O que é SERP e como aparecer na primeira página do Google?

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O que é SERP? Essa é uma pergunta que os publishers geralmente fazem quando estão pensando na estratégia de SEO para o seu site. SERP é a página de resultados de um mecanismo de busca, como o Google.

Ou seja, quando o usuário faz uma busca no Google, a SERP é a página que exibe os milhares de resultados que aquela pesquisa retorna. Mas, por que você precisa entender como funciona a SERP?

Por que a SERP é importante para o meu negócio?

Nada melhor do que um exemplo para entendermos a importância da SERP! Imagine que você tem um blog de beleza onde posta diversos artigos sobre dicas de cuidados, cosméticos e produtos. Se pudermos adivinhar seu principal objetivo, ele provavelmente é que as pessoas cheguem até o seu portal e acessem o seu conteúdo.

Parece simples e óbvio, não? Mas, para isso, você precisa que as pessoas encontrem você nesse mundo imenso que é a internet.

Como sabemos, o principal meio de busca que as pessoas utilizam em suas buscas é o Google. Aqui entra o termo SEO que falamos acima: quando falamos de SEO, estamos falando de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Pensar estrategicamente em SEO é pensar em como fazer com que os usuários digitem suas dúvidas no Google e encontrem você na página de resultados. Opa! Agora chegamos onde queríamos: você precisa aparecer na SERP para que o usuário encontre seu site quando digita determinada palavra-chave.

Por isso, entender como funciona a SERP é entender, na verdade, quais as melhores formas de posicionar o seu conteúdo na página de resultados do Google. Vejamos agora como a SERP é estruturada!

Qual a estrutura da SERP?

De modo geral, a SERP possui 10 links na primeira página. Acima dos 10 links que chamamos de “orgânicos”, estão os links pagos, que aparecem no topo da página.

Os anúncios em destaque (pagos) foram comprados por marcas específicas que querem anunciar seu produto ou serviço quando alguém digita determinada palavra-chave.

Logo abaixo desses anúncios estão os resultados orgânicos. Eles são as páginas que o Google entende que respondem à demanda do usuário com aquela palavra-chave.

Portanto, como falamos acima, para atingir bons resultados na busca orgânica é preciso pensar estrategicamente em SEO.

Por que é importante estar na primeira página do Google?

Para que o usuário encontre seu conteúdo, é preciso que ele esteja na primeira página do Google. Isso é um fato!

O levantamento “O Cenário do SEO na América Latina” apontou que 41% dos usuários brasileiros clicam no primeiro link que aparece na página de resultados.

Além disso, em 2020 a Backlinko fez uma pesquisa sobre o comportamento dos usuários na SERP. Olha os resultados:

  • 50% dos usuários do Google levam menos de 9 segundos para clicar em um resultado;
  • O tempo médio que um usuário leva para clicar em algum link é de 14 segundos;
  • Apenas 9% dos usuários chegam no final da primeira página de resultados;
  • Somente 17% dos usuários retornam para a SERP após clicarem em algum link;
  • 0,44% dos usuários chegam na segunda página dos resultados.

Os 10 links “sortudos” que aparecem na primeira página da SERP representam praticamente todos os links que receberão tráfego para aquela palavra-chave. Mas será que podemos chamá-los de sortudos ou seria melhor chamá-los de “provedores de conteúdo relevante para o usuário”? Quem aparece nos resultados orgânicos não está lá por acaso.

Como aparecer na primeira página da SERP?

A cada ano que passa, o Google calibra cada vez mais os algoritmos que ranqueiam as páginas exibidas na busca orgânica. E cada vez mais vem dando prioridade mais à experiência do usuário.

E quando falamos em experiência do usuário, isso significa oferecer um bom conteúdo e uma boa experiência na sua página. Portanto, além de responder ao que o usuário pergunta, você precisa oferecer uma experiência técnica agradável.

Por exemplo, ninguém gosta de ler conteúdo em um site que possui um número excessivo de anúncios aparecendo! Isso o Google leva em conta também.

Quer saber mais sobre como otimizar os anúncios no seu site e monetizar mais? Confira o post que fizemos sobre anúncios e monetização!

Para além dos links pagos e orgânicos que aparecem na SERP, o Google também fornece outro tipo de recurso para responder à demanda do usuário. Confira!

O que são os recursos da SERP?

Como sabemos, o Google prioriza a experiência do usuário e promove na SERP links cujo conteúdo responde de forma qualificada à sua demanda.

Para melhorar ainda mais sua capacidade de responder ao que o usuário pergunta, o Google criou recursos na SERP que exibem os resultados de maneira otimizada.

De modo geral, os recursos são maneiras otimizadas de exibir os resultados para o usuário Por exemplo, se o usuário busca por “iPhone 12”, o Google entende que ele deseja verificar lojas que vendem esse produto. Assim, um recurso especial de “compras/shopping” já exibe anúncios de Iphone 12 para responder da melhor maneira a esta pergunta.

Outros recursos incluem:

Imagens para responder à pergunta do usuário

Se o Google entende que o usuário busca por algo cujos melhores resultados são em imagens, ele já exibe esse recurso.

Box de notícias

Agora, se a pesquisa é um assunto “quente” do momento, o Google exibe as últimas notícias sobre o assunto.

Além destas, o Google também implementou recursos de localização (integrados ao Google Maps) e de cards com informações relevantes, com o valor atual do Bitcoin.

Com isso podemos perceber que para ranquear bem no Google é preciso dar preferência ao que o Google prioriza: a experiência do usuário.

Ótimos resultados orgânicos? Saiba o que fazer com isso!

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Se quiser conferir todos os tópicos da pesquisa realizada pela Backlinko sobre o comportamento dos usuários na SERP, clique aqui.

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