Blog Premium Ads

Link Spam Update do Google: conheça as boas práticas no link building

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Desde a metade de 2021, o Google vem colocando em prática o que chamou de Link Spam Update, que é uma atualização nos seus algoritmos para coibir a veiculação de links de baixa qualidade e de spams na internet.

A prática de link building é bem comum entre os publishers porque é uma das formas de melhorar o ranqueamento de uma página na SERP. Embora esteja longe de ser a mais relevante, é um ponto importante de se considerar para ranquear bem na página de resultados do Google.

A atualização não diz respeito sobre toda dinâmica de link building, mas sobre o que o Google vai fazer quando links de determinadas categorias não estiverem classificados com as tags apropriadas, como links de afiliados e guest posts.

Por que o publisher precisa se preocupar com isso? 

Más práticas de link building podem prejudicar o ranqueamento do site e o publisher pode sofrer consequências. 

Ainda que essas consequências para os publishers que não adequarem o tagueamento dos links corretamente não tenham sido esclarecidas, é melhor verificar se os seus links estão todos de acordo com as boas práticas do Google do que acabar perdendo uma grande share de tráfego orgânico por conta disso.

A share de tráfego orgânico é a parcela de visitantes que chegam ao site por meio de pesquisas no Google. Assim, o tráfego orgânico é uma das formas de atrair visitantes sem precisar veicular anúncios.

Entenda a importância do tráfego orgânico para o seu site

Agora vamos entender melhor do que se trata essa atualização e quais são as boas práticas de link building do Google!

Como taguear os links de maneira correta?

Os links são uma das formas que o algoritmo do Google pode entender qual conteúdo é relevante para determinado usuário. Quando os publishers utilizam links para monetização, como links de afiliados, o buscador passa a exigir que esses links sejam tagueados da forma correta indicando em qual categoria se encaixam.

O tagueamento de links é uma forma de contar para o Google qual a sua relação com o site do qual você está veiculando o link em sua página. Para fazer isso, basta adicionar o atributo rel no tagueamento <a> do código da sua página. Confira!

Links de afiliados

 

Os links de afiliados são formas com que um anunciante pode identificar a origem de uma compra e recompensar o afiliado que divulgou seu produto. Com a Link Spam Update, os afiliados que veiculam esses links devem qualificar os links com a tag rel=”sponsored”.

Se o Google identificar links de afiliados que não possuam o tagueamento correto, pode anular ou punir o publisher que veiculou eles. Esse esforço do buscador na qualificação de links é uma das formas de melhorar os resultados de pesquisas relacionadas a produtos e recompensar o conteúdo relevante e de boa qualidade.

Posts patrocinados e guest posts

 

Outra forma com que publishers podem monetizar seus sites é por meio de posts patrocinados e guest posts que vem de outros sites. No passado, o Google observou que diversos links de baixa qualidade eram veiculados nessa modalidade. 

Quando falamos em links de baixa qualidade, nos referimos a links que não atendem ao que o usuário busca. Ou seja, o único propósito é redirecionar os usuários para um site, mesmo que o conteúdo não tenha nada a ver com a intenção de busca dele.

Portanto, para coibir a prática de spam e manipulação do algoritmo do Google, as devidas qualificações de tagueamento devem ser aplicadas a estes links também.

Para esses posts, as qualificações recomendadas são adicionar a tag rel=”sponsored” ou rel=”nofollow”.

Boas práticas no uso de links em seu site

No geral, existem algumas boas práticas no uso de links que o Google recomenda para publishers. Estar de acordo com essas boas práticas é uma das formas de garantir que seu site não será punido pela forma como você veicula links em suas páginas, seja qual for a origem ou a intenção deles. Confira algumas dicas!

1. Não troque links por dinheiro

Essa é uma prática extremamente repudiada pelo gigante de buscas, pois torna o link building uma ação não natural, ou seja, sem relação alguma com a qualidade do conteúdo. 

Portanto, não é recomendado aceitar dinheiro para inserir links externos em seu site e nem pagar outros sites para inserir links que redirecionam para a sua página. Com exceção dos casos onde o tagueamento indica essa modalidade.

2. Não realize trocas excessivas de links com um mesmo site

Alguns publishers possuem outros publishers parceiros com quem realizam a troca de links com o único propósito de fazer “cross-linking”. Essa prática também é mal vista pelo Google, mesmo que não envolva benefícios financeiros, pois torna o conteúdo secundário no link-building.

3. Não use automatização de redirecionamento por links

Outra prática mal vista pelo Google é a criação automatizada de links que redirecionam o usuário para um determinado site. Ela não é recomendada porque se encaixa na ideia de link building não natural. Ou seja, o usuário não foi redirecionado para aquele site pela relevância e qualidade do conteúdo.

4. Produza conteúdo de qualidade

Para publishers que querem ver seu conteúdo veiculado em outros sites por meio de links, a recomendação do Google é simples e direta: a melhor forma de fazer isso é criar conteúdo único e relevante que naturalmente ganhe popularidade online

Quanto mais conteúdo relevante você possuir, maior é a chance de outros sites acharem esse conteúdo valioso para seus usuários lerem também. Bom conteúdo compensa!

Venha para a Premium Ads!

Outra forma com que os publishers podem monetizar sites que possuam um grande tráfego é por meio da veiculação programática de anúncios.

A Premium Ads é uma empresa de gerenciamento de mídia programática e suporte ao publisher. Nós planejamos e operacionalizamos todo o processo de veiculação de anúncios em seu site, sem que você precise adicionar mais uma tarefa a sua rotina.

A partir da mídia programática, realizamos o processo de monetização do seu portal do início ao fim. E o melhor? Tudo utilizando tecnologia própria aliada a tudo que o Google oferece de melhor. Além de conectarmos anunciantes do Brasil e de fora do país, também realizamos a otimização do seu inventário para garantir o melhor CPM.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais.

Entre em contato com o nosso time comercial para uma análise de seu portal e descubra o seu potencial de faturamento.

Confira todas as informações aqui.

Para mais informações sobre como taguear corretamente um link patrocinado, clique aqui.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nas boas práticas de link-building do Google, clique aqui.

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Busca

Assuntos mais procurados:

LinkedIn Premium Ads

Leia também:

Mais conteúdo do nosso blog para você

Estágio SDR

Jornal Contábil

Monetização do Jornal Contábil cresce com trabalho da Premium O Desafio O Jornal Contábil é um portal de notícias de contabilidade e assuntos relacionados, que

Leia mais

Fique atualizado!

Assine nossa newsletter