Na era da mídia programática é cada vez mais difícil a venda direta de publicidade por pequenos e médios portais. Grandes agências e anunciantes concentram seus investimentos em veículos nacionais através de projetos comerciais bem estruturados para máxima visibilidade. Se você está querendo turbinar a tabela de preços do seu site de notícias, uma dica é ficar de olho nos mídia kits dos grandes portais. Nesse material você poderá entender melhor as estratégias comerciais de cada veículo e quem sabe, adaptar algum produto para o sua realidade.
No mídia kit você também vai encontrar as propostas e formatos de publicidade veiculada ali, e claro, os valores. Além de te dar ideias de como vender melhor seu próprio produto, esses mídia kits podem te ajudar a otimizar o seu espaço para anúncios, uma vez que mostram as possibilidades oferecidas pelos grandes e quais valem mais (assim você pode fazer ajustes no seu layout para tornar seu veículo o mais rentável possível)
Para te ajudar a entender melhor esse universo reunimos aqui 10 mídia kits de alguns dos maiores portais de notícias do Brasil. Confira!
Vamos começar pelo UOL. Com 145 milhões de usuários mapeados e 1,3 bilhão de visitas por mês, o portal tem um dos mídia kits mais caprichados entre os grandes e foca nas soluções em publicidade que oferece. Muito além de apenas vender espaços, o UOL traz aos anunciantes soluções diferenciadas com o UOL AD_LAB – um conjuntos de soluções em publicidade digital, que contempla 3 possibilidades: techlab (que combina dados qualificados com ferramentas para otimizar o budget e os resultados dos anunciantes), contentlab (que foca na criação de projetos personalizados com criação de conteúdo) e medialab (que oferece consultoria e planejamento de mídia em diversos formatos). Se você quer ir direto aos formatos de mídia detalhados para entender cada um deles pode acessar esse link aqui.
A forma como o os produtos são apresentados, com filtros (como mostra a imagem abaixo), permite que o anunciante selecione com mais clareza os formatos mais adequados para o propósito que ele tem.
A apresentação dos formatos é bem visual e detalhada, mostrando a visualização de cada um tanto no desktop quanto no mobile.
O UOL Media_Lab usa pesquisas para entender melhor o comportamento do target, hábitos de mídia, consumo e desenvolver defesas de mídia – e explica melhor como isso funciona nessa página aqui E, para campanhas mais simples, o portal tem uma solução “self-service”,o UOL ADS, onde é possível criar um anúncio para mais de 107 milhões de pessoas a partir de R$ 10.
Quanto aos valores, a tabela está aqui. Mas para se ter uma ideia, o preço para anunciar no espaço mais nobre do portal ultrapassa os R$ 2 milhões / dia.
Para quem quer anunciar no portal R7, o primeiro passo é escolher onde aparecer –e essa página com os sites, que podem ser filtrados por canais, faixa etária ou sexo do público ou por tema, ajuda bastante. Na página do mídia kit que mostra os formatos, a descrição de cada um é bastante detalhada, mas feita apenas em texto, sem imagem, o que não ajuda muito aqueles que querem ter uma noção da aplicação do anúncio que estão contratando.
Outro problema é com a tabela de valores. Praticamente tudo tem valor “sob consulta” e em uma era onde o tempo é mais precioso do que nunca, ter que entrar em contato apenas para perguntar o valor pode acabar desanimando os investidores.
Quando se trata de anunciantes, o Terra oferece soluções on e offline, que incluem criação de conteúdo, produções de eventos e transmissões ao vivo. O detalhamento para quem precisa de um projeto especial está aqui e para conhecer todos os produto oferecidos, é só clicar nesse link. As possibilidades são várias, inclusive para quem procura ações de alto impacto.
Os formatos são apresentados de maneira visual e para ver as especificações técnicas é preciso baixar um PDF. Além dos formatos standard, existem opções como os Masters (que são bem maiores), branded content, projetos especiais e a possibilidade de alguns formatos para anunciar no email, como mostra a imagem abaixo:
Outro detalhe é que os formatos web e mobile são apresentados em páginas distintas do mídia kit.
Com quase 26 milhões de visitantes únicos e 212 milhões de page views, a Folha tem diferentes produtos para os anunciantes.
O mídia kit traz o detalhamento do perfil do público em destaque.
A tabela de valores está disponível para download aqui e há um simulador de preços de anúncios, mas o cálculo só é feito para propagandas na versão impressa .
Presente em diversas plataformas, o Estadão tem no online 31 milhões de visitantes únicos e 132 milhões de pageviews. A tabela de valores contempla todas as plataformas – impressos e online. Nos formatos CPD (custo por diária) são oito opções entre desktop e mobile, com valores que variam de R$ 50 mil (o Retângulo Mobile 300×100 ou Sticky Footer / Down banner 320/300×50, no final de semana) até R$ 350 mil para o Interstitial 800×600 em dia útil.
Já nos formatos CPM (custo por mil) o valorda tabela é acrescido de alguns percentuais de acordo com as escolhas do anunciante.
E para aproveitar a multiplataforma, há pacotes especiais/ combo de anúncios em diversos formatos.
O portal de economia e finanças Infomoney é um bom exemplo de mídia kit para veículos mais segmentados. Com 94 milhões de impressões totais e 9 milhões de usuários únicos, o mídia kit detalha as especificações do público –classe AB, homens de negócios, mulheres na liderança – para atrair quem quer investir justamente em um público mais segmentado.
Com várias opções de campanhas especiais, o portal detalha os benefícios de cada formato de anúncio de maneira clara e visual.
Os valores são bem diversificados e atrativos para quem deseja falar diretamente com esse público.
As especificações de cada formato estão disponíveis aqui
O G1 é líder de audiência na categoria notícias, com quase 53 milhões de visitantes únicos e mais de meio bilhão de pageviews. A quantidade de formatos de anúncios suportados não é das maiores, mas atende a necessidade dos anunciantes.
Cada formato tem seu próprio manual para baixar, detalhando o que é ou não possível.
A tabela de valores contempla todos os sites da globo.com. Para O G1 há também a opção de anúncios regionais.
A paranaense Gazeta do Povo é o 4º jornal mais acessado do Brasil e 87% da audiência vem de fora do Paraná. Para acessar a tabela de preços é preciso fazer um cadastro. As especificações de formato são apresentadas por veículo.
Muito forte na região sudeste, o portal IG traz um midia kit bastante detalhado quanto à intenção de compra de seus usuários e promete entregar 100% de visibilidade ao anunciante. O IG tem vários formatos especiais focados no varejo.
As opções de branded content também são variadas e interessantes
São muitas opções de formatos e os valores são competitivos
Principal ferramenta online sobre negócio no País, o portal Exame tem 24 milhões de usuários únicos e 27 milhões de pageviews, com formatos e preços bastante variados e atrativos, o que falta ao midia kit é uma apresentação mais visual dos anúncios
Esperamos que essa lista de mídia kits tenha te inspirado reafirmado todo o poder e possibilidades da mídia online para atrair anunciantes para o seu veículo. Conte pra gente como você gerencia seus espaços e se tem alguma dúvida para otimizar seus ganhos com campanhas.
A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.
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