Muitas pessoas acham que RTB (real-time bidding) e programática são a mesma coisa, mas são coisas diferentes!
Utilizamos programática como um termo guarda-chuva para se referir à tecnologia de automatização do processo decisório de compra de anúncios para uma determinada audiência.
Mas então, o que é RTB? E como ele funciona na mídia programática?
No post de hoje vamos decifrar essa sopa de letrinhas e deixar você antenado sobre as possibilidades do RTB. Confira!
O que é RTB ou Real-time Bidding?
Real-time Bidding (RTB), segundo esse artigo da Rock Content, é uma forma de leilão para compra e venda de impressões de anúncios em milissegundos, por isso dizemos que é um leilão em tempo real.
Para não confundir RTB com mídia programática: RTB é um recurso da mídia programática onde a impressão é comprada e vendida através de um leilão.
Quais são as plataformas envolvidas no RTB?
Para entender a mídia programática, é preciso saber quais são as plataformas envolvidas nesse processo de leilão em tempo real (RTB).
- Supply-side Platform (SSP);
- Demand-side Platform (DSP);
- Ad Exchange.
Veja o que cada uma significa:
Supply-side Platform (SSP)
As SSPs são plataformas que ajudam publishers a monetizar seus sites, pois é onde os publishers disponibilizam seus inventários de espaços publicitários.
Ainda, na SSP o publisher também pode controlar alguns elementos para maximizar seus ganhos, como: preço mínimo de venda, regras para determinadas categorias de anúncios, tipos de anúncio, etc.
Demand-side Platform (DSP)
Uma DSP é a plataforma que trabalha do outro lado, com os anunciantes. Portanto, as marcas que querem promover seus produtos e serviços usam as DSPs para montar suas campanhas publicitárias.
Na DSP, o anunciante também pode controlar alguns termos, como a oferta máxima que está disposto a fazer por um espaço publicitário, público-alvo e objetivos da campanha.
DSPs são utilizadas pelos anunciantes para comprar impressões de anúncios pelo processo de compra e venda de maneira eficiente;
Já as SSPs são feitas para os publishers atuarem do lado oposto: maximizando o rendimento do seu inventário.
Ad Exchange
O processo de Ad Exchange é o que possibilita que esses dois lados da moeda (DSPs e SSPs) se conectem de maneira eficiente. Para isso, é uma plataforma neutra e autônoma que viabiliza o processo de compra e venda por meio de leilões em tempo real.
Na prática, Ad Exchanges funcionam de modo similar a bolsas de valores!
Agora que já sabemos quais são os jogadores envolvidos no processo de compra e venda e anúncios da mídia programática, vamos entender como funciona o processo de leilão em tempo real (RTB).
Como funciona o RTB?
- Quando um usuário visita um site, uma solicitação de oferta é enviada a uma SSP que notifica uma impressão disponível para compra;
- As informações enviadas podem conter dados do usuários, como demografia, informações de sua localização, tipo de dispositivo, entre outros;
- A SSP envia, então, uma solicitação de oferta para a Ad Exchange;
- Na sequência, a DSP avalia a oferta e compara com os parâmetros-alvo dos seus anunciantes. Os parâmetros-alvo podem ser diversos, como demografia, intenção de compra do usuário, interesses gerais, gênero, entre muitos outros;
- Um sistema complexo de algoritmos determina um lance (bid) pela impressão que está sendo ofertada para cada anunciante com uma campanha correspondente;
- Então, a DSP retorna um lance resposta (bid response) para a Ad Exchange;
- Por fim, a Ad Exchange que está coordenando o leilão compara os lances (bids) enviados pela DSP e outros compradores interessados;
- O anunciante que vence o leilão tem seu anúncio veiculado no site do publisher.
Mas o que torna esse processo “real-time” ou “em tempo real”? Bom, todas essas etapas acontecem num tempo de 0,1 segundo (100 milissegundos)!
No instante em que o usuário entra na página do publisher, o leilão acontece! Veja abaixo uma ilustração do processo de RTB:
Quais as vantagens do Real-time Bidding (RTB)?
Agora que você já conhece como funciona a mídia programática e seu processo de real-time bidding, veja as vantagens para o publisher desta forma de monetizar seu site.
Processo automatizado
Os espaços publicitários são ofertados de forma automatizada e em tempo real, de modo que todo o processo não depende de nenhuma transação manual.
Maior lucro para o publisher
O inventário do publisher é disponibilizado para todo um mercado de anunciantes, onde a Ad Exchange garante a maximização do valor de cada impressão.
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Como você pode ver, a mídia programática também é uma forma de maximizar os ganhos dos publishers!
Ou seja, o publisher produz um conteúdo incrível e pode lucrar muito em cima disso.
Mas se você achou esse processo complicado, não se preocupe. Você pode maximizar sua renda com mídia programática sem precisar investir tempo no processo.
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