preloader

Anúncios Intersticiais: o que são e como utilizá-los corretamente

Anúncios Intersticiais
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Ao longo dos anos, o formato dos banners e anúncios na web mudou consideravelmente, especialmente com a chegada dos dispositivos móveis. Hoje existem modelos bem estabelecidos e que podem gerar bons resultados para os publishers que dependem da publicidade em seus sites.

Porém, o uso de banners no universo mobile ainda é um tema muito discutido. Esse assunto chama especial atenção por conta da experiência do usuário, que pode ser bastante prejudicada com o uso de formatos inadequados.

É por isso que a Google (e muitas outras empresas) se dedicam continuamente a desenvolver formatos que ofereçam uma boa experiência de navegação. Um bom exemplo são os Anúncios Intersticiais (Interstitial Ads, em inglês), um novo formato da Gigante das Buscas que tem se mostrado muito eficiente para a monetização de aplicativos e página web.

Quer saber mais sobre como funcionam os Anúncios Intersticiais, suas vantagens e como utilizá-los corretamente? Então continue a leitura deste artigo!

O que são Anúncios Intersticiais?

Anúncios Intersticiais

Os intersticiais são anúncios interativos avançados que são exibidos para os usuários de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Esse formato foi projetado para aparecer na transição entre um conteúdo e outro, como uma mudança de página web ou uma subida de nível em um jogo (muito comum em aplicativos do gênero).

Na prática, esses anúncios só aparecem após o primeiro pageview e antes do segundo. É importante não confundi-lo com o pop-up, formato que gerou muita repercussão negativa no passado e até hoje gera repulsa por parte dos usuários.

Portanto, é muito importante saber inserir corretamente esse tipo de anúncio, fazendo com que a transição ocorra de forma natural no app ou na página web. O foco, como tem sido amplamente incentivado pela Google e outras empresas, é a experiência do usuário, sendo que os editores são convidados a implementar esse formato de forma a evitar cliques acidentais.

Ao implementar esse formato, é importante seguir as diretrizes quanto ao uso dos Anúncios Intersticiais. Caso contrário, é possível que as atividades inválidas sejam registradas e/ou que a veiculação de anúncios no aplicativo seja desativada pela Google.

Vantagens dos Anúncios Intersticiais para os publishers

Anúncios Intersticiais

Ao descrever esse novo formato, a Google destaca alguns pontos positivos em sua utilização pelo publishers. Além do fato de proporcionar uma experiência de uso que seja satisfatória para o usuário, os Anúncios Intersticiais são vantajosos pelos seguintes motivos:

Aumento incremental de receita

Os Anúncios Intersticiais são um formato novo disponibilizado pela Google que não utiliza bloco de anúncios (ad units) já existentes. Isso significa um aumento de inventário e consequente aumento de receita, já que um banner será inserido em um local onde não havia anúncios anteriormente.

CPMs altos para páginas web

Como estamos falando de um formato que prioriza a experiência de usuário, o seu uso é propositalmente limitado em quantidade. Isso significa um aumento considerável por sua demanda, resultando em preços mais altos pelo CPM. Outra vantagem é o fato de que o anúncio não será carregado em branco, o que resulta em banners com 100% de visibilidade.

Fácil de implementar e baixa manutenção

A implementação dos Anúncios Intersticiais é simples e inclui a atualização da tag GPT e a criação de novas ad units. Depois de configurado, os banners serão exibidos automaticamente na transição de conteúdo de acordo com o limite de frequência estabelecido.

Experiência de uso satisfatória

Ao contrário do uso de formatos como pop-ups, os Anúncios Intersticiais oferecem uma experiência de uso que se mostra satisfatória, especialmente quando as diretrizes são respeitadas. O uso equilibrado desse recurso, o publisher pode ter a certeza de que estará oferecendo uma navegação adequada para os seus usuários.

Anúncios Intersticiais são para mim?

Anúncios Intersticiais

Essa é uma dúvida comum que pode surgir entre os publishers que se deparam com esse novo formato. Afinal, a novidade pode ser complexa para aqueles que não estão familiarizados com os termos e o linguajar utilizado nesse meio, motivo pelo qual vamos esclarecer para quem os Anúncios Intersticiais são indicados.

Esse novo formato da Google é mais adequado para aplicativos e páginas web que oferecem para o usuário uma experiência linear. Isso significa que o ponto de partida e o ponto final na hora do uso estão muito claros.

Pense em um aplicativo com foco em uma funcionalidade específica, por exemplo – como um app de lanterna. Nesse caso, a experiência está limitada ao uso desse recurso específico, não ficando claro como um intersticial pode oferecer uma experiência adequada para o usuário.

Para ter certeza de que o Anúncios Intersticial é adequado, é necessário pensar no fluxo de uso. Ao implementar esse formato, é preciso ter certeza de que o banner vai complementar o fluxo natural do engajamento do usuário, sem surpreendê-lo, prejudicar a experiência com publicidade em excesso ou atrapalhar o uso do aplicativo ou página. Também é preciso destacar que o anúncio não pode incentivar cliques acidentais.

Alinhado com Coalition For Better Ads

Anúncios Intersticiais

A Coalition For Better Ads é uma iniciativa de grandes empresas de tecnologia para promover um ecossistema de publicidade digital mais amigável para o usuário. Essa coalisão foi estabelecida em 2017 e desde então tem lutado para implementar padrões globais que atendam essa causa.

Os Anúncios Intersticiais estão alinhados com o que a Coalition For Better Ads apregoa, o que significa que os publishers que utilizarem esse formato estarão igualmente alinhados com essa causa. Os banners nesse formato oferecem um opt-out claro e imediato, permitindo ao usuário visualizar o conteúdo ou seguir o fluxo do aplicativo sem dificuldades.

Portanto, os publishers podem ficar tranquilos com relação à adequação para as boas-práticas no uso da publicidade. Além das vantagens já mencionadas, os Anúncios Intersticiais ajudam a promover uma experiência de uso mais amigável para os usuários enquanto ajuda a manter o mercado editorial vivo.

Conheça a Premium Programmatic

Conheça a Premium Programmatic

A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática e atende mais de 180 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhão de impressões monetizadas mensalmente. Nesse processo, integramos esses portais com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo. A Premium também é uma empresa certificada pela Google e pela Xandr.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento – tudo isso sem compromisso!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Premium e do mercado de mídia programática!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin