preloader

Como funcionam os anúncios nativos da Taboola

Como funcionam os anúncios nativos da Taboola

Taboola
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Publishers e profissionais de marketing estão adotando novos formatos de conteúdo para despertar o interesse e envolver o público online. Os anúncios nativos estão entre as apostas para otimizar a monetização. Mas para entrarmos a fundo no assunto, primeiro é importante entender o que é Publicidade Nativa, ou Native Ads. Essa nova forma de publicidade digital nada mais é do que anúncio em formato de conteúdo recomendado. Você já deve ter se deparado com esse tipo de anúncio enquanto lia algum artigo, certo?  Quando você chega ao fim do texto e aparecem conteúdos em destaque com a tag “Recomendados a Você” ou “Você pode gostar” (ou algo similar). 

Pois bem, a Taboola é uma interface de publicidade nativa oferecendo aos anunciantes espaço publicitário relevante nos sites com os quais ela tem parceria. O serviço busca chegar a uma audiência que não sabe bem o que está procurando. Explico: a Taboola recomenda conteúdo de forma pró-ativa, sem que o usuário a busque – mas tudo baseando-se nas preferências dele, usando seus algoritmos e direcionando os anúncios certos para os sites mais adequados. Então, seja como forma de monetização ou como maneira de alavancar seu tráfego, essa pode ser uma ótima aliada para melhorar sua performance no digital. Em resumo, a Taboola conecta produtores de conteúdo a anunciantes e é a maior plataforma de descoberta e recomendação de conteúdo, atingindo mais de um bilhão de usuários online únicos todos os meses. Saiba mais sobre como a Taboola pode te ajudar a monetizar sua audiência lendo este artigo até o fim. 

Como funcionam os anúncios nativos?

Os Native Ads funcionam sem serem intrusivos ou atrapalharem a experiência. 

Segundo informações da Sharethrough, anúncios nativos recebem 53% mais visualizações e aumentam a intenção de compra em 18% na comparação com anúncios tradicionais. Como o público não os vê como anúncios, e sim como conteúdo, esses anúncios recebem mais atenção e crédito. 

O que é Taboola e como ela funciona?

Taboola

Como dissemos, você já deve ter encontrado esse tipo de anúncio em algum portal, mas agora chegou a hora de conhecer a fundo a Taboola e seus diferenciais no mercado.

A Taboola é uma ferramenta especializada em atrair tráfego de qualidade para seus artigos e ajudar na captação de leads. Em uma visão geral, a interface funciona como um grande espaço publicitário em que os anúncios passam a ser exibidos em portais de notícias, de acordo com o comportamento do usuário. 

Os anunciantes usam a Taboola para alcançar seu público-alvo quando eles são mais receptivos a novas mensagens, produtos e serviços. As propriedades digitais, incluindo publishers, operadoras de celular e fabricantes de celulares, usam a Taboola para impulsionar a monetização e o engajamento do público. Com ferramentas que te ajudam a melhorar sua receita e a experiência do usuário por meio da publicidade nativa, essa é a plataforma de Native Ads mais usada no Brasil e no mundo. 

Para quem quer anunciar em escala, a Taboola oferece flexibilidade para testar e otimizar as campanhas de acordo com o seu objetivo, gerando leads de alta qualidade. 

Alguns dos portais parceiros da Taboola são:

  • G1
  • Uol
  • Infomoney
  • Terra
  • Estadão
  • USA Today
  • NBC
  • MSN

O mecanismo de recomendação da Taboola maximiza o engajamento por meio de algoritmos de aprendizagem, aproveitando os chamados “momentos de descoberta”. 

Todos os dias somos bombardeados com informação o tempo todo, e, nessa “briga pela atenção”, a Taboola entra para mostrar para o usuário o que é mais interessante – ela tem um algoritmo que identifica e seleciona o que é recomendado para você com base no tipo de conteúdo que você já consome e te apresenta essas possibilidades justamente quando você está mais propenso a consumir esse conteúdo. O chamado “momento de descoberta” é aquele tempo em que você está parado, esperando alguma coisa acontecer, mas sem realizar uma ação.

Quando você chega ao final de um artigo, você já terminou de ler, mas pode estar interessado em consumir outro tipo de conteúdo que tenha a ver com seus interesses – e ali, no final do texto, estão os anúncios selecionados pela Taboola; ou quando você chamou um motorista pelo app, está com o celular na mão, esperando ele chegar, e aparece um anúncio do seu interesse… Você tem mais chance de clicar se estiver relaxado, mais aberto ao que foi oferecido, não é mesmo? 

Conheça o Taboola Feed

Inspirado nas redes sociais, ele fornece, ao final da página, um Feed de conteúdos personalizados com vídeos, artigos, produtos e muito mais links relacionados. Em outras palavras, o Taboola Feed traz a experiência de rolagem de notícias diretamente para suas páginas, melhorando a experiência do usuário e maximizando o tempo dele no seu site. A plataforma oferece personalização do conteúdo patrocinado, que é oferecido de maneira não intrusiva. Essa personalização leva em conta dados geográficos, em que dispositivo o usuário está conectado, o contexto em que ele está inserido além de tendências das mídias sociais, por exemplo. Tudo isso para criar ligar o conteúdo ao público mais provável de se interessar por ele. Isso porque as recomendações nativas precisam ser relevantes para captar a atenção do usuário e estimular o engajamento pós-clique.

Outra vantagem é que o Taboola Feed permite que você compartilhe chamadas de matérias suas ou de sites parceiros como se fossem anúncios e, com a recirculação orgânica, as matérias em que os usuários clicarem mais vão aparecer mais no feed da Taboola. E tem também a opção de vídeo orgânico, que você pode embedar no feed e redirecionar para a página de vídeo. Ainda é possível levar tráfego para sites parceiros (sites “irmãos”). 

Uma questão importante a ser levada em conta é que a maioria dos usuários não acompanha todo o conteúdo de uma página. Nos smartphones, por exemplo, a média de leitores que chegam até o final do artigo é menor que 15%, sabia? Mas existem algumas técnicas que você pode usar para mudar o jogo. Um bom storytelling e técnicas de escaneabilidade são maneiras eficazes de levar seu leitor até o fim da página e uma chamada para ação direta, pedindo para que eles vejam os posts relacionados, também pode ajudar nos resultados. E também vale, é claro, investir em outras posições, como recomenda a própria Taboola, como inserir links com apenas um vídeo ou um artigo no meio da página no mobile ou carrosséis de artigos para dar mais opções aos visitantes no desktop.

Como a Taboola ajuda os publishers a lucrarem mais

Taboola

São mais de 1,4 bilhão de usuários que acessam o conteúdo recomendado pela empresa todos os meses. O alcance dos anúncios da Taboola impressiona: no Brasil chega a 78,1% em desktop e 81,3% no mobile, atrás apenas do Facebook e do Google. Hoje a empresa tem cerca de 1300 funcionários e quase metade da equipe é composta por engenheiros que buscam desenvolver novas soluções para publishers e anunciantes. 

Para os anunciantes, a Taboola trabalha com o sistema de CPC (Custo por clique), que funciona com um modelo de leilão, onde quem pagar mais por cada clique, mais rápido o algoritmo da plataforma vai testar seu conteúdo. Já os publishers levam um percentual do lucro gerado por meio do tráfego que oferecem.  A remuneração é baseada em cliques e impressões do anúncio, ou seja, com mais tráfego qualificado, automaticamente o publisher terá mais ganhos. Se você tem um portal com conteúdo relevante, o Taboola é uma ótima forma de monetização. 

Se você está interessado neste formato de monetização, antes de qualquer coisa, você precisará ser aprovado pela plataforma. Veja como prosseguir:

  • No site oficial, clique na seção “Publishers”, insira suas informações cadastrais e solicite um contato.
  • A Taboola irá analisar os dados do seu site para que então possa fornecer um script para você começar a exibir os anúncios. 
  • A primeira e mais óbvia dica para ser aceito e melhorar seus resultados com a Taboola é produzir conteúdo de qualidade. Sites com conteúdo irrelevante e baixo tráfego dificilmente serão aceitos como afiliados da plataforma. Você precisa de no mínimo um milhão de pageviews por mês.

Neste artigo aqui abordamos de maneira bem detalhada como os anúncios da Taboola podem aumentar sua receita, mesmo se você tiver um tráfego considerado pequeno. É que a Premium Programmatic tem uma parceria com a Taboola, onde nossos clientes podem usar todas as soluções da empresa de forma gerenciada, não importa o tamanho do site. Graças à possibilidade que oferecemos, todos podem ter acesso à criação, edição e acompanhamento de campanhas da plataforma Taboola, valorizando a experiência do usuário por meio da publicidade nativa e desfrutando de sua alta taxa de aceitação pelo público. Para saber mais sobre como os anúncios nativos da Taboola podem aumentar a sua receita, entre em contato com a gente! 

PREMIUM PROGRAMMATIC

Conheça a Premium Programmatic

A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento, sem compromisso.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Premium e do mercado de mídia programática!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin