Um problema que assola a maioria dos editores é a sazonalidade das receitas vindas dos anúncios. Isso acontece porque muitos publishers analisam essa entrada mês a mês, e não por períodos maiores, como a cada trimestre, semestre, ou mesmo ano a ano. E, assim como acontece em todo ramo de atividade, no online também existem algumas épocas que são melhores que as outras. O marketing digital também sofre com períodos em que há um menor número de anunciantes dispostos a anunciar na internet, e esse é um desafio para que a receita do site se mantenha lucrativa. O segredo para não sofrer tanto está em planejar com antecedência – e é sobre isso que falaremos neste artigo.
A sazonalidade existe em todas as empresas e é responsável pela falência de muitos negócios físicos ou digitais. Mas como identificar antecipadamente os períodos de crise e amenizar os efeitos deles em seu negócio digital? Assim como no offline, o marketing online também passa por duas situações muito características: o aumento do volume de anunciantes em datas comemorativas (Dia das mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Natal, Páscoa, Dia dos namorados…) e aquela “paradeira” no início do ano quando muita gente para as atividades e só retoma depois do Carnaval. E aí as receitas caem drasticamente, causando um impacto negativo nos resultados. É importante que o empreendedor digital esteja preparado para estes momentos, tanto os positivos quanto os negativos.
De maneira geral, a renda do publisher vem da publicidade, seja por meio de plataformas como o Google AdSense ou da venda de espaço publicitário diretamente ao anunciante, com banners e conteúdos patrocinados, por exemplo. Quando a receita cai, todo mundo entra em pânico, principalmente aqueles que não consideram a sazonalidade. Se dezembro é o campeão de vendas para o comercio offline, no online tende a acontecer o mesmo com quem trabalha (e anuncia) no online. Em janeiro as vendas costumam cair, e muitas vezes os anúncios podem minguar também, por conta de uma diminuição no investimento em publicidade. Aliás, o primeiro trimestre tende a ser assim, mais devagar.
Neste período, as empresas preferem investir menor volume de recursos em publicidade, pois os potenciais clientes estão em férias, e consequentemente as vendas caem. Se no offline isso é representado por menos gente entrando nas lojas e gastando, no online os potenciais clientes de seus anunciantes também costumam gastar menos e até se afastar por um tempo das redes, diminuindo a intensidade do consumo de conteúdo – e com menos tráfego, menos impressões e menos chances de cliques nos anúncios, que resultam em uma rentabilidade menor. A sazonalidade negativa no marketing digital ocorre entre os meses de janeiro a abril em praticamente todos os nichos, exceto nos micro nichos, que surgem para suprir determinados tipos de demanda (como praia ou viagens de férias, por exemplo). A maior parte dos publishers podem sofrem uma perda considerável de receita nestes meses, e, por isso, precisam desenvolver algumas ações para que o impacto seja menor. É muito comum a busca de fontes de receitas adicionais nessa época.
As fontes de receita adicionais podem ser obtidas através de publicação de conteúdo patrocinado, utilização de outras plataformas de remuneração além do Google Adsense, ou vender o seu próprio produto ou serviço, utilizando-se de anúncios no seu próprio site. Usar de estratégias para aumentar o tráfego também é uma boa ideia, que muitos publishers adotam em épocas mais “magras”. Para isso, adotam várias ações, como investimento em SEO, posts patrocinados nas redes sociais ou o aumento da produção. Mas essas ações podem não surtir o efeito esperado, já que a demanda de publicidade é que reduziu, e por isso dificilmente a receita aumentará na mesma proporção. É por isso que a estratégia mais certeira é se programar ao longo do ano para estes períodos.
É possível aproveitar períodos de demanda positiva e dedicar-se um pouco mais em períodos de sazonalidade negativa, balanceando a produção de conteúdo com base na projeção do que está por vir. Para projetar, é preciso analisar o que você já viveu – e suas métricas é que te darão o caminho. Com o tempo, será possível identificar os momentos de queda no tráfego, e isso ajuda na reserva de capital que deve ser acumulado nos melhores meses do ano. Como em qualquer negócio, é preciso ser criativo, inovar e diversificar, sempre. E, claro, sempre guardar uma parte do lucro para ter liquidez em tempos de crise.
É importante tirar proveito no momento certo e acumular reservas de capital necessárias para o futuro. Para isso, é fundamental planejar as atividades, desde a produção de conteúdo e contratação de mão de obra até a prospecção de novas agências e potenciais clientes no mundo do marketing digital – e isso pode incluir diversificar as redes de anúncios que você usa em seu site. Essa, aliás, é uma das principais estratégias utilizadas para amenizar o impacto negativo da sazonalidade em determinados períodos do ano. A gente já falou várias vezes que o Google Adsense é a mais conhecida das plataformas de monetização para criadores de conteúdo, mas ela não é a única. Existem opções como o Google Ad Exchange e outras redes de anúncios que podem fazer a diferença na sua lucratividade.
Particularmente, sugerimos diversificar as plataformas de monetização, como Google Adsense, Google Ad Exchange e outras redes de anúncios. Também entendemos que a programação antecipada do conteúdo é muito importante para explorar ao máximo a sazonalidade no marketing digital. Em alguns casos, é possível criar conteúdo específico para cada época do ano, inclusive com antecedência, e tentar conseguir novos backlinks para que este conteúdo se torne relevante ao longo dos meses ou anos. Uma outra possibilidade atualizar constantemente o conteúdo que foi publicado no passado, aproveitando o seu posicionamento no Google, de acordo com as mudanças no volume de pesquisas. Um conteúdo que não era muito procurado antes pode passar a ser uma grande tendência de buscas.
Tudo isso vai te ajudar a manter a rentabilidade dentro do esperado.
Ser dono ou gestor de um negócio exige que você saiba como passar por crises e momentos de diminuição de vendas. A sazonalidade de mercado está presente em todos os ramos de atividade. Assim como é necessário saber tirar proveito da época em que as vendas aumentam, temos que saber lidar com os períodos em que a monetização diminui, e isso só é possível com planejamento e estratégia levando em conta dados reais (e não palpites ou suposições). Levando em conta o histórico do ano anterior é mais fácil ter uma ideia do que fazer no ano corrente e prever as tendências dos resultados de cada mês por meio das tendências de comportamento. Não dá para resolver o problema da sazonalidade, mas é possível se planejar de maneira estratégica.
Para saber como otimizar seus resultados mesmo em épocas mais difíceis, entre em contato com a gente! Qual a sua estratégia para driblar a crise da sazonalidade e manter a lucratividade ao longo do ano? Conte nos comentários!
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