Estabelecer bons contatos é importante em todas as áreas, e na hora de publicar e veicular anúncios para ampliar alcance, performance e monetizar conteúdos de uma forma prática não poderia ser diferente. As plataformas de Ad network — segmento que vem cada vez mais crescendo no mercado publicitário — atuam justamente conectando empresas que querem amplificar sua mensagem na internet a criadores de conteúdos e proprietários de espaços online – os chamados publishers .
Tornando, assim, os seus produtos ainda mais rentáveis de forma prática e atual. Levando em consideração que a presença online aumenta a cada dia, torna-se necessário compreender como trabalhar com empresas desse ramo e como melhor investir o potencial de marketing da sua empresa.
Para se ter uma pequena noção, desde março — quando se iniciou a pandemia causada pelo coronavírus — o consumo através do online cresceu em mais de 40%, segundo dado uma pesquisa da Statista, em comparação com o mesmo período em 2019. Se o seu público está cada vez mais online, aí a necessidade, portanto, de estar e compreender também o online.
No caso das Ad Networks você trabalhará da seguinte forma: ao invés de fazer negociação apenas com um portal, site ou aplicativo, as Ad networks oferecem um inventário de mídia, categorizado por diferentes segmentos e interesses em potencial de empresas.
Além disso, aceleram a monetização de publishers que querem expandir o faturamento de seus produtos digitais seja no segmento que for.
Categorização é palavra de ordem quando se fala de Ad Network. Isso porque as plataformas elencam espaços de mídia nos mais possíveis e diferentes formatos e tamanhos, baseados em diversas categorias para facilitar a vida do anunciante. Por exemplo, são considerados os interesses de todas as partes envolvidas, os segmentos, público de interesse, região e volume de acessos.
No caso dos publishers eles são geralmente separados em duas categorias: horizontais e verticais.
A primeira se refere a espaços de conteúdos mais abrangentes – como portais de notícia – que não possuem um público-alvo tão segmentado, porém com um volume maior de acessos e impressões. Portanto, o espaço a ser aproveitado seria ótimo para uma marca que busca fazer campanhas que fortalecem a presença da sua marca — ou até o próprio nome da marca — no mercado.
Isso, é claro, não limita os tipos de anúncios que podem ser ali colocados, são apenas reflexões a respeito da rentabilidade e relevância da peça. Nisso a Ad Network irá também de auxiliar.
Já a segunda categoria, a vertical, vai de encontro a espaços que produzem conteúdo para nichos específicos — como um blog de dicas de moda, por exemplo — e que possuem um volume menor de acessos mas com alta capacidade de influenciar mais a ação devido à sua autoridade no assunto.
A definição de qual o perfil será utilizado pelo anunciante irá variar, portanto, conforme as estratégias e objetivos específicos de cada ação.
Cada vez mais, as empresas precisam estar atentas a todos os espaços onde suas ações podem performar melhor e converter em números que façam sentido com as suas metas esperadas.
Com o grandioso inventário das plataformas de Ad network e apoio da expertise de profissionais de uma rede especializada, os anunciantes conseguem entregar suas divulgações no local certo, com apenas uma única compra. Isso otimiza o valor investido para tais serviços e evita possíveis desperdícios de budget.
O papel intermediador das Ad Networks vai além de encontrar espaços de mídia personalizados para cada marca, ele chega até a mensuração precisa de resultados através de uma DMP (Data Management Plataform).
Esse espaço tecnológico aponta a performance das divulgações, custos e onde e em quais canais o anúncio está sendo veiculado e gerando maiores resultados, conforme estratégia e objetivos definidos no início das veiculações.
Fugir das negociações demoradas e financeiramente complicadas é um dos objetivos que podem ser atingidos com as Ad Networks.
Por se tratar de um conglomerado de canais, o preço para veicular mensagens diminui significativamente. Além de atrelar negócios a criadores de conteúdo que tenham correlação com a mensagem que espera ser passada. E, ainda,apoia o desenvolvimento do mercado midiático.
Com inúmeros espaços disponíveis para os anunciantes, os publishers precisam cada vez mais compreender os objetivos das empresas e potencializarem seu faturamento.
Cuidar de um site, aplicativo ou portal exige diversos caprichos e muitas vezes não sobra tempo para acelerar a área comercial.
Com as Ad Networks, as plataformas se encarregam de comercializar os espaços, tirando essa responsabilidade das ‘costas’ do produtor de conteúdo. Tendo, portanto, mais tempo e tranquilidade para produzir conteúdos incríveis e de cada vez mais relevância para o público que se deseja atingir.
Apenas com um código, que pode ser incorporado a um produto digital, os anúncios ganham vida e geram renda para publishers.
Contar com diversas Ad Networks possibilita aos negócios digitais escalarem seus ganhos, tendo em seu inventário de mídia marcas de diferentes segmentos, contando com o aporte e apoio comercial que mencionamos acima.
Com apoio das plataformas, o publisher tem mais noção de quais anúncios serão veiculados em seu espaço e, principalmente, possuem a confiança de que as mensagens que serão publicadas tem a ‘cara’ do portal. Fazendo tanto sentido para quem publica, quanto para quem terá em seu portal os anúncios publicados.
Separamos aqui algumas das principais plataformas que utilizam dessa prática que vem conectando empresas querendo aumentar sua performance e publishers que buscam crescer exponencialmente dentro do mundo digital:
O Google AdSense faz parte da história da internet e ajudou milhares de blogs, sites e portais de notícia a se tornarem independentes com a disponibilização de seus espaços para fins publicitários.
Em suma, o Google compra os inventários de mídia de canais de conteúdo online e disponibiliza-os para compra segmentada por interesse e público-alvo.
A versão premium do irmão mais velho Google Adsense, oferece um ecossistema mais amplo de canais e publicidade para o mundo todo. Fazendo a ponte entre profissionais ou departamentos de marketing, agências e criadores de conteúdo online.
Diferente do Adsense, os leilões ocorrem em tempo real e permite ao publisher ter um maior controle entre transações diretas entre empresa-publisher, já que a plataforma permite a relação direta entre fornecedor e anunciante.
A plataforma – que hoje conecta anunciantes com publishers gigantescos, como MSN, CBS e FOX – permite colocar diversos formatos de conteúdos para veiculação, como Vídeos, imagens e textos.
E no caso de o publisher não saber qual de fato escolher, como trabalhar com cada uma dessas possibilidades, clicando aqui você pode saber mais.
Amplie suas possibilidades e acelere resultados
Conexão é praticamente sinônimo de internet e, mais do que nunca, contar com parceiros e plataformas certas no ambiente digital é extremamente necessário, e as Ad Networks possuem esse papel.
Seja você publisher ou anunciante, então está na hora de começar a pensar ações em rede e que atinjam as pessoas e lugares corretos.
A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 180 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo. A empresa é certificada pela Google e pela Xandr.
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