Monetizar o máximo possível com seu site é o desejo de todo publisher. Por isso, às vezes é frustrante perceber que o CPM pago aqui no Brasil é tão baixo se comparado a países desenvolvidos como os Estados Unidos. Se você nunca fez essa comparação, deixe-me mostrar a você: se o CPM progtramático para sites generalistas no Brasil giram em torno de US$ 0,25 a US$ 0,35, em países com tier 1 esse valor é acima de um dólar! Mas afinal de contas, o que são tiers e por que essa diferença tão grande? É o que vamos explicar neste artigo.
Vamos começar por esse princípio: quanto mais desenvolvido é um mercado, mais as empresas investem em marketing – já que elas têm lucros maiores e acabam conseguindo pagar mais pelos anúncios. Para mensurar esse desenvolvimento de cada mercado usamos as tiers, ou, traduzindo, os níveis. O Brasil, por exemplo, está no nível 2, enquanto os EUA estão no nível 1. Existem ainda países de nível 3 e 4 – quanto maior o número, menos desenvolvido o mercado e menor o CPM pago. Essa classificação leva em conta fatores como a economia local, o investimento em marketing, o tráfego, e, é claro, o poder de compra dos clientes que vão consumir o produto dos anunciantes. Abaixo você pode ver uma tabela com todos os países que fazem parte de cada nível:
Tier 1 | Tier 2 | Tier 3 |
Austrália
Áustria Bélgica Canadá Dinamarca Finlândia França Alemanha Irlanda Itália Luxemburgo Países Baixos Nova Zelândia Noruega Espanha Suécia Suíça Reino Unido Estados Unidos da America |
Austrália
Andorra Argentina Bahamas Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Brasil Brunei Bulgária Chile China Colômbia Costa Rica Croácia Chipre República Checa República Dominicana Equador Egito Estônia Fiji Grécia Guiana Hong Kong Hungria Islândia Indonésia Israel Japão Cazaquistão Letônia Lituânia Macau Malásia Malta México Montenegro Marrocos Nepal Omã Panamá Paraguai Peru Filipinas Polônia Portugal Porto Rico Catar República da Coréia do Sul Romênia Federação Russa Arábia Saudita Sérvia Cingapura Eslováquia Eslovênia África do Sul Tailândia Turquia Ucrânia Emirados Árabes Unidos Uruguai Vanuatu |
Albânia
Argélia Angola Armênia Azerbaijão Barém Bangladesh Barbados Belize Benin Botsuana Burkina Faso Burundi Camboja Camarões Cabo Verde Chade Comores Congo El Salvador Etiópia Gabão Geórgia Guatemala Guiné Haiti Honduras Índia Iraque Jamaica Jordânia Quênia Kuwait Quirguistão Laos Líbano Lesoto Macedônia Madagáscar Mali Mauritânia Maurícia Moldova Mongólia Moçambique Namíbia Nicarágua Níger Nigéria Paquistão Senegal Sri Lanka Suriname Suazilândia Tajiquistão Tanzânia Ir Trindade e Tobago Tunísia Turquemenistão Uganda Usbequistão Vietnã Zâmbia |
Além do poder de compra, existem outros critérios que definem a que nível o país pertence, entre eles o valor da conversão, o preço do tráfego, as leis e regulamentações locais. É por isso que alguns anunciantes, mesmo atuando em vários países, não concentram os mesmos esforços (e investimentos) em mídia em todos os lugares. E é por isso que um publisher no Brasil tem que de esforçar muito mais para conseguir monetizar como um americano, por exemplo. Na prática, isso quer dizer que quanto maior o nível dessa classificação, menor a taxa de conversão e o valor. Um anúncio de um produto em um país tier 1 vai precisar de um número X de cliques para ser vendido; em um mercado tier 2 o número de cliques seria muito maior para vender o mesmo produto – e os anunciantes sabem disso.
Mas nem tudo está perdido. Nosso mercado está em expansão e, investindo da maneira certa, você pode lucrar muito! Não subestime o mercado, mas veja o potencial de crescimento de todos os serviços online por aqui. E se precisar de ajuda profissional para isso, é só entrar em contato com a gente. Se ficou alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários para que a gente possa te ajudar.
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