páginas repetidas. Ou seja, é uma contabilização geral de todas as páginas que foram visitadas no período que você especificar.
Você pode visualizar as Pageviews (visualizações de página) gerais no seu site ou selecionar uma página específica e ver quantas vezes ela foi visualizada no período.
Ainda, uma mesma página pode ser visualizada diversas vezes durante uma mesma sessão e um mesmo visitante pode gerar um grande número de visualizações de páginas.
As visualizações de páginas únicas, por sua vez, são exibidas ao lado das visualizações gerais de páginas.
Assim, combinando essas duas métricas, você já consegue ter uma ideia do comportamento dos usuários no seu site.
Mas não confunda! Essa métrica não diz, por exemplo, quantas páginas foram visualizadas, em média, por sessão. Veremos essas métricas na sequência.
E é sempre bom lembrar: uma boa análise de desempenho do seu site deve levar em conta diversas métricas, cada uma com a sua importância dependendo do que você deseja saber.
Antigamente, existia no Google Analytics uma métrica chamada “visitantes”, mas hoje, para encontrar essa informação, você deve buscar a métrica de “usuários”.
Essa informação você encontra na página inicial do Google Analytics e se refere ao número de pessoas que visitaram o seu site pelo menos uma vez no período definido.
E como o Google Analytics faz para contabilizar os usuários diferenciando quem é usuário novo e quem está retornando?
Esse processo ocorre por meio dos Cookies armazenados no navegador do usuário. Por isso, tenha cautela ao analisar essa métrica.
Pois se um usuário costuma excluir os cookies do seu navegador, ele poderá ser contato diversas vezes como usuário novo.
Embora essa não seja uma prática comum, saber disso nos faz olhar de forma atenta para os resultados apresentados pelo Google Analytics.
Bom, se você já monetiza o seu site a partir de anúncios, sabe que quanto maior for o tráfego de pessoas dentro do seu site, maior a chance de alguém clicar em um anúncio e você monetizar.
Por isso, essas métricas ajudam você a observar como se comporta o tráfego do seu site, inclusive observando possíveis flutuações em determinados períodos.
Se você deseja aumentar o seu tráfego orgânico para monetizar mais, confira o post que fizemos com 5 dicas para aumentar seu tráfego e monetizar mais.
Agora que você já conhece a importância das métricas Pageviews e Visitantes, você pode lucrar ainda mais com a monetização do seu site.
Conheça as soluções em mídia programática da Premium Ads!
Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais.
Entre em contato com o nosso time comercial para uma análise de seu portal e descubra o seu potencial de faturamento!
Assine nossa newsletter para receber novidades, informações e acesso a conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.