Blog Premium Ads

Trading Desk e DSP: conheça o que são e quais as diferenças

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Trading Desk e DSP são dois termos que você provavelmente já ouviu falar se você conhece a mídia programática, mas você sabe exatamente qual a função de cada um e quais suas diferenças?

Como a mídia programática possui um ecossistema com diversos players envolvidos, alguns termos podem parecer confusos ou até mesmo semelhantes. Mas, na prática, eles significam coisas bem diferentes!

Esse é o caso das tradings desks e DSPs (demand-side platform). Confira esse post onde explicamos certinho o que significa cada um desses termos e qual o papel que eles exercem em campanhas programáticas. Vem com a gente!

Antes de mais nada… Quais são os players envolvidos na mídia programática?

Os principais players da mídia programática são os publishers e os anunciantes. De um lado estão os anunciantes, que desejam veicular anúncios da sua marca. E, do outro, estão os publishers, que possuem sites e portais com um grande tráfego e desejam monetizar com anúncios em suas páginas.

Mas como esses dois players se conectam? Na mídia programática, tecnologias automatizadas intermediam o processo de compra e venda de anúncios entre anunciantes e publishers.

E, para isso acontecer, diversas plataformas estão envolvidas: como as DSPs (demand-side platforms) e as SSPs (supply-side platforms). Em alguns casos, as Trading Desks também entram nesse processo.

Opa! Ficou confuso? São termos parecidos, mas significam coisas bem diferentes. Para esclarecer o que cada plataforma faz e como cada player atua na programática, explicamos melhor abaixo.

O que é uma SSP (supply-side platform)?

As SSPs são plataformas que ajudam os publishers a monetizar seus sites e portais ao possibilitar que eles ofereçam seus espaços publicitários. A grande vantagem das SSPs para os publishers são os controles para maximizar o preço por impressão vendida.

Por isso, na prática, os publishers vendem impressões programáticas no seu site para os anunciantes. Assim, é por meio de uma SSP que os publishers disponibilizam seu inventário para várias DSPs.

 Mas, então, o que são DSPs?

O que é uma DSP (demand-side platform)?

Por sua vez, as DSPs são plataformas que atuam no outro lado da negociação: o lado do anunciante. Elas possibilitam que as marcas gerenciem, comprem e otimizem seu estoque de anúncios programáticos por meio de uma interface.

De modo geral, na mídia programática os publishers utilizam as SSPs e os anunciantes utilizam as DSPs. Para ficar ainda mais claro como funciona esse processo, trouxemos abaixo uma linha do tempo da mídia programática para você ver esses players em ação!

Linha do tempo da mídia programática

  1. Antes de mais nada, o processo inicia com um usuário acessando um site que utiliza mídia programática. Nesse momento, começa o lance automático para exibir um anúncio a esse usuário específico;
  2. O publisher (que é o dono do site) disponibiliza um espaço de anúncio na sua SSP (supply-side platform) para a impressão de um anúncio para o usuário;
  3. A SSP, que atua como uma vendedora, disponibiliza para os anunciantes diversas características do site, do usuário e do espaço de anúncio;
  4. Representando as marcas, as DSPs analisam essas informações e, se fizerem sentido para seu anunciante, elas dão um lance no posicionamento do anúncio;
  5. A SSP recebe todos esses lances e, com o objetivo de maximizar o CPM do publisher, escolhe o anúncio que será veiculado no site;
  6. Depois que o anúncio vencedor é escolhido, a SSP exibe esse anúncio ao usuário no site do publisher.

Ou seja, as plataformas SSP e DSP atuam como representantes dos publishers e anunciantes na negociação. E sabe o que é mais incrível? Todos esse processo ocorre em milésimos de segundo enquanto a página é carregada para o usuário. Mas… Pera aí! Onde entram as Trading Desks?

O que é uma Trading Desk?

As Trading Desks são empresas que prestam serviços para os anunciantes, planejando e operacionalizando as campanhas de mídia programática. Para isso, elas utilizam as DSPs e retornam aos seus clientes os resultados da sua performance na compra de mídia programática. Portanto, as Trading Desks são parceiras dos anunciantes no ecossistema da mídia programática.

A importância das Trading Desks para os anunciantes

Como você pode ver, todo anunciante que deseja comprar mídia programática precisa utilizar uma plataforma DSP. Por outro lado, ele não é obrigado a contratar uma Trading Desk para intermediar esse processo.

No entanto, as Trading Desks oferecem expertise e experiência nas plataformas de mídia programática, auxiliando os anunciantes com as configurações mais adequadas nas DSPs. Além disso, as Trading Desks atuam desde a etapa de planejamento de audiências e planos de mídia, até a análise dos resultados das campanhas programáticas. Dessa forma, são um braço direito para o anunciante garantir os melhores resultados.

Do outro lado: a Premium Ads oferece suporte aos publishers na mídia programática!

Agora que você já sabe as diferenças entre Trading Desks e DSPs, vamos conhecer o outro lado desse processo?

A Premium Ads é uma empresa de gerenciamento de mídia programática e suporte ao publisher. Ou seja, atuamos do outro lado, com os publishers! E nossa expertise é maximizar seus ganhos com monetização.

Além disso, a Premium Ads é a única empresa do Brasil com as certificações Google Publishing Partner e Prebid Verified Partner, atestando a qualidade dos nossos serviços.

Aqui, o publisher fica livre para se preocupar com o seu produto que nós gerenciamos sua parte de anúncios e monetização. Vem com a Premium Ads! Entre em contato com nosso time comercial para uma análise do seu portal e do seu potencial de faturamento com a mídia programática!

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Busca

Assuntos mais procurados:

LinkedIn Premium Ads

Leia também:

Mais conteúdo do nosso blog para você

Fique atualizado!

Assine nossa newsletter