UX Writing: 5 dicas para melhorar a experiência da audiência do seu site!

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Você já ouviu falar em UX Writing? Esta habilidade vem sendo cada vez mais necessária para a atração, conversão, qualificação e retenção de clientes.

Confira este post que preparamos com o que vocẽ precisa saber sobre UX, UX Writing e quais as principais dicas para você aplicar no seu negócio. 

Vem com a gente!

Primeiramente, o que é UX e por que isso é tão importante?

O termo UX já é bem conhecido no mundo do Marketing Digital, ele significa user experience ou experiência do usuário.

Especialmente para quem trabalha com o tráfego orgânico a partir do Google, priorizar a experiência do usuário é uma das peças-chave do sucesso!

Nos últimos anos, o algoritmo do Google passou a valorizar muito mais a experiência do usuário dentro de um site como uma das muitas variáveis para ranquear um site na SERP (página de resultados do Google).

Assim, focar em UX é focar no usuário da sua plataforma, ou seja, em como ele se sente, se ele têm suas demandas atendidas, se ele toma um tempo dentro do seu site… Ou seja, se ele tem uma boa experiência!

Não somente em termos de conteúdo, mas também de forma. É preciso entregar ao cliente o que ele está buscando no Google, mas entregar isso de forma qualificada.

Anúncios podem atrapalhar a experiência do usuário (UX)?

Quando falamos em experiência do usuário, uma das perguntas que sempre surgem é em relação aos anúncios na plataforma.

Os anúncios prejudicam a experiência do usuário no meu site? A resposta é não! 

Mas é preciso ter cautela e planejar seus espaços de anúncios, formatos, conteúdos e até as cores pensando também na experiência do usuário!

Na Premium Ads fazemos este trabalho de planejar seu espaço de anúncios de forma que ele esteja totalmente integrado à experiência do usuário no seu site.

Assim, nosso algoritmo sabe exatamente onde ficam os melhores locais da página para anunciar. E também seleciona os formatos ideais para que os anúncios não prejudiquem a experiência do usuário! Isso é mídia programática!

Nós cuidamos dos seus anúncios priorizando sua monetização e a experiência dos usuários

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Mas lembre-se: a experiência do usuário engloba diversos fatores dentro de um site!

Confira agora o que mais você pode levar em conta para que a sua audiência tenha uma ótima experiência dentro do seu portal.

UX Writing: o que é? E qual é a importância para a minha audiência?

O UX Writing é a experiência do usuário criada a partir da escrita. No entanto, esta habilidade vai muito além de um modo de escrita, está diretamente relacionada a outras áreas estratégicas, como a UI (User Interface ou Interface do Usuário).

Dessa forma, podemos pensar UX Writing como um modelo de escrita que prioriza a experiência do usuário em uma plataforma digital.

Qualquer texto criado para uma plataforma digital é uma forma de comunicação com o usuário. Seja para  atração,  conversão,  qualificação ou  retenção do lead.

Mas, para isso, a linguagem utilizada precisa ser capaz de passar uma mensagem clara e objetiva ao usuário, pois será a partir dessas mensagens que você conduzirá o usuário pela jornada do cliente dentro da sua plataforma.

No entanto, quando estamos falando de uma plataforma digital – principalmente as que são mobile friendly, devemos nos atentar a algumas limitações, como as restrições de espaço na tela.

Nesse momento entra a importância da UX Writing, pois é ela quem une a redação estratégica com a interface da plataforma, tendo como objetivo sempre a melhor experiência do usuário.

A Rock Content traz diversas dicas para você pensar sua UX Writing, confira as 5 melhores para aplicar no seu negócio!

5 dicas para melhorar sua redação web com UX Writing

Jornada do Cliente

A jornada do cliente é um dos pontos essenciais no UX Writing. Você precisa entender até onde os usuários estão indo dentro da sua plataforma e onde eles estão parando e abandonando a plataforma.

Lembre-se! Uma coisa é a jornada do cliente que nós preparamos para ser seguida e outra coisa – geralmente muito diferente – é a jornada que o cliente efetivamente faz.

Por exemplo, quando você analisa os dados do seu site, você pode descobrir que a grande maioria dos usuários faz o cadastro na sua plataforma, mas não acessam ela após esta etapa.

Com isso, você pode verificar se o caminho para o Login na plataforma é tão intuitivo como o caminho para a criação do cadastro do usuário.

Mensagens claras e objetivas

A dica da jornada do cliente nos leva para uma outra dica muito valiosa: UX Writing é sobre o outro, não é sobre você!

Ou seja, por mais que você goste de escrever de uma determinada forma ou que você ache que determinada ideia fica mais bonita ou evidente de um jeito, você sempre deverá pensar em como o usuário irá compreender aquela mensagem.

Por isso, a recomendação é escrever sempre de forma clara e objetiva, sem palavras rebuscadas ou com um vocabulário excessivamente formal.

Teste o seu conteúdo

Você sabia que toda vez que algum instituto elabora um questionário, este instrumento de coleta de dados passa pelo que chamamos de “pré-teste”?

Assim, os institutos de pesquisa conseguem garantir que os respondentes entendam o que as perguntas realmente querem abordar. Somente a partir do pré-teste, portanto, é que se elabora o questionário final.

Esta etapa também é importante no processo de UX Writing, justamente para garantir que você escreveu um conteúdo que o usuário consegue compreender.

Ainda, ao cumprir com esta etapa você reduz possíveis problemas como no exemplo acima, onde o usuário tem facilidade de encontrar o espaço para Cadastro, mas não possui a mesma facilidade para encontrar o espaço para Login.

Guia de escrita

Um guia de escrita é um instrumento importante que reúne informações como:

  • Particularidades do usuário;
  • Jornada do cliente;
  • Tom de voz da empresa;
  • Vocabulário adequado;
  • Estratégia de comunicação textual.

Essas informações são importantes para auxiliar o redator na criação de conteúdo que prioriza a experiência do usuário.

Lembre-se: qualquer mensagem ou conteúdo não é um elemento isolado em uma página. Ele está sempre relacionado aos objetivos da empresa, à jornada do cliente e às particularidades do usuário.

Sem informação não há conteúdo estratégico!

O que queremos dizer com isso? Vejamos, você não está produzindo conteúdo para uma pessoa genérica, você está produzindo conteúdo para uma persona específica.

Quando falamos que UX Writing prioriza a compreensão do outro – no caso, o usuário -, também estamos falando dessa persona, que não é nada genérica!

Por isso, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo. Assim você pode tomar decisões estratégicas na hora de construir um conteúdo que dialogue com o usuário a partir de uma plataforma digital.

Veja algumas perguntas para as quais você deve ter uma resposta na hora de elaborar conteúdo:

  • Qual a faixa etária do meu público?
  • Qual a escolaridade do meu público?
  • Por qual plataforma os usuários costumam acessar meu site? Mobile?
  • Qual o tempo médio dos usuários em cada página?
  • Como os usuários se comportam dentro da minha plataforma?

Essas informações são muito importantes para você criar conteúdo estratégico dentro da sua plataforma, mas não são as únicas.

É preciso ter em mente seu modelo de negócio para saber quais perguntas e respostas você precisa construir na hora de criar um conteúdo estratégico.

Dica: muitas dessas informações sobre o seu site são facilmente encontradas no Google Analytics, uma ferramenta essencial do próprio Google para o Marketing Digital!

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Agora que você já conhece algumas dicas essenciais de UX Writing para melhorar a atração, conversão e retenção de clientes, conheça também as soluções em mídia programática da Premium Ads.

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