10 dicas do Google de como criar um site de alta qualidade editorial

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O que é preciso para ter um site que o Google considere “de alta qualidade editorial”? Conteúdo de qualidade. Este é o ponto principal e não há como fugir. Mas como classificar essa qualidade editorial para ranquear bem no maior mecanismo de busca do mundo?

Neste artigo você vai encontrar um resumo daquilo que influencia a confiança do Google em relação ao seu site e algumas dicas para conseguir que a ferramenta (e seus usuários, é claro) te considerem uma fonte relevante de informação. Vale destacar que produzir conteúdo de qualidade é uma escolha: ou você dedica tempo e esforço para criar algo relevante e que se destaque, valorizando seu site frente ao Google e ao seu público, ou você vai pelo caminho “mais fácil” e escreve qualquer coisa, enchendo sua página de conteúdo ruim – um caminho que não te leva a lugar nenhum e ainda vai te fazer perder tempo e dinheiro. Se você quer trabalhar com conteúdo e lucrar com isso a receita é uma só: para melhorar o ranqueamento usando SEO e conseguir tráfego de qualidade você precisa ter um conteúdo EXCELENTE em seu site. Abaixo, separamos 10 dicas de como criar um site de alta qualidade editorial, de acordo com critérios do Google. 

 

1-  Crie links internos no seu conteúdo com tópicos semelhantes

O Google não vê com bons olhos os artigos duplicados nem aqueles que apresentam pouquíssima variação, destacando os mesmos tópicos. Se você está repetindo a mesma coisa sem parar, apenas com pequenas variações de palavras-chave, ele entende que você está produzindo seu conteúdo única e exclusivamente para os mecanismos de pesquisa (e não para pessoas reais). Afinal, conteúdo duplicado só serve para deixar seus usuários confusos e fazer com que eles não vejam valor real na sua página.

 

2-      Invista na segurança do seu site


Se seu usuário digita alguma informação pessoal em seu site, ele vai querer que esta informação esteja segura – e o Google sabe disso.

 

3-      Verifique a qualidade do que você escreve

Gramática correta, sintaxe que faça sentido… não menospreze o poder de um texto bem escrito (nem o estrago que um conteúdo mal escrito pode causar à imagem do seu site).

como criar um site com alta qualidade editorial

 

4-      Seja confiável e construa sua autoridade

De onde você está tirando a informação que está publicando? Citar suas fontes de embasamento é importante para mostrar ao Google (e para seus usuários) que seu conteúdo tem credibilidade e que você pesquisou para falar sobre isso. Se você não é uma “fonte oficial” (.gov, .edu, por exemplo) é sempre bom mostrar todos os lados de um tópico de forma objetiva ou apresentar argumentos que defendam seu posicionamento indicando de onde você tirou essa informação

 

5-  Produza seu conteúdo de olho no interesse genuíno de seus leitores e não tentando adivinhar o que vai melhorar sua posição nas pesquisas

Use palavras-chave de forma adequada. A prioridade do Google é destacar conteúdo relevante e verdadeiramente valioso para o usuário final, então não tente agradar um robô. Pense se você está realmente produzindo informações relevantes para seus leitores e, simultaneamente, otimize seu conteúdo para conseguir bons resultados nos mecanismos de pesquisa. Você pode estar pensando: “mas como é que eu vou fazer isso?”; Uma boa dica é ficar de olho na seção “As pessoas também perguntam”, que aparece nos resultados de pesquisa quando você busca por um tema, como o desse artigo – essa é uma fonte incrível de temas que são dúvidas frequentes do seu público alvo e que você pode ajudar a responder com seu conteúdo (e para estruturar esse conteúdo para ser rastreado pelo Google)!

 

6-      Lembre-se que fornecer conhecimento relevante e original otimiza seu conteúdo para as pesquisas

Seja um relatório, uma pesquisa, uma análise… qualquer formato de conteúdo original vai fazer com que você se destaque para o Google em comparação com quem só replica mais do mesmo. Afinal, quem só publica o que outros sites já deram não agrega valor ao conteúdo.


7-      Monitore os comentários e postagens de usuários em seu site

Palavrões, palavras escritas de forma errada… tudo isso pode prejudicar a maneira como o site é visto pelo Google.

8-      Tenha um controle de qualidade

Isso serve principalmente para quem usa vários escritores terceirizados para produzir conteúdo. Você revisa o que  eles publicam ou apenas confia? Quais seus critérios para classificar o conteúdo que você mesmo veicula como mediano ou de alta qualidade editorial?

9-      Valorize o tráfego direto

Pode parecer contraditório, mas a quantidade de pessoas que acessam seu site diretamente, sem procura-lo em sites de busca, é um fator importante para um bom ranqueamento nesses mesmos sites de busca. Os links que as pessoas clicam nas redes sociais, os backlinks… Isso mostra para o Google que aas pessoas desejam ver o SEU conteúdo e não um conteúdo qualquer sobre esse tema. Os robozinhos dos motores de busca querem ver pessoas acessando seu conteúdo de outros lugares, não só da pesquisa, porque se muitas pessoas encontrarem seu artigo e copiarem a URL para mandarem para um amigo ou colarem em suas redes sociais, o Google entende que seu conteúdo é compartilhável – nessa lógica, quanto melhor o conteúdo, maior o tráfego direto.

 

10-   Invista na otimização correta para dispositivos móveis

Quem não faz isso perde tráfego e dinheiro – e perde posições no ranqueamento do Google. Verifique se seu menu e se a navegação do seu site são realmente compatíveis com dispositivo móveis, se não tem nenhum anúncio ocupando a maior parte da visualização, se não existem blocos de texto muito longos…

Essas dicas são apenas algumas das que você pode seguir para ter um conteúdo editorial considerado de alta qualidade aos olhos do Google. Aqui você pode encontrar outros pontos de destaque. Com tudo o que você viu em mente, avalie seu conteúdo e garanta um site de alta qualidade editorial para seus visitantes. Não procure atalhos para criar muito conteúdo da maneira mais fácil e barata, só para “preencher espaço”, nem saia por aí coletando artigos prontos só para republicá-los.

Mas se você está perdido e não sabe por onde começar, separamos mais 9 dicas extras para ajudar na construção de seu conteúdo:

  •         Um bom título desperta interesse e convida os leitores – 80% das pessoas lerão suas manchetes, mas apenas 20% dessas pessoas lerão o restante do seu conteúdo. É por isso que o título é tão importante quanto o artigo. Avalie: Este título soa bem?  Diz muito em poucas palavras? Desperta o interesse do leitor pelo que está na mensagem? Lembre-se que seus títulos são a primeira coisa que as pessoas lêem e são a base que elas usam para decidir se querem ler o seu artigo ou não.
  •         Traga informações úteis – O melhor conteúdo fornece ao usuário uma noção de como aplicar as informações, faz com que aprendam algo que possam aplicar depois. As pessoas procuram por respostas (por isso usam o Google, afinal) e querem encontra-las no seu post também. O seu público quer saber algo que ainda não sabe. E quer saber de forma precisa e confiável – pense nisso ao escrever, afinal, é a imagem da sua empresa que está em jogo, e se você quer ser considerado uma autoridade, seu conteúdo precisa ser confiável.
  •         A única maneira de atrair um público envolvido é criar conteúdo envolvente –  Invista na introdução, faça-os querer ler, torne seu conteúdo atraente e incentive os comentários. Quanto mais engajamento, mais os mecanismos de pesquisa entendem que seu post é importante e que sua página está  sendo atualizada regularmente
  •         As pessoas aprendem de maneira diferente – algumas aprendem melhor ouvindo, outras vendo… Vídeos, imagens, gráficos, tudo isso ajuda a ilustrar seus argumentos. Adicione imagens que agreguem valor sobre o que você está escrevendo, afinal, seu site não é um livro para ter só parágrafos e mais parágrafos de texto
  •         Seja breve e direto – uma publicação mais longa não é sinônimo de uma informação melhor.
  •         Atualize seu site constantemente – Se você para de postar, vai parar de atrair novos leitores e clientes – e os mecanismos de busca vão te deixar para trás. Quem produz conteúdo precisa de atualizações regularmente. Sites que postam com mais frequência têm um fluxo surpreendentemente maior de visitantes.
  •         Revise antes de publicar – pergunte-se “Há alguma palavra que eu possa tirar?”, “Está completo?”, “Há erros de escrita?”, “É algo original?”, “Está longo demais?”, “Está instigando o leitor?”
  •         Tenha um posicionamento – Leitores preferem ler conteúdo de pessoas com atitude. A apatia normalmente tem pouco poder de atração. Se disponha a ter um ponto de vista diferente do padrão ou da maioria.
  •         Use as redes sociais e o próprio site para saber o que seu público quer consumir – Pergunte sobre o que querem que você escreva ou peça para votarem e escolherem entre alguns tópicos. Você vai se surpreender com o número de boas ideias e esses relacionamentos são sempre positivos;

Parece muita coisa para levar em consideração, mas lembre-se que o objetivo principal do Google é fornecer às pessoas o melhor conteúdo relacionado à sua consulta e mesmo que a sua página esteja perfeitamente otimizada, ela não alcançará o topo das classificações do Google se o seu conteúdo for ruim. Tenha em mente que ficar nas primeiras páginas do Google é como estar presente no horário nobre da TV. Esses princípios básicos que destacamos aqui vão te ajudar a manter o foco na criação de conteúdo de alta qualidade editorial e oferecer a melhor experiência a seus usuários. Afinal, o Google incentiva os sites que oferecem o que as pessoas querem encontrar de forma rápida e fácil, sem terem de vasculhar subdomínios e páginas com conteúdo genérico.

Seguindo essas dicas você fornecerá resultados de pesquisa úteis e fará com que os usuários voltem a visitá-lo. Nunca esqueça que existem milhões de páginas de internet e só alguns segundos de chance para atrair a atenção de um novo visitante. Você tem que encantá-lo para fazê-lo retornar e esse retorno frequente de usuários é o que vai reforçar sua credibilidade. Por isso, o conteúdo de seu blog ou site é determinante para o seu sucesso. 

 

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