O Google AdSense é a maior rede de publicidade online do mundo e te paga toda vez que um visitante clica em um anúncio exibido em seu site. Tanto o Google AdWords quanto o Google AdSense fazem parte da rede de publicidade do Google. Enquanto o Google AdWords permite que os anunciantes criem anúncios que aparecem nos resultados da pesquisa do Google e também na rede dos sites de seus parceiros, o Google AdSense paga os proprietários desses sites com base no número de vezes em que os anúncios foram clicados.O valor de cada clique varia dependendo de quanto o anunciante concordou em pagar ao Google ao configurar o anúncio no Google AdWords, mas via de regra, quando alguém clica em um anúncio na sua  página, você recebe 68% dessa receita (o restante vai para o Google) – ou seja, se um anunciante define que deseja pagar R$ 1 por clique em seu anúncio, você receberá R$ 0,68 a cada vez que este anúncio aparecer em seu site e for clicado por um visitante.

Por isso é difícil definir o quanto você pode ganhar com o Google AdSense. Existem vários fatores que determinam seus ganhos: o tráfego é o principal deles (quanto mais visitantes, mais chance de receber cliques nos anúncios), mas também é preciso levar em conto o Custo Por Clique, o seu nicho, o posicionamento dos anúncios… Agora, para você que está pensando se a rede de publicidade do Google dá mesmo lucro, saiba que só em 2018 as ferramentas de busca e publicidade do Google ajudaram a movimentar 41 bilhões de reais em atividade econômica no Brasil. A Google é dona de mais de 30% das receitas de publicidade no mundo e esses dados foram divulgados em março deste ano, fruto de uma pesquisa que mediu o retorno econômico de suas ferramentas. 

No mundo inteiro, a venda de espaços de publicidade já rende ao Google mais de 100 bilhões de dólares por ano, segundo os balanços do ano passado. Uma matéria publicada na Exame mostrou que, no último trimestre de 2018, os ganhos com publicidade representaram 83% do faturamento da Alphabet, companhia-mãe do Google. E entre os produtos Google está o maior programa de afiliados do mundo – são mais de 2 milhões de blogs, sites, jogos online, vídeos e produtores de conteúdo gerando renda através dele na internet. Não há como negar o poder do Google, nem o dessa ferramenta de publicidade ligada à maior plataforma de buscas do planeta…

Como participar do Google AdSense e lucrar com essa ferramenta através de seu site

Vista a Grandiosidade do Google e do programa Adsense, agora vamos mostrar como fazer parte desse sistema de publicidade em que anúncios patrocinados são exibidos no seu site. Vale lembrar que esta é uma forma gratuita e simples de ganhar dinheiro veiculando anúncios em sua página e tem uma série de vantagens, como a revisão dos anúncios para garantir que sejam de alta qualidade e relevantes para seu público-alvo, a possibilidade de personalizar onde os anúncios serão exibidos e de escolher os tipos mais adequados para seu site. Na prática, você recebe de acordo com os cliques que obteve nos anúncios que estão no seu site. O funcionamento é simples de entender: ao criar sua campanha, você escolhe quais são seus interesses e, assim, o algoritmo da ferramenta reconhece esses assuntos e concilia os anúncios com as buscas do seu público, resultando em campanhas com maior aderência e ganhos maiores.

Sites e portais de notícias têm uma grande quantidade de visualizações diárias, o que os torna interessantes para as empresas que visam veicular suas campanhas.Se você tem um site com conteúdo próprio e ele atende as  políticas do Programa Google AdSense, você pode monetizar usando essa ferramenta. Pronto para usar o Google AdSense? Então siga esses passos para criar sua conta:

  1. Para criar sua conta do Google AdSense, você precisa de uma Conta do Google (que você já tem se usa o Gmail ou qualquer outro serviço do Google). Se você não tem, pode criar aqui.
Google Adsense

 

  1. Conta Google criada, acesse https://www.google.com/adsense/start/#/?modal_active=none e clique em “Inscrever-se agora”

 

 

  1. Nessa página insira o URL do site onde você quer exibir os anúncios

 

  1. Se seu site estiver hospedado em um dos sites de parceiros de hospedagem do Google (como o Blogger ou o YouTube, entre muitos outros), você poderá concluir essas etapas na sua conta clicando em “Continuar no…” depois de inserir o URL. Assim, é possível configurar mais rapidamente, já que os sites de parceiros possuem um processo diferente para criar contas. Caso contrário, insira seu endereço de e-mail e defina se o Google AdSense deverá enviar sugestões personalizadas de ajuda e desempenho, depois salve e clique em “Continuar”. Então, faça login na sua Conta do Google, selecione seu país ou território, leia e aceite os Termos e Condições do Google AdSense e clique em Criar conta – e PRONTO!

OK, e agora?

Conta criada, é hora de ativá-la. Ative sua conta do Google AdSense as seguintes tarefas:

  • Conecte seu site ao Google AdSense

Faça login na sua conta do Google AdSense.

  • Copie o código na sua página inicial do Google AdSense.
  • Cole o código no HTML da sua página entre as tags <head> e </head> em todas as páginas que você quer ter anúncios. Geralmente é assim. Explico: a forma de colar o código no código-fonte da sua página depende das ferramentas que você usa para editar seu site (editores HTML como o Macromedia Dreamweaver, sistemas CMS, como Blogger ou WordPress e ainda PHP). Por isso, aconselhamos que você acesse o guia de implementação onde o suporte do Google AdSense detalha o passo a passo para fazer essa colagem do jeito certo em cada tipo de plataforma. Abaixo você confere um resumo de como fazer isso am 3 das principais plataformas:

Para WORDPRESS:

http: // seu nome de domínio / wp-admin

Abra seu wp-admin

  1. Vá para a aparência
  2. Clique no editor
  3. Nele você verá um arquivo de cabeçalho php
  4. Copie o código e cole entre a abertura e o fechamento do html

Para JOOMLA

http: // seu nome de domínio / administração

  1. Crie uma conta de usuário do Google e siga as instruções para criar suas configurações do Google AdSense. No final, você terá um pedaço de JavaScript. Copie o script e salve-o em um arquivo para uso posterior.
  2. Faça logon no back-end do seu site com uma conta de administrador.
  3. Vá para Site> Configuração global e altere o editor WYSIWYG padrão para “editor – sem editor”. Se você não alterar o editor padrão para nenhum editor, o editor WYSIWYG alterará o JavaScript, mesmo se você editar a fonte HTML.
  4. Acesse Extensões> Gerenciador de módulos e crie uma nova instância de módulo do HTML personalizado do módulo.
  5. Cole o JavaScript copiado na saída personalizada e preencha os outros parâmetros, como título. Salve a instância do módulo.
  6. Vá para Site> Configuração Global e altere o editor WYSIWYG padrão novamente para o que era.

Para WIX

Vá para a guia Rastreamento e análise no painel do seu site.

  1. Clique em + Nova ferramenta e selecione Personalizado na lista suspensa. Configure seu código personalizado: insira o código que você já copiou do Google AdSense.
  2. Digite um nome para o seu código personalizado (para ajudá-lo a identificar o código se você tiver vários códigos). Em Adicionar código às páginas, selecione Todas as páginas. Selecione Carregar código uma vez na lista suspensa. Em Código do local, selecione Cabeça.
  3. Clique em Aplicar.
  4. Acesse o Google AdSense novamente.
  5. Marque a caixa de seleção Colei o código no meu site.
  •         Colou o código?  Então confirme e clique em “Concluído”.

Pode acontecer que, devido a algum problema de conexão, o Google não consiga confirmar se o código foi inserido corretamente no seu site. Nesse caso, você verá uma mensagem na página inicial do Google AdSense. Pode ser que o código esteja incompleto, ou que o seu site exija uma senha para ser acessado… Verifique novamente para descobrir onde este o erro.

Mas, se deu tudo certo, uma vez que o site está conectado ao Google Adsense, basta inserir os detalhes do endereço de pagamento e fazer a verificação do número de telefone

Google Adsense

O que acontece depois?

Depois que o Google revisar seu site para ver se ele está de acordo com as Políticas do Google AdSense, você receberá um e-mail com detalhes sobre o status de ativação. Esse processo geralmente leva alguns dias. Quando sua conta do Google AdSense estiver totalmente ativada, você poderá começar a configurar os anúncios no seu site. O guia do Google AdSense pode ajudar nessa missão. Se houver algum problema e a conta não for ativada nessa etapa, você receberá um e-mail explicando os motivos e o que fazer. Pode ser que seu site não cumpra as políticas do programa, ou mesmo que você tenha outra conta no Google Adsense (primeiro é preciso fechar uma para depois ativar a outra).  Para sites que recebem mais de 300 mil visualizações de página mensais, o próprio Google AdSense recomenda que você entre em contato com um especialista que possa impulsionar seu desempenho e te fazer aproveitar ao máximo a sua conta.  

PREMIUM PROGRAMMATIC

A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo outstream, vídeo instream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento, sem compromisso.