Blog Premium Ads

Confira a importância dos Backlinks para sua estratégia de SEO

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Backlinks são o direcionamento que um site faz para outro por meio de um link. Esse processo tem grande importância para o Google, pois o gigante de buscas entende que um site está recomendando o conteúdo do outro ao fazer esse direcionamento.

Por isso, possuir backlinks para o seu site é muito importante se você quer ranquear bem no Google. Esse é um dos fatores que impactam o ranqueamento de um site na SERP.

Quer saber mais? Confira 5 dicas de SEO para aumentar seu tráfego orgânico!

Vem com a gente para descobrir tudo sobre backlinks e como eles impactam a estratégia de SEO do seu site!

Por que os backlinks são importantes para SEO?

Se os backlinks são um direcionamento de outro site para o seu, isso significa que aquele site está recomendando para o usuário dele buscar maiores referências sobre determinado tema com você.

Ou seja, outro site está te recomendando como uma autoridade em determinado assunto. Você é um local onde o usuário pode adquirir informações qualificadas e relevantes.

Para entender sua importância para SEO, que é a otimização de uma página para que ela ranqueie bem no Google, vamos entender melhor a impressão que um backlink passa para o Google.

Por que é importante ser recomendado no Google?

Imagine que uma pessoa extremamente reconhecida em determinada área recomenda você para os clientes dela. Seria incrível, não? Uma pessoa de autoridade notória em determinado assunto está dizendo que você é confiável para ajudar os clientes dela!

Agora imagine que você possui um site que dá dicas de estética. Se um site que está ranqueando em primeiro lugar no Google para uma palavra-chave relacionada à beleza recomenda que seus usuários visitem seu site para demais dicas de estética, isso seria fantástico para você. 

O Google entende que se os primeiros lugares para determinada palavra-chave estão te recomendando, seu conteúdo também é valioso e informativo para os usuários.

Além do aumento da sua autoridade perante o gigante de buscas, seu tráfego pode aumentar consideravelmente com os acessos advindos do site que te referenciou.

Todo backlink é bom para o meu site?

 

A resposta simples e direta é: não! O exemplo que demos acima diz respeito a um backlink ideal, que é extremamente vantajoso para o publisher que foi referenciado.

No entanto, se um site com conteúdo de baixa qualidade faz um backlink para o seu site, o Google não vê isso com bons olhos. Ninguém gosta de ser recomendado por uma pessoa mal vista em determinada área, certo?

Por isso, se o seu site possuir muitos backlinks vindos de sites ruins, você pode ser gravemente penalizado pelo Google.

Quais os tipos de backlinks?

Já sabemos o quão importante é possuir backlinks de boa qualidade, agora vamos descobrir como funciona o tagueamento dos backlinks em uma página. 

Quando colocamos um link em nossa página que direciona para outro site, temos a opção de falar para o robô do Google qual a nossa relação com o outro site

Confira abaixo as possibilidades de tagueamento dos links que explicitam para o Google como o site do publisher deseja ser vinculado (ou não) a outro site.

Backlinks Dofollow

Esse é o tagueamento padrão dos links inseridos em uma página. O termo “dofollow” é uma forma de dizer para o Google que você compartilha sua autoridade com a página que você está indicando.

Ou seja, você está realmente referenciando aquela página e deseja compartilhar sua notoriedade com ela.

Backlinks Nofollow

Quando vocẽ insere a tag “nofollow” ao inserir um link em sua página, você está dizendo para o Google que não recomenda que ele siga aquela página.

 

Embora seus usuários ainda vejam o link e possam clicar nele, você está dizendo para o Google que não deseja compartilhar sua autoridade com o site que está indicando.

Backlink interno

Backlink interno é quando uma página faz referência a outra página dentro de um mesmo domínio. Essa troca não afeta a autoridade de um site pois as páginas estão sob um mesmo domínio.

No entanto, essa estratégia é importante para você levar o usuário para outras páginas do seu site e conhecer cada vez mais o que você oferece.

Cuidados com a aquisição de backlinks

Nessa altura você já percebeu que possuir backlinks de qualidade que redirecionam usuários para o seu site é excelente. Muitos publishers nesse momento decidem fazer uma aquisição não natural de backlinks para melhorar sua autoridade no Google, mas isso pode ser um problemão! Confira algumas sugestões da Rock Content para uma aquisição segura de backlinks para o seu site.

Um backlink natural é quando um site recomenda outro porque o conteúdo é relevante e de qualidade, e é isso que o Google deseja. Como o buscador toma como prioridade a experiência do usuário, ele quer que os usuários estejam em constante contato com conteúdo que seja informativo, de qualidade e, principalmente, que responda às suas necessidades.

Se você realiza uma troca não natural de um link para a sua página com uma página que nada tem a ver com seu site, o Google pode te prejudicar por entender que a referência foi puramente uma troca de links sem consideração do conteúdo.

Por isso, quando falamos em aquisição de backlinks, estamos falando de um posicionamento estratégico e relevante para o usuário de um link que redirecione para a sua página porque ela é uma boa forma de responder às demandas daquele sujeito.

Dicas para fazer uma aquisição estratégica de backlinks

Se você deseja inserir a aquisição de backlinks dentro do seu plano estratégico para melhorar a autoridade do seu site, considere os seguintes pontos:

  • O site que vai me referenciar possui uma boa autoridade no Google?
  • O conteúdo que eu trago é relevante para os usuários que visitam o site que vai me referenciar?
  • Meu conteúdo está bem organizado?

Respondendo a essas perguntas você consegue ter uma boa noção estratégica do backlink que deseja negociar com outro site.

Backlinks de domínios diferentes

Como falamos acima, se um mesmo domínio referenciar seu site diversas vezes, o Google contabiliza como apenas uma referência. 

Por isso, vale mais para a sua autoridade que 4 domínios diferentes façam um backlink para o seu site do que apenas um domínio faça 4 backlinks para o seu site.

Link Spam Update: o Google quer coibir links de baixa qualidade

Ao longo de alguns meses em 2021, o Google divulgou uma atualização que visa coibir o veiculamento de links de baixa qualidade na internet. Para não ser punido pelo buscador com essa atualização, a principal recomendação é o tagueamento correto dos links que redirecionam para outras páginas.

Contamos aqui tudo que você precisa saber para não ser prejudicado. 

Conheça a Premium Ads!

A Premium Ads é uma empresa especializada em monetização e otimização de sites. Trabalhamos lado a lado com nossos publishers parceiros com o objetivo de decolar a monetização dos sites por meio da mídia programática!

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais.

Entre em contato com o nosso time comercial para uma análise de seu portal e descubra o seu potencial de faturamento!

COMPARTILHE ESTE POST:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Busca

Assuntos mais procurados:

LinkedIn Premium Ads

Leia também:

Mais conteúdo do nosso blog para você

Google Ad Manager para publishers

Já se deparou com as possibilidades do Google Ad Manager e não soube como lidar com essa plataforma de gerenciamento de anúncios publicitários? Então acompanhe

Leia mais

Fique atualizado!

Assine nossa newsletter