Para entender o que é um site responsivo, basta observarmos todos os meios por onde acessamos páginas da internet: computador, notebook, celular, tablet… Cada um desses dispositivos possui um formato e tamanho específicos, uns maiores e outros menores.
Assim, um site responsivo é um site que consegue se adaptar de forma agradável ao usuário em todos os dispositivos. Ele adapta o tamanho das imagens, dos blocos das páginas, das fontes utilizadas, de maneira que o usuário consiga interagir com o conteúdo em qualquer dispositivo.
Se antigamente os usuários acessavam a internet apenas por meio de computadores desktop, hoje a realidade é bem diferente. Segundo pesquisa realizada pela ComScore, em 2020 o Brasil atingiu a marca de mais de 122 milhões de usuários conectados à internet. Destes, 60% se conectam exclusivamente por dispositivos mobile (celulares e tablets) e 27% se conectam por várias plataformas (desktop, celulares ou tablets).
Além disso, a pesquisa também mostrou que 88% do tempo consumido na internet é por meio de dispositivos móveis. Inclusive, em relação a outros países, o Brasil se destaca no consumo de internet exclusivo por dispositivos móveis. Se o seu público-alvo é brasileiro, é preciso entender como ele se comporta na internet e se adaptar a esse cenário. Por isso, possuir um site responsivo é uma maneira estratégica de atingir os milhões de usuários que passam dezenas de horas mensalmente na internet por dispositivos móveis.
Agora que já sabemos que possuir um site responsivo é importante porque os usuários brasileiros acessam bastante à internet por dispositivos móveis, também precisamos pensar na importância da responsividade para o Google.
Mais de 95% dos usuários utilizam o Google para fazer pesquisas na web. E você sabia que a maioria dos usuários do Google só fica na primeira página de resultados? Segundo pesquisa da Backlicko realizada em 2020, apenas 9% dos usuários sequer chegam ao final da primeira página de resultados para encontrar o que deseja.
Nesse sentido, a responsividade do site também é importante para você se posicionar bem no Google e aparecer para os usuários quando eles realizam uma pesquisa. Isso acontece porque nos últimos anos o Google também vem dando prioridade à experiência do usuário ao ranquear sites nas suas páginas de resultados. Bom, se pensarmos na experiência do usuário, fica fácil entender porque um site responsivo é importante para ranquear bem, certo?
Ninguém gostaria de acessar um site por dispositivos móveis e perceber que ele não está adaptado à resolução daquela tela. Quando isso ocorre, as informações ficam difíceis de serem encontradas e a experiência do usuário se torna péssima.
Quando um site é responsivo, até detalhes mais simples são levados em conta para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação, como links espaçados em dispositivos touch, layouts que não precisam de zoom para visualização e uma boa disposição de imagens e textos na tela.
A velocidade de carregamento e taxa de rejeição também são elementos importantes da experiência do usuário que são influenciados pela responsividade do site. Confira!
Outro benefício de possuir um site responsivo é em relação ao carregamento da página. Segundo os desenvolvedores do Google no PageSpeed Insights, uma página deve carregar completamente em menos de 2 segundos em um dispositivo móvel.
No entanto, páginas estruturadas para o desktop geralmente levam mais tempo que isso para carregar num dispositivo móvel. Quando isso ocorre, o usuário é prejudicado e o dono do site também, uma vez que seu ranking no google diminui. Por isso, sites responsivos são importantes para a velocidade de carregamento, pois são desenvolvidos para que o carregamento das páginas seja otimizado na versão mobile.
A taxa de rejeição de um site também é influenciada pela responsividade do site, e tudo isso está relacionado com a experiência do usuário na página. Quando um usuário entra numa página e sai do site sem nenhuma interação com aquele conteúdo, o Google entende que aquele site foi rejeitado. Essa é a forma com que a taxa de rejeição de um site é calculada.
Se o usuário entra em uma página onde o conteúdo é estruturado para a versão desktop, e este conteúdo está todo empilhado e não adaptado para a versão mobile, as chances de ele não encontrar o que busca são grandes. E se ele não encontra o que busca logo de cara, também são grandes as chances de ele abandonar o site.
Dessa forma, o site responsivo também auxilia na diminuição da taxa de rejeição de um site, pois otimiza a exibição do conteúdo para versão mobile e possibilita que o usuário encontre com facilidade o que está buscando.
Quer saber outras dicas sobre como ranquear bem no Google? Confira 5 dicas de SEO para aumentar seu tráfego e monetizar mais.
Uma dúvida que diversas pessoas têm quando se fala em sites responsivos é sobre a disposição dos anúncios. As plataformas de anúncios para monetização do seu site já contam com anúncios que são responsivos para Desktop e Mobile.
Você garante uma boa experiência ao usuário sem que os anúncios atrapalhem a navegação. Na Premium Ads, temos diversas opções de anúncios responsivos. Confira:
O display no formato 300×250 pixels é um dos mais utilizados, pois se integra muito bem ao conteúdo.
O formato Special Sticky é inovador e não intrusivo, pois não cobre nenhum conteúdo.
Ele se posiciona automaticamente no rodapé ou no cabeçalho do seu site.
Os formatos de anúncio Intext são uma tecnologia utilizada por veículos como o G1 e o The New York Times.
Eles são a melhor opção para artigos mais longos. Pois possuem uma inserção dinâmica de banners a cada tela que aparece ao usuário durante a rolagem. Você consegue realizar um rateio dinâmico entre conteúdo e publicidade ao longo do post sem afetar a experiência do usuário.
Agora você já sabe que possuir um site responsivo é extremamente importante também para se posicionar bem no Google.
E se posicionando bem no Google, você aumenta seu tráfego orgânico. E com um grande tráfego, vem grandes possibilidades! Uma delas é a de monetizar por meio de anúncios no seu site. Para isso, você não precisa adicionar mais uma tarefa no seu cronograma. Você conhece a mídia programática?
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