Nos últimos tempos, várias pessoas vinham avisando que o Google estava fazendo modificações na title tag das páginas na SERP. A razão para isso era simples: o publisher colocava um título na sua página, mas o Google mostrava outro na SERP. Depois de muitas especulações, a Title Tag Update confirmou essas mudanças! Em agosto de 2021, o gigante de buscas anunciou uma atualização na forma como os títulos das páginas seriam gerados e exibidos na SERP.
Confira abaixo tudo sobre essa atualização e quais os seus impactos para o publisher!
Antes de mais nada, a title tag é uma marcação no código HTML que descreve o título de uma página na internet.
A marcação é feita no código dessa forma:
<title> Título da página </title>
Com essa marcação, o Google consegue entender que aquele é o título que o publisher deu para uma determinada página. Então, o buscador pode exibir esse título em locais como:
Além da importância do Google identificar o título de uma página, definir uma title tag também é importante para o usuário. É assim que ele pode saber qual o conteúdo de uma página.
E definir uma title tag também tem grande importância para o ranqueamento de uma página na SERP. Possuir um bom título também é um fator relevante para a experiência do usuário.
De modo geral, as recomendações para a elaboração da title tag são:
Portanto, otimizar a title tag também é uma forma de mostrar qual o seu conteúdo, como ele é relevante e que ele entrega o que o usuário está buscando. Não espere que o usuário vá entrar na sua página para verificar se ela entrega o que ele está buscando. Ele precisa saber disso só lendo o título!
Como falamos, o Google já vinha modificando os títulos que eram exibidos para o usuário desde muito tempo, no geral otimizando eles para a palavra-chave buscada.
No entanto, com a última atualização, os novos títulos poderão ser elaborados de acordo com o conteúdo da página, não mais com a intenção de busca do usuário. Assim, se o algoritmo do Google julgar que o título que o publisher colocou não é o mais adequado para aquele conteúdo, ele fará a mudança.
Segundo Danny Sullivan, um porta-voz de pesquisa do Google, para além da title tag no HTML, o buscador também poderá selecionar partes do texto para exibir como título da página na SERP.
Como partes do texto, as heading tags, títulos de artigos e qualquer recorte de conteúdo visual também fazem parte do rol de possibilidades de títulos que o Google pode escolher.
Sullivan apontou algumas razões para o Google selecionar outros títulos para as páginas:
Se olharmos sob a ótica da experiência do usuário (user experience – UX), podemos entender bem porquê o Google realiza grande parte de suas atualizações.
Não é de hoje que o gigante de buscas vem priorizando a experiência dos usuários, e o Google entende que, para isso, o título da página precisa estar de acordo com o conteúdo que ela oferece.
Mas isso significa que a partir de agora os publishers não precisam se importar com a title tag em HTML das páginas já que o Google pode decidir exibir outra coisa? De maneira alguma!
É muito importante pensar a tag title e em como ela se relaciona com o conteúdo, além de construí-la pensando nos parâmetros técnicos de SEO. Segundo Sullivan, em 80% dos casos o Google não precisa substituir o título das páginas, pois ele somente faz uma alteração quando julga que outro trecho é mais adequado.
Portanto, essa atualização é mais um reforço do posicionamento do Google em relação à experiência do usuário. Lembrando a todos os publishers que é preciso oferecer um conteúdo substancial e adequado à intenção de busca da palavra-chave.
Dessa forma, é possível reduzir manobras onde criam-se title tags que nada tem a ver com o conteúdo e que levam o usuário a crer que a página oferece o que ele busca quando isso não é verdade.
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