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Aprenda a usar o Google Search Console e descubra as funcionalidades dessa poderosa ferramenta

Aprenda a usar o Google Search Console e descubra as funcionalidades dessa poderosa ferramenta

Google Search Console
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Neste post você vai descobrir como usar o Google Search Console e conhecer as várias funcionalidades que vão te ajudar a acompanhar o desempenho do seu site nos mecanismos de pesquisa.

Quem é publisher sabe que uma das maiores preocupações é a audiência! E com essa plataforma do Google, é possível acompanhar detalhadamente como o seu site está aparecendo no gigante das buscas: o Google!

E o melhor: as diversas ferramentas do Google Search Console também indicam quais são os problemas do seu site e como você pode resolvê-los. Garantindo, assim, que você será encontrado no Google!

Confira esse post com tudo que você precisa saber sobre as funcionalidades e ferramentas que o Google Search Console oferece.

Ah! E no final do post trouxemos uma dica valiosa de monetização para quem possui um grande tráfego e quer lucrar com isso! Confira.

O que é o Google Search Console?

Google Search Console é uma plataforma que foi feita para os publishers acompanharem a visibilidade das suas páginas no gigante das buscas – o Google.

Ou seja, é uma forma de ver na prática se as medidas que você toma para garantir que seu site seja encontrado no Google estão funcionando.

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Como o Google Search Console pode ajudar a melhorar meu site?

Na prática, o Search Console possui inúmeras ferramentas e funções, é como se fosse uma grande caixa de ferramentas para acompanhamento do desempenho de um site nas pesquisas do Google.

De modo geral, ele oferece relatórios que te ajudam a detectar problemas no seu site que comprometem sua visibilidade nos mecanismos de busca.

Os relatórios que o Google Search Console oferecem podem te ajudar a:

Mas, o que fazer com as informações desses relatórios?

Como tirar o melhor proveito do Google Search Console?

Na prática, cada modelo de negócio é o que define os objetivos de um site. Por isso, cada publisher vai ter suas ferramentas preferidas na plataforma do Search Console.

Mas existem algumas medidas que, independente do seu modelo de negócio, você pode aplicar para obter mais sucesso com as funcionalidades do Search Console.

Fique de olho sempre!

Uma das principais recomendações é: esteja sempre atento e acesse o Search Console.

Além de conseguir detectar os problemas com mais rapidez,  você cria mais afinidade com a plataforma e suas funcionalidades. Por exemplo, se um link está quebrado, é importante detectar esse problema o quanto antes para conseguir saná-lo. Detectou um problema? Resolva ele o quanto antes!

Os relatórios do Search Console informam em tempo real a situação geral do seu site, de onde está vindo o tráfego, se os links estão quebrados, entre outras informações.

Às vezes, não resolver um problema pode gerar um efeito cascata de situações indesejadas com o site que se tornarão muito mais complicados de se resolver.

Quais são as principais ferramentas do Google Search Console?

Visão geral do Search Console

Essa é a página que mostra uma visão geral do seu desempenho no mecanismo de busca, incluindo diversas métricas, como a usabilidade em dispositivos móveis.

Aqui também aparecem os problemas críticos que precisam de resolução imediata.

Relatórios de desempenho

Esse é um relatório que mostra informações sobre seu desempenho nas pesquisas do Google. Entre elas, a frequência que ele aparece nas buscas, posição média nos resultados e taxa de cliques.

Esses resultados aparecem ao longo do tempo, assim você pode acompanhar como seu desempenho nas buscas vem crescendo ou diminuindo.

Você também pode personalizar o relatório de desempenho com os filtros e dimensões mais importantes para o seu negócio: tipos de consultas, países de origem, dispositivos e período desejado.

Você também pode selecionar as métricas que deseja acompanhar em primeira mão: cliques, impressões, CTR (taxa de cliques) e posição média.

Ferramenta de inspeção de URL

Essa ferramenta mostra dados sobre a indexação das páginas no Google, e informam erros de AMP, dados estruturados e eventuais problemas de indexação.

Nessa ferramenta você também pode:

  • Inspecionar um URL publicado;
  • Solicitar a indexação de um URL;
  • Resolver problemas de uma página que o Google não conseguiu indexar.

Relatório de usabilidade em dispositivos móveis

Esse relatório mostra quais páginas do seu site possuem problemas de visualização em dispositivos móveis.

Na página inicial você encontra o número de páginas válidas e as que possuem erros. Além de também encontrar dados de impressão das páginas em dispositivos móveis.

Essa ferramenta é muito útil porque também descreve quais são os problemas encontrados, facilitando a sua resolução.

Ressaltamos que problemas com visualização em dispositivos móveis devem ser resolvidos rapidamente! Pois podem prejudicar muito seu ranqueamento nas pesquisas.

Relatório de Sitemaps

Esse relatório mostra informações sobre os novos sitemaps das suas propriedades, como histórico de solicitações e detecção de possíveis erros encontrados.

Relatório de problemas de segurança

Esse relatório exibe problemas de segurança que o Google pode detectar em seu site, como ataques de phishing e instalação de malware.

Esses são alguns dos relatórios mais importantes para acompanhar o desempenho do seu site nas pesquisas do Google.

Mas o Google Search Console oferece diversas outras funcionalidades que você também pode conferir. Entre elas, estão as ferramentas de AMP, relatório de links, experiência na página e ferramentas de pesquisa aprimorada.

Otimização de tráfego: mais rendimento com monetização!

Como você pode perceber, as informações que o Google Search Console fornece são muito importantes para tomar medidas que aumentem o tráfego do seu site.

E, para quem deseja monetizar com anúncios, por exemplo, possuir um grande tráfego é essencial para aumentar os rendimentos com a monetização.

Uma das opções para monetizar seu site e obter uma renda passiva com anúncios é pela mídia programática!

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