Em Setembro de 2021 o Google completou uma atualização dos parâmetros para a Google Page Experience (ou experiência na página).
Mas o que isso significa e como essas mudanças impactam os publishers? Confira!
Nesse post vamos abordar os seguintes tópicos:
Em 2003, o Google realizou a primeira atualização oficial em seu algoritmo de pesquisa, chamada de Boston Update.
Desde então, o buscador mais utilizado do mundo vem atualizando seu algoritmo de ranqueamento quase anualmente.
No entanto, ao longo do ano a empresa realiza diversas pequenas atualizações. Mas aqui estaremos falando das grandes mudanças, ou seja, das core updates.
Para os publishers, uma atualização bem significativa que o Google realizou em 2020 foi a implementação dos Core Web Vitals.
Os Core Web Vitals são um conjunto de indicadores que ajudam o publisher a entender a experiência do usuário em uma página.
Opa! Aqui chegamos em um ponto muito importante: experiência do usuário! Confira na sequência a importância de dar prioridade para a experiência do usuário na navegação do seu site.
Em suas últimas atualizações, o Google deixou claro para os publishers: a experiência do usuário (UX) se tornou um fator extremamente relevante para o ranqueamento dos sites na SERP.
Assim, se antes os publishers encontravam formas de “burlar” o algoritmo para ranquear bem, agora é preciso oferecer um conteúdo de qualidade e uma boa experiência para o usuário.
Nesse sentido, os indicadores do Core Web Vitals nos ajudam a entender o que é preciso levar em conta:
Por isso, é preciso oferecer ao usuário uma navegação que atenda a essas demandas que o Google colocou para os publishers.
Ou seja: ainda que você ofereça o melhor conteúdo e tenha a melhor resposta para as perguntas dos usuários, se você não oferecer uma boa experiência ao usuário, você não irá ranquear bem no Google.
E quem não ranqueia bem, não aparece com relevância nos resultados!
Portanto, a atualização de Page Experience engloba as métricas do Core Web Vitals e outras métricas que o Google utiliza para avaliar a experiência na página.
Assim, o Google utiliza a Page Experience para avaliar a experiência do usuário em uma página.
A última atualização de Page Experience começou em Junho de 2021 e foi finalizada no início de Setembro do mesmo ano.
E, para entendermos o que o Google vem priorizando, vamos partir do que eles mesmo disseram:
Uma ótima experiência na página não substitui um conteúdo de qualidade.
No entanto, quando há várias páginas com relevância semelhante, a experiência se torna muito mais importante para a visibilidade na Pesquisa.
Portanto, ainda que sejam importantes, os indicadores abaixo são apenas uma parte do que o publisher precisa levar em conta para ranquear bem nos resultados de pesquisa do Google.
Sem mais delongas, vamos conhecer melhor esses indicadores!
Core Web Vitals Principais métricas da Web |
Aqui entram os indicadores do Core Web Vitals que mencionamos: – Maior exibição do conteúdo (LCP): essa métrica avalia o desempenho de carregamento. Segundo o Google, para oferecer uma boa experiência, a LCP precisa ocorrer nos primeiros 2,5 segundos do carregamento; – Latência da primeira entrada (FID): essa métrica avalia a interatividade e precisa ser menor que 100 milissegundos; – Mudança de Layout cumulativa (CLS): por fim, essa métrica avalia a estabilidade visual da página. Para o Google, a pontuação de CLS precisa ser inferior a 0,1. |
Responsividade do site Compatibilidade com dispositivos móveis |
Esse indicador leva em conta a responsividade do site para dispositivos móveis. Sabia que fizemos um post exclusivo sobre isso? Confira: O que é site responsivo e por que isso é importante? Como saber se o seu site é compatível com dispositivos móveis? O Google possui uma ferramenta que ajuda você nessa verificação: Teste de compatibilidade com dispositivos móveis. |
HTTPS Certificado de segurança |
Esse indicador verifica se o seu site possui protocolos de segurança que garantem uma navegação segura ao usuário. Para isso, a prioridade é possuir segurança de conexão HTTPS, que possui um certificado que comprova a identidade do site para os navegadores, como o Chrome. |
Nenhum intersticial intrusivo Elementos que atrapalham o acesso ao conteúdo |
Esse indicador avalia se o usuário consegue acessar o conteúdo da página de maneira simples. Ou seja, prioriza sites que não possuem elementos intrusivos que atrapalham a navegação e, por consequência, a experiência do usuário. Quais elementos devo evitar na minha página?Pop-ups intrusivos que cobrem o conteúdo principal (seja quando o usuário acessa a página ou ao longo da navegação);Anúncios intersticiais intrusivos que o usuário precisa dispensar antes de começar a navegação. |
Fonte: Google.
Nesse sentido, para otimizar a experiência do usuário na sua página, observe se o seu site está seguindo os parâmetros de Page Experience que o Google implementou.
De modo geral, gostamos de recomendar que o publisher compreenda que também é um usuário.
Assim, conseguimos perceber de maneira mais clara quais elementos em uma página melhoram a navegação e a experiência, e quais fazem o contrário.
A Premium Ads é uma empresa de monetização de portais e suporte ao publisher.
Assim, embora nosso foco seja na monetização dos portais dos nossos clientes, oferecemos esse suporte porque entendemos que é preciso ranquear bem para obter bons resultados com a monetização.
Mas também fazemos a nossa parte: nós levamos a sério a experiência do usuário quando inserimos anúncios nos seus espaços publicitários.
Não usamos popups, interstitials intrusivos e demais formatos de publicidade que acabam com a experiência do usuário.
Nós acreditamos que a publicidade não pode ser intrusiva e, por isso, seguimos as políticas de publicidade online do Google e trabalhamos apenas com formatos aceitos pela Interactive Advertising Bureau (IAB) e pela Coalition For Better Ads.
Dessa forma, buscamos sempre pelo melhor resultado de monetização para o publisher, sempre levando em conta a experiência do usuário no site!
Nós descomplicamos todo o gerenciamento de anúncios no seu site, desde a seleção dos melhores formatos, os melhores locais na página e os melhores conteúdos.
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