preloader

Quantos anúncios AdSense por página você deve ter?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Em 2016 o Google aumentou o limite de anúncios por página. Até então, as políticas da empresa diziam bem claramente que os publishers deveriam ter no máximo três anúncios em cada página. Depois da mudança, os anúncios podem ser ilimitados, com um pequeno detalhe sendo obedecido: os anúncios do AdSense e mesmo de terceiros não deve exceder o conteúdo. Isso vale para anúncio em imagem, nos “clique para baixar”, nos anúncios nativos, de texto, vídeo… enfim, não há como burlar a regra. “Ok, mas então como determinar quantos anúncios eu devo exibir em cada página?” –  é isso o que a gente vai te mostrar neste artigo!

Primeiramente, vamos rever o que as antigas políticas do AdSense diziam sobre esses limites:

Limites por página:

  • Até três blocos do AdSense para conteúdo
  • Até três blocos de links
  • Até duas caixas de pesquisa
  • Apenas 1 bloco de anúncios grande (330×600 / 300×1500 / 970×925 / 750×200 / 580×400 e qualquer outro anúncio de tamanho personalizado com dimensões comparáveis a essas)

Agora vamos ver o que dizem as novas políticas do AdSense:

Novos limites por página:

  • Agora são permitidos mais de três blocos de anúncio do AdSense, mais de três blocos de anúncios em link e até mais de um bloco de anúncio grande por página. Ou seja, na prática, não há limites definidos nas políticas do Google para isso.

 Sim, os limites foram removidos, mas é essencial manter a qualidade do seu site, equilibrando os anúncios com a quantidade de conteúdo. A experiência do usuário é sempre prioridade.  O Google dá mais destaque para o Publisher que se concentram no conteúdo de qualidade, original e que agregue valor, e não nos anúncios. Se isso não for respeitado, aí sim você estará violando as diretrizes de qualidade. O que vai determinar, na prática, o número de anúncios a serem exibidos é o layout da sua página e o tamanho do seu conteúdo – e isso é uma questão de bom senso.

Não adianta querer colocar cinco anúncios em uma página com um artigo curto. Sua taxa de rejeição vai ser enorme. E, é claro, não adianta ter vários anúncios e um conteúdo de baixa qualidade – isso pode levar, inclusive, à desativação dos anúncios do Google, conforme previsto nas políticas do AdSense. Então não é só porque não há mais um número limite explícito de anúncios por página que você vai abusar dessa liberdade. Vamos a alguns exemplos práticos:

DESKTOP – Na versão para desktop, coloque no máximo quatro ou cinco blocos de anúncios (cabeçalho, parte superior da barra lateral, bloco de anúncios de rodapé…); mas se seu conteúdo for muito curto, diminua para três ou quatro anúncios apenas, com preferência para a barra lateral, o cabeçalho e anúncios que fiquem posicionados na parte inferior da página.

MOBILE – Já para o mobile, recomendamos exibir apenas um bloco de anúncios acima da dobra para um ou dois blocos de conteúdo e uma âncora. Vale lembrar que, com a implementação para dispositivos móveis, você não consegue colocar dois ou mais anúncios do AdSense aparecendo na tela ao mesmo tempo.

Resumindo:

O Google está sempre ajustando as políticas de modo a mantê-las atualizadas e essa questão de não impor mais um limite específico para o número de anúncios por página reflete isso. A análise do balanço entre conteúdo e anúncios de maneira proporcional parece mesmo ser mais plausível. A empresa pode, sim, limitar ou desativar a veiculação de anúncios em páginas que não tenham conteúdo de valor ou que praticamente só mostrem publicidade. Vale lembrar que o AdSense é a rede de anúncios que melhor paga, então é muito importante seguir as diretrizes de qualidade do para evitar que sua conta banida. Então, nunca, jamais, deixe que a quantidade de publicidade exceda a de conteúdo em nenhuma de suas páginas.

Encher a página de anúncios só porque (teoricamente) você pode fazer isso, não vai aumentar suas receitas. Pelo contrário, você terá CPMs e CTRs mais baixos – e os anunciantes não investirão em canais com baixa visibilidade. Valorize seu inventário e otimize seus canais de anúncios em vez de encher as páginas com blocos e mais blocos de propaganda. Invista em descobrir quais formatos têm melhor desempenho para você e maximize suas receitas com eles. Isso, sim, vai aumentar sua receita com anúncios

Nós sugerimos manter sempre manter menos de 5 anúncios por página, mas o mais correto é que você identifique seu próprio limite de acordo com o layout do seu site. Em vez de entupir tudo com anúncios, pense estrategicamente e invista em um melhor posicionamento ou formato, por exemplo, para conseguir melhores desempenhos. Você pode conferir as políticas de posicionamento de anúncios do AdSense nesse link aqui.

Nesses links abaixo você pode conferir os tamanhos de anúncio que tem melhor desempenho:

https://support.google.com/adsense/answer/6002621?hl=en

https://support.google.com/adsense/answer/17955?hl=en

Para não errar, tenha sempre em mente duas coisas: o conteúdo que você fornece deve agregar valor e ser o ponto focal dos usuários que visitam sua página e a maneira mais eficaz de melhorar a receita de anúncios ainda é experimentar layouts de anúncios diferente e testar blocos A / B em vez de simplesmente adicionar mais unidades a torto e a direito.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre quantos anúncios você deve ter por página em seu site, deixe nossa equipe de especialistas te ajude a determinar o número ideal de anúncios e os canais de melhor desempenho, otimizando sua receita! Entre em contato com a gente agora mesmo!

PREMIUM PROGRAMMATIC

A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners)vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMPconsultoria e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento, sem compromisso.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Premium e do mercado de mídia programática!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin