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Página AMP: o que é, como funciona e quais as vantagens?

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As Accelerated Mobile Pages, ou AMPs, são uma tecnologia que permite o carregamento instantâneo de páginas da web e podem fazer com que você otimize ainda mais os seus resultados de marketing digital. A tradução da sigla para o português seria algo como “Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis”. Esse artigo foi escrito para você entender mais a fundo o que é AMP e como essa tecnologia pode colaborar com os resultados da sua página. Afinal, essas páginas aceleradas podem te ajudar a ter mais conversões e lucrar mais!

Primeiramente, é preciso entender porque essa tecnologia é necessária. O celular se transformou em um tipo de computador, em que as pessoas consomem muito conteúdo. Mas o plano de dados do usuário nem sempre acompanha a necessidade de consumo de dados que ele tem. Muitas vezes a qualidade da rede deixa a desejar e, dependendo da região onde você está, a velocidade é reduzida e as páginas demoram a carregar. A ideia é que com o carregamento mais rápido das páginas nos smartphones, os usuários têm mais tempo conectados –  e a chance de retê-lo é maior.   

Em 2015 o Google apresentou o AMP Project em parceria com outras empresas de renome, como o Twitter, Pinterest e o LinkedIn, todas preocupadas em melhorar a experiência de navegação nos dispositivos móveis. As AMPs funcionam com código aberto, permitindo a colaboração, e o grande objetivo é que o conteúdo das páginas carregue mais rápido. Isso é possível graças a três fatores: a AMP JS (que faz com que elementos externos não bloqueiem o carregamento da página), o AMP HTML (que é o código modificado) e o Google AMP Cache (que possibilita o armazenamento de todas as páginas AMP HTML no cache dos servidores do Google). Para identificar essas páginas, faça uma busca usando o celular e observe se o endereço tem ao  lado um “raiozinho”, como este da imagem.

Quando clicamos no resultado de busca de uma página que aparece com esse símbolo, dá pra ver como ela é carregada instantaneamente.  É como se a página AMP fosse uma nova versão da original, com o mesmo conteúdo. As vantagens de implementar seu site com AMPs são muitas e, por isso, essa é uma tendência entre os principais portais do Brasil e do mundo. 

AMP e SEO

Aderir à tecnologia AMP ajuda nas estratégias de SEO,  já que o que as ferramentas de busca querem é oferecer ao usuário uma experiência melhor e mais rápida. Sendo assim, o AMP conta como fator de ranqueamento no Google. Os usuários, por sua  vez, também preferem páginas que carregam mais rapidamente para buscar informação ou fazer compras. Os pontos negativos dessa tecnologia também existem: você pode ter menos recursos ou uma capacidade menor de personalização, já que as páginas AMP são mais simples, mais leves, sem tantos elementos visuais.

E se eu não tiver AMP?

O Google não vai punir seu site, mas saiba que sem AMP, seu site está perdendo grandes oportunidades de crescimento de audiência e faturamento. A tendência é que seus acessos venham a cair no médio e longo prazo. Com o tempo, os usuários vão exigir isso – e o Google prioriza a experiência deles. Esse HTML super otimizado chegou para ficar e, logo logo, não vai dar para monetizar se você não se preocupar com a experiência que está oferecendo ao seu público. 

Isso vale para redes de publicidade lentas, sem código otimizado. Mas, e a monetização? Bom, existem algumas especificações para anúncios nas páginas AMP. A extensão AMP-ad permite inserir anúncios amigáveis para os usuários

O que esperar?

Crescimento de 10 a 40% em audiência: Depois de acompanhar dezenas de implementações AMP de nossos clientes, os resultados que mais vemos são crescimento de audiência e faturamento programático. A audiência cresce devido a prioridade nos resultados do Google, principalmente se o seu portal possui muitas visitas orgânicas, originado de buscas por palavras chaves.

Crescimento de 10 a 30% em faturamento programático: O inventário de publicidade programática é mais disputado por anunciantes devido a sua velocidade de carregamento e taxas de viewability, e vemos valores de cpm maiores para banners bem posicionados em AMP comparado ao mobile tradicional e desktop.

Como configurar e implementar?

É preciso criar um template customizado e validar as páginas AMP seguindo uma série de aspectos técnicos. Até existem plugins de otimização e compactação de recursos, mas essas ferramentas podem remover trechos de código essenciais ou adicionar outros supérfluos, e isso atrapalha a validação das páginas.  Nós da Premium oferecemos o serviço de criação de suas páginas AMP, configurando suas tags de anúncios, para que você possa ter suas páginas prontas para atrair mais tráfego e mais lucro (sem que você tenha que quebrar a cabeça ou desembolsar milhares de reais contratando um programador para desenvolver). Entre em contato com nosso time e saiba mais!

E se você quiser entrar ainda mais a fundo nesse assunto, esses links abaixo (em inglês) valem a leitura:

Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas e a fazer você perceber a importância de implantar as AMPs em seu site o quanto antes. Invista nessa mudança e melhore seus resultados!  

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