O Adsense possui diversos motivos para bloqueios de conta. Neste artigo vamos falar especificamente do motivo ” tráfego inválido” e como apelar caso você tenha sido banido por isso. Se você está lendo este artigo é bem provável que você já tenha recebido esse temido banimento, mas saiba que nem tudo está perdido! E se isso ainda não aconteceu com você, vamos te ensinar a agir preventivamente para que o tráfego inválido não acabe com seus negócios.

A maioria das infrações que geram banimento são causadas por tráfego inválido e violações de política. O termo “tráfego inválido” é usado para diferentes tipos de fraudes publicitárias, por esse motivo vale a pena ler tudo sobre as principais violações de política que levam ao encerramento de uma conta do AdSense, principalmente se essas duas palavrinhas estiverem no meio. Na definição da própria empresa:

“O tráfego inválido inclui cliques ou impressões que aumentam artificialmente os custos de um anunciante ou os ganhos de um editor. Ele abrange tráfego intencionalmente fraudulento e também cliques acidentais.

O tráfego inválido inclui, mas não se limita aos itens a seguir:

  •         cliques ou impressões gerados por editores ao clicarem nos seus próprios anúncios ativos
  •         Impressões ou cliques de anúncios repetidos gerados por um ou mais usuários;
  •         Editores que incentivam cliques nos próprios anúncios (como textos que estimulem os usuários a clicar em anúncios ou implementações de anúncios que possam provocar um alto volume de cliques acidentais);
  •         Ferramentas de clique ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outros softwares fraudulentos.”

Em resumo, os cliques nos anúncios do Google precisam partir do real interesse do usuário. Todo e qualquer método usado para gerar cliques ou impressões de modo artificial é estritamente proibido pelas políticas do programa. Quando o Google percebe altos volumes de tráfego inválido na sua conta, ela será suspensa ou desativada como forma de proteger os anunciantes e os usuários. Também há a possibilidade de limitar ou desativar a veiculação de anúncios do AdSense no seu site.

Agindo preventivamente: entenda as regras do AdSense

O primeiro passo para manter sua conta protegida ou para fazer uma apelação correta é entender as regras do AdSense – sem essa compreensão é difícil para qualquer publisher seguir essas normas. Lembre-se que tirar um tempo para isso é importante, já que os anunciantes são extremamente cuidadosos com essa questão do tráfego inválido e você não vai querer ter sua renda comprometida (e muito menos a sua conta). Ok, mas e se algum concorrente mal intencionado está gerando esses cliques inválidos na minha plataforma? É claro que existe a possibilidade de terceiros gerarem tráfego inválido sem que você saiba disso, mas o Google entende que, como editor, você tem a responsabilidade de garantir que o tráfego nos seus anúncios seja válido.

Por isso, é altamente recomendável consultar as dicas para evitar tráfego inválido. Entre elas, ficar de olho nos cliques e impressões é essencial. E se você notar algo suspeito, entre em contato com o Google por esse link. Também é recomendável ler o guia das políticas do Google AdSense para iniciantes – mesmo que as informações pareçam básicas, vale rever se você não está cometendo algum erro por descuido.

Mas para tudo isso funcionar e você conseguir ver se existe mesmo erro, a primícia básica é entender seu tráfego de anúncios e saber quem são os visitantes do seu site, afinal, só assim você perceberá mudanças significativas que podem indicar que algo está errado (saiba como interpretar o tráfego). Também vale destacar que alguns editores têm problemas com tráfego inválido depois de estabelecer parcerias com redes de anúncios, mecanismos de pesquisa ou sites de diretórios de baixa qualidade com a intenção de aumentar o tráfego dos próprios sites. Então cuidado com quem você contrata… E, não menos importante, aquela dica que todo mundo sabe, mas não custa reforçar: Não clique nos seus próprios anúncios!

Mesmo que você esteja interessado em um anúncio ou esteja procurando pelo URL de destino, é proibido clicar no seu próprio anúncio (use a barra de ferramentas do editor do Google AdSense para esses casos e evite ter sua conta desativada). Se o Google notar algo errado em sua conta, na maioria das vezes, você será notificado e terá um prazo para resolver os problemas para não ter a conta banida. Mas no caso de cliques inválidos o e-mail apenas informa que a conta foi desativada, dizendo: “determinamos que sua conta do Google AdSense representa um risco de geração de atividade inválida” e que “consideram ser necessário desativar sua conta do Google AdSense”, alegando que precisam tomar essas providências para manter a eficiência do sistema de publicidade do Google.

“E se eu já fui banido do Google Adsense”? Nesse caso, passe para o próximo tópico e confira algumas dicas valiosas para recuperar sua conta…

Recuperando a sua conta

O Google AdSense é uma das maiores plataformas de mídia programática do mundo e ele possui suas regras, que você deve seguir para evitar ser banido do programa e que seu site deixe de exibir os anúncios. Então, é essencial você ler detalhadamente o Regulamento do Google AdSense e segui-lo à risca.

Geralmente, as chances de recuperar sua conta são muito baixas – principalmente se você agiu conscientemente de má fé. Tenha em mente que o Google AdSense é um produto do Google e que eles querem proteger os anunciantes, afinal, são os anunciantes que estão pagando pelas campanhas publicitárias. Por isso, não há espaço para tráfego inválido no ecossistema de anúncios do Google.

Não gaste tempo bolando estratégias mirabolantes para receber cliques em seus anúncios. Seja qual for a ideia maravilhosa que você tiver, não vale a pena arriscar. Se você sabe que algo é proibido pelas regras NÃO FAÇA! Mesmo!

O Google não é bobo e desrespeitar as regras é quase um pedido para ser banido. Qualquer método que artificialmente possa gera cliques ou impressões em seus anúncios do Google é estritamente proibido. Mas se você foi uma vítima de tráfego inválido – e consegue provar isso – é, sim, possível ter sua conta de volta. Por isso, agora, vamos ao que interessa: COMO FAZER UMA APELAÇÃO AO GOOGLE ADSENSE POR TRÁFEGO INVÁLIDO?

Primeiramente, veja sua conta do Google Analytics e perceba se houve algum aumento repentino no seu tráfego – se houver, tente descobrir de onde ele veio. Por exemplo, digamos, que em um determinado dia você teve um aumento repentino no tráfego de 100.000 visitantes e você tem em média de 50.000 a 80.000 visitantes por dia; se você descobrir que a maior parte do tráfego recebido nesse dia foi de uma região totalmente diferente da habitual, isso pode ser a fonte do seu tráfego inválido. Isso deve ser documentado para apresentar como prova ao Google na hora de fazer o seu apelo.

Você vai completar um formulário online de apelo ao Google AdSense contra a decisão de desativar sua conta. Controle a raiva e a impaciência e escreva da melhor forma possível. Tome todas as ações de correção necessárias antes de enviar sua apelação. Para aumentar a suas chances de recuperar a sua conta, quando você for escrever a apelação, separamos aqui algumas dicas de como responder as seguintes perguntas do formulário:

  • Como você promove seu conteúdo?

Há muitas respostas que podem ser dadas – você pode promover prioritariamente pelas mídias sociais, por SEO, por compra de tráfego… Responda de forma específica qual fonte de tráfego você usa e seja claro em sua resposta.

  • O seu site, app mobile, e/ou canal do YouTube já violou as políticas ou Termos e Condições do Google AdSense?  Se sim, como? Inclua, também, qualquer informação relevante que você acredita ter resultado em atividade inválida. 

Seja honesto. Diga se houve ou não violação. Mencione se você encontrou alguma irregularidade no Google Analytics

  • Que mudanças você vai implementar para melhorar a qualidade do tráfego no seu site, app, e/ou canal do Youtube? 

Se você implementou alguma ferramenta de bloqueio de tráfego inválido para prevenir que seus anúncios sejam alvos de robôs, diga isso.

  • Por favor inclua qualquer dado de tráfego do seu site, app, e/ou canal do YouTube ou documentos que indiquem endereços de IP duvidosos, referências externas, ou pedidos que possam explicar atividade inválida. 

Quaisquer irregularidades que você tenha visto em relação a origem do tráfego devem ser inseridas aqui.  

Após enviar o formulário, ele será analisado pela equipe do Google AdSense, que vai avaliar se sua conta foi desativada injustamente.

Se a sua conta do Google AdSense foi recuperada…

Seus pedidos foram atendidos e parece que você está sonhando! Mas o trabalho não para: a partir de agora, nossa recomendação é que você seja ainda mais cuidadoso com as fontes de tráfego usadas e siga ainda mais à risca as políticas do Google AdSense. Afinal, melhor que recorrer é prevenir o erro – e você é responsável pelas ações em sua conta. Previna cliques acidentais, não induza os usuários a acharem que o banner faz parte do conteúdo, escolha bem suas redes de anúncios e conheça bem os serviços que você contrata para ajudá-lo na administração de seus anúncios.

Tenha certeza que seus parceiros oferecem qualidade e não burlem os regulamentos do Google AdSense.

 

E se eu não conseguir recuperar minha conta?

Sim, isso pode acontecer e sua apelação simplesmente ser negada – e deve haver um motivo para isso se você desrespeitou alguma norma do programa. A gente entende a sua frustração e essa sensação de que você perdeu tudo, inclusive seu tempo fazendo a apelação. Mas antes de simplesmente desistir, considere a opção de abrir outra conta do Google AdSense (agora com cuidado dobrado para que o banimento não aconteça novamente). Nesse caso, vale a pena investir em medidas preventivas como ferramentas que impedem os cliques de robôs em seus anúncios.

É recomendado usar outro telefone, endereço, registro de empresa e até mesmo outro IP se você escolher começar uma nova conta – e ainda sim pode não funcionar, porque seu site também pode ser banido do programa.  Se tudo isso falhar e você não conseguir resgatar sua conta ou abrir uma outra, tenha em mente que o Google AdSense é uma ótima rede de anúncios, mas não é a única. Existem muitas redes de anúncio alternativas ao Google AdSense, que têm milhões de impressões de anúncios. Também existem métodos alternativos de monetização, como a publicidade nativa, o marketing de afiliados e até o e-commerce.   

PREMIUM PROGRAMMATIC

A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 160 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo outstream, vídeo instream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento, sem compromisso.