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Descubra a importância do tráfego orgânico para o seu site

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Você já ouviu falar em tráfego orgânico? Essa é uma fonte de aquisição de visitantes muito importante para os publishers, principalmente aqueles que desejam monetizar seus sites ou portais.

Neste post trouxemos tudo que você precisa saber sobre tráfego orgânico, sua importância e como aumentar essa fonte de aquisição! Vem com a gente!

Quais as principais fontes de tráfego?

Existem diversas formas pelas quais um site pode fazer a aquisição de visitantes na web. Uma delas é o tráfego orgânico! Confira as principais fontes de aquisição e o que diferencia cada uma delas.

Tráfego pago

Tráfego pago é qualquer visita que venha a partir de um anúncio ou post patrocinado. Isso inclui os anúncios no Google Ads, onde você paga para que o Google exiba seu site na SERP.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é qualquer visita que venha a partir dos resultados orgânicos nos mecanismos de busca. De longe, o mecanismo de busca mais utilizado pelos usuários é o Google, dominando mais de 90% das buscas realizadas, segundo dados da Statista.

Quando o usuário realiza uma busca qualquer no Google, o gigante de buscas exibe uma página com resultados pagos e orgânicos. Abaixo dos resultados com o indicativo de Ad ou Anúncio estão os resultados orgânicos.

Esses resultados são ordenados pelo algoritmo do Google como sendo os resultados mais relevantes para a busca que o usuário realizou.

Tráfego direto

O tráfego direto são as visitas em um site a partir do acesso direto à URL do site pelo usuário. Por exemplo, nosso tráfego direto é computado toda vez que um usuário digita https://wordpress-329548-1297570.cloudwaysapps.com/ no seu navegador.

Esse tráfego é qualquer acesso direto a uma página do seu site, não necessariamente o domínio principal.

Tráfego Social

O tráfego social é computado pelas visitas a partir das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Tráfego de referência

O tráfego de referência ocorre quando outro site insere um link do seu site em sua página. Ou seja, é um site que faz referência a você. Esse processo também é chamado de backlink.

Confira a importância dos backlinks para sua estratégia de SEO

Qual a importância do tráfego orgânico?

Com o tráfego orgânico, você atrai visitantes para o seu site ao oferecer conteúdo relevante e único para as buscas que um usuário faz no Google. Uma das principais formas de atrair esses usuários é a partir dos blogs, que são páginas internas de um site onde você pode mostrar ao visitante que entende muito bem do seu produto ou serviço.

Conheça os principais conteúdos para ter um blog de sucesso!

Listamos abaixo as principais vantagens de incluir a aquisição de tráfego orgânico na sua estratégia de marketing:

Custo-benefício

Diferente dos anúncios que levam ao tráfego pago, você não precisa pagar pelo tráfego orgânico. A partir do momento que o Google entende que seu conteúdo é relevante para determinada busca, ele passa a mostrar sua página na SERP.

Sem prazo de duração

No tráfego pago, enquanto você paga pelo anúncio, sua página será exibida aos usuários. Mas a partir do momento que você encerra uma campanha, aquela fonte de tráfego não existe mais.

No tráfego orgânico, isso não ocorre! Enquanto seus posts oferecerem o conteúdo mais relevante para uma busca, o Google irá mostrar seu conteúdo para os usuários.

Credibilidade do usuário

Quando um usuário vê um anúncio no Google, ele sabe que o site pagou para ser exibido. Muitos usuários ignoram os anúncios e recorrem aos resultados orgânicos, pois eles oferecem maior credibilidade.

Relacionamento com o usuário

No tráfego orgânico é possível construir uma relação a longo prazo com os usuários, que passam a recorrer ao seu site para sanar dúvidas em determinado assunto. Incluir o tráfego orgânico na sua estratégia é uma forma de usar a Jornada do Cliente a seu favor.

4 dicas essenciais para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Agora que você já entendeu a importância do tráfego orgânico para as fontes de aquisição de usuários do seu site, veja como maximizar esse tráfego e colher os bons frutos que ele possibilita ao publisher.

1. Marketing de Conteúdo

Tráfego orgânico está diretamente relacionado à produção de conteúdo relevante! É preciso oferecer um conteúdo para seu público-alvo que seja interessante para as buscas que a sua persona faz no Google.

2. SEO (Search Engine Optimization)

SEO, como o nome diz, são técnicas de otimização de sites para que o seu conteúdo seja bem posicionado na página de resultados do Google. De modo geral, o conteúdo precisa ser claro, objetivo e original. Além disso, sua página precisa oferecer uma boa experiência ao usuário, ele precisa encontrar o que está buscando!

Mas não se preocupe, fizemos um post completo com várias dicas de SEO para aumentar seu tráfego!

3. Conheça a sua persona

Qualquer estratégia de marketing precisa ter na sua base a definição de uma persona, que seria o cliente ideal para o seu negócio. Sem conhecer a sua persona, seu conteúdo vai ficar sem foco e objetivo, além de não atingir ninguém.

Por isso, conheça sua persona e saiba muito bem quais as suas demandas e suas dores. Seu conteúdo precisa responder às demandas da sua persona!

4. Escolha palavras-chave estratégicas

Quando você conhece profundamente sua persona e sabe quais suas dores e demandas, é preciso pensar estrategicamente como oferecer seu conteúdo a partir das palavras-chave que ela busca no Google.

Para isso, existem ferramentas excelentes onde você descobre o volume de buscas de uma palavra-chave e consegue selecionar os termos de busca mais relevantes para a sua persona.

Confira várias dicas de produção de conteúdo e como fazer um planejamento estratégico para atrair tráfego orgânico para o seu site!

Grande tráfego orgânico? É hora de monetizar!

Agora que você já conhece a importância do tráfego orgânico e como fazer para aumentar essa fonte de aquisição de visitantes no seu site. Conteúdo de qualidade, assertivo e interessante é a chave para um grande tráfego orgânico no seu site ou portal. 

Com um grande tráfego orgânico, vêm grandes possibilidades!

Uma delas é a de monetizar seu site com anúncios não intrusivos e que são segmentados para o seu usuário, aumentando a chance de captarem a atenção do seu leitor.

A Premium Ads é uma empresa de gerenciamento de mídia programática e suporte ao publisher. Somos especialistas em monetização, trabalhamos de forma próxima com os publishers, tirando dúvidas e oferecendo suporte para alavancar seus resultados.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP e muito mais. 

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