Os editores que utilizam os blocos de anúncios do Google AdSense em seus sites notaram recentemente uma nova penalidade do Google afetando seus ganhos. É que o Google encontrou um meio de combater os cliques inválidos em anúncios do AdSense. Essa penalidade costuma ser chamada de penalidade de dois cliques (ou “doubleclick”). Esse artigo é para te ajudar a entender melhor que penalidade é essa.

O que é a penalidade “doubleclick”?

Essa penalidade exige que os usuários executem uma segunda ação para clicar em um anúncio. Este não é um problema novo, mas evidências sugerem que ele está se tornando mais comum. Segundo o Google, esse é um jeito de reduzir a incidência de cliques acidentais. Quando um spam é detectado através de um alto volume de cliques inválidos em um determinado bloco de anúncios, vem o aviso: no primeiro clique do usuário no botão de chamada para ação, aparecerá uma nota “Visitar Site” para validar a intenção de visitar a página de destino do anúncio.

Na prática, o Google exigirá que o usuário confirme que clicou intencionalmente em um anúncio antes de registrar e honrar esse clique, fazendo com que apareça uma mensagem e um botão intersticiais de “Visitar site”. O clique é registrado apenas quando clica novamente no botão e vai para o site do anunciante. Acontece que a receita é gerada para o publisher apenas quando o segundo clique é feito. Os CPMs são reembolsados ​​/ descontados também de acordo com isso e o segundo clique faz com que os CPMs efetivos caiam.

penalidade "doubleclick"

A quem essa penalidade afeta?

É preciso encarar os dois cliques como um teste ou verificação que tem um grande impacto na receita e não exatamente como uma penalidade. Explico: quando o Google emite multas para os editores, elas são anunciadas por e-mail. Para os editores do AdSense, essas ações também aparecerão no Centro de políticas de suas contas. Mas quem sofre uma penalidade de dois cliques no Google AdSense (ou seja, o site cujos usuários precisam clicar duas vezes, confirmando a ação, antes de irem para a página do anunciante) não recebe um aviso de violação do Google, nem há notificações na conta do editor, mesmo se ele estiver sendo afetado por isso.

A penalidade é uma alteração automática do Google, com base em sites que recebem uma alta porcentagem de cliques acidentais e as sanções são temporárias. O sinal de aviso número um da penalidade é a diminuição dos ganhos do AdSense nos blocos de anúncios. Verifique nos seus ganhos se houve alguma queda repentina (sem que elas correspondam a uma queda no tráfego do site) – em caso afirmativo, você pode já estar sendo afetado por esse problema. Embora esse seja um indicador muito forte de um problema, pode ser difícil ter 100% de certeza, a menos que você tenha acesso a um gerente de conta do Google ou trabalhe com um parceiro certificado como a Premium Programmatic.

Como não há e-mails ou mensagens de aviso na conta, a única outra maneira de ter certeza é testemunhar o comportamento, o que não é possível sem clicar em um anúncio (clicar em anúncios próprios é algo contrário à política do AdSense).

Você também pode instalar a barra de ferramentas do editor do Google. A barra de ferramentas permitirá que você veja se há um clique adicionado necessário para os usuários, uma vez que eles clicam em um bloco de anúncios (isso significa que os usuários precisariam realmente clicar em um anúncio duas vezes para levá-lo ao site do anunciante). Se você tiver um anúncio (ou vários) em locais onde a CTR (taxa de cliques) caiu repentinamente, esse pode ser o motivo.

*lembre-se de que isso só acontece nos anúncios do Google.

Como se livrar da penalidade doubleclick?

Qualquer problema que afete os ganhos do editor é sério e precisa ser entendido, então continue lendo para saber mais sobre como diagnosticar e corrigir a penalidade de dois cliques.

Os dois cliques não devem ser encarados necessariamente como um problema, já que essa aplicação ajuda a melhorar a experiência do usuário no seu site e minimizar a atividade de cliques inválidos e acidentais. Um usuário satisfeito se envolve mais e traz melhores resultados para seus anúncios. Além disso, proteger-se contra o tráfego vindo de cliques inválidos afeta positivamente sua conta do AdSense. Esse novo sistema pode ser uma solução bem-vinda para evitar que os publishers sejam banidos de suas contas por atividades de cliques inválidos.  

Soluções práticas:

  •         O botão Visitar site aparece porque o Google suspeita que você esteja recebendo cliques acidentais em seus anúncios, então, você precisa dar ao Google a confiança de que esse não é o caso. Isso acontecerá automaticamente se você reduzir o número de cliques acidentais.
  •         O primeiro passo para não ter problemas com diminuição de ganhos por causa do “doubleclick” é revisar a implementação dos seus anúncios. Procure unidades que historicamente têm uma CTR alta e aquelas em que a CTR caiu repentinamente de acordo com a queda de seus ganhos.
  •         Se os usuários relataram o problema, pergunte a eles quais unidades foram afetadas.
  •         Ajuste o posicionamento para eliminar cliques acidentais. Veja se a distância entre o bloco de anúncios e o conteúdo é adequada ou se algum botão de navegação está posicionado abaixo ou acima de algum bloco de anúncios. E, é claro, se seus anúncios estão devidamente rotulados (como “Anúncios” ou “Links Patrocinados”).
  •         Essa atividade inválida (cliques não intencionais) pode vir tanto de celulares quanto do computador, então não esqueça de checar a versão mobile do seu site.
  •         Outra causa comum que vemos é a mudança de layout, geralmente quando um bloco de anúncios é renderizado. Mudanças repentinas de layout podem significar que os usuários acabam clicando em um elemento diferente daquele que eles pretendiam (inclusive em um anúncio). Isso pode ser particularmente problemático para diagnosticar, pois a mudança geralmente ocorre em alguns dispositivos, mas não em outros.

Esses são cuidados simples para proteger seu tráfego e não ter prejuízos no desempenho do seu trabalho.

Lembre-se que o botão “Visitar site” está relacionado a cliques inválidos ou acidentais. Embora ainda não esteja claro se o comportamento é usado pelo Google como uma maneira de bloquear cliques acidentais ou para medi-los.

Agora vamos a um passo a passo mais prático:

Gere um relatório no seu painel do Adsense ou Ad Exchange para identificar blocos de anúncios com alta taxa de CTR (se você é um cliente da Premium Programmatic, o representante da sua conta pode ajudá-lo, caso você não tenha certeza de como fazê-lo por conta própria). Veja todos os blocos de anúncios cujos desempenhos caíram da mesma maneira (bruscamente) recentemente. Depois que o bloco de anúncios problemático (ou os blocos, caso seja mais de um) for identificado, exclua-o ou reduza tamanhos para tamanhos menores apenas no celular, por exemplo 320 × 100 e adicione preenchimento extra (30px) na parte superior e inferior.

Os resultados não são instantâneos, mas isso deve corrigir o problema. Quanto tempo isso leva parece depender da confiança do Google em quão deliberados são os cliques restantes. Isso pode levar de alguns dias a um mês. Continue sendo diligente e garanta que você esteja monitorando as possíveis unidades problemáticas.

Os publishers da Premium Programmatic não estão imunes a esses problemas, mas, graças ao nosso suporte proativo, é menos provável que os encontrem. Se eles forem afetados, os impactos geralmente serão menos graves, pois fornecemos anúncios de uma ampla variedade de parceiros de demanda de qualidade, em vez de apenas usar o Google. Nossa equipe de suporte ao editor também tem experiência em identificar, diagnosticar e resolver esses problemas para garantir que os problemas sejam os mais breves possíveis. Evitar e resolver esses problemas é apenas um dos benefícios de trabalhar com a Premium Programmatic.

Seja paciente e sua receita perdida retornará aos níveis normais após a remoção da penalidade. Mas se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda com sua conta do Adsense, entre em contato com a gente!