Otimização para Ad Exchange com inteligência artificial

Aumente de 15 a 40% sua receita do Adx.

Processo 100% automatizado .

O fim das análises manuais de preços.

Para publishers com contas do Google Ad Exchange ativas em seus portais. 

A Otimização para Ad Exchange é um sistema avançado de otimização de receita programática para publishers baseado em machine learning e e redes neurais.

Essa tecnologia analisa seus dados de Real Time Bidding (RTB) , para prever e ajustar estratégias de preço (floor prices), operando com bilhões de impressões de anúncios diariamente em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dessa forma, o Publisher tem garantia que não perderá nenhuma oportunidade de monetização,  como também tem insights únicos sobre a qualidade e o valor do seu inventário

 

Nossos algoritmos de machine learning correlacionam automaticamente os dados históricos de branding (com marca, semitransparente ou anônimo) com o eCPM da Ad Request. Essas análises embasam o nosso processo de teste das regras de preço com melhor potencial no ADX.

Por ser um processo realizado de forma contínua (desde que os dados históricos dos últimos minutos estejam disponíveis), o sistema tem a habilidade de alterar e explorar novas regras de preço caso o anunciante altere sua estratégia de compra.

Esse processo ocorre continuamente e é por isso que em situações que ocorrem mudanças no comportamento do anunciante, o sistema fará alterações nas regras de preço.

A Premium Programmatic é parceira exclusiva no Brasil da YieldBird, empresa de monetização programática com sede em Varsóvia, na Polônia e proprietária da tecnologia de otimização.  

A YieldBird monetiza mais de 250 publishers no mundo com 10 bilhões de impressões mensais em sua rede. A empresa é uma subsidiária do grupo Agora S. A. a maior empresa de mídia da Polônia,  cotada na bolsa de valores de Varsóvia com faturamento anual superior a R$ 1,5 bilhões. 

Além da YieldBird, as atividades do grupo Agora incluem jornais impressos, portais de conteúdo, cinema, rádio, revistas impressas, livros e mais. 

 

Através dos bons resultados de otimização manual realizado pelos analistas de mídia do grupo Agora para suas dezenas de propriedades digitais, o  software de otimização começou a ser desenvolvido com o objetivo de automatizar 100% do cansativo trabalho manual de ajustes de preços nas plataformas programáticas.  

Hoje o software é utilizado em dezenas de grandes publishers na Europa e Estados Unidos com sucesso, e está disponível para sites no Brasil com sua própria conta do Google Ad Exchange. 

Para publishers que não possuem conta do Ad Exchange, a tecnologia também pode ser utilizada como parte da monetização direta da Premium Programmatic, que envolve a integração de outras redes de anúncios, ajustes e implementação de formatos especiais e gerenciamento do inventário programático do cliente em geral. Saiba mais navegando em nosso site.

 

O leilão RTB sem otimização

No leilão RTB não otimizado, o Google Ad Exchange envia o pedido de oferta (bid request) para as diversas DSP´s do mercado conectadas á sua plataforma.

No exemplo, temos três ofertas de preços competindo, sendo a maior delas de quatro dólares. 

Devido ao mecanismo de fechamento de preço padrão de mercado, chamado de  “segundo preço” ou ” leilão holandês “, onde o vencedor do leilão paga o segundo melhor preço, apesar da oferta de $4 no mercado o cpm efetivamente pago para o publisher será de $2.76, um centavo acima da segunda melhor oferta, deixando na mesa de negociação $1.24 que será perdido. 

O mesmo leilão otimizado

Com o uso de nossa solução, o mapeamento do perfil de compra e lances de cpm dos anunciantes no mercado são identificados e confrontados com uma regra de preço individualizada,  buscando posicionar o preço mínimo o mais próximo possível do histórico de lances mais recentes. 

No leilão de exemplo, o preço mínimo da DSP 1 seria configurado para $ 3.90 , próximo ao preço médio de lances imediatamente anterior. 

O lance vencedor de $4 teria um preço pago ao publisher de $3.91, diminuindo drasticamente o faturamento ” deixado na mesa” e um resultado 41% acima do leilão sem otimização do exemplo. 

 

Dimensões mapeadas

Redes Neurais

Nosso algoritmo analisa milhões de combinações de dimensões para definir as estratégias de preços mais adequadas. 

Usuário

As dimensões de usuário mapeadas inclui: Categoria de dispositivo (mobile, desktop ou tablet); geografia ; tipo de navegador (nome e versão)

Contexto

Domínio e url, bloco de anúncio, posição do anúncio na página e tema do artigo na página* (em breve) 

Navegação

Profundidade e tempo de sessão por usuário,dia da semana, hora do dia e valor do usuário para o anunciante* (em breve)

Mais recursos

Modelo Matemático

 Graças ao aprendizado continuo, com o tempo o modelo se torna mais sensível ao padrão de compra do anunciante e é capaz de compreender mudanças de estratégias rapidamente, capturando a maior parte do bid através do ajuste de regras de preços.

Em tempo real

 Esse processo é caracterizado por utilizar uma tecnologia avançada – que permite setar preços mínimos a milhões de solicitações de impressões por dia, sem causar atrasos no carregamento (com as configurações do header bidding). A administração continua dos preços mínimos, garante a potencialização máxima da receita.

Competição entre algoritmos

Para testar novos algoritmos de inteligência artificial, construímos um framework que permite uma “luta interna de algoritmos”, ou seja, uma competição entre os algoritmos na qual o que possuir maior receita será o ganhador. Desta forma o sistema continua em constante evolução e de adaptando rapidamente ás mudanças de mercado.

Otimização usada em publishers da Europa, EUA e Brasil

Dubizzle – Emirados Árabes

Pré requisitos

conta direta do google ad exchange

A otimização só funciona para as impressões do Ad Exchange e portanto uma conta própria e direta do publisher é necessária. O software não otimiza outras ssp's , demanda do Google AdSense ou conta do Ad Exchange de terceiros (reseller's account) Caso você seja um publisher menor, sem conta direta com o Ad Exchange, entre em contato para conhecer nossa proposta de gerenciamento de inventário, ou navegue pelo nosso site e conheça nossos demais produtos e serviços.

google ad manager como servidor de anúncios

Para o funcionamento da otimização é necessário que o publisher use como base o Ad Manager - antigo Google DFP - e que possua o recurso alocação dinâmica ativada.

header bidding

O software funciona com o seu setup de header bidding, porém não otimiza nenhuma das redes plugadas no wrapper, apenas as impressões do Ad Exchange. Este recurso estará disponível em breve.

Estudos de caso

Dubizzle - Grupo Olx

Emirados Árabes

+20% aumento de receita

Polska Press

Polônia

+18% aumento de receita

Banda B - 22 milhões de PV

Curitiba, Brasil

+28% aumento de receita

Setup

Prazo

5 dias úteis para a otimização ser ativada. O setup é coordenado pelo time da Premium Programmatic no Brasil e time da YieldBird na Polônia

Acesso API

Será necessário a liberação de acesso API no Ad Manager do publisher para a coleta de dados do algoritmo, para posterior otimização.

Regras

Criação no Ad Manager do publisher de centenas de chaves valor, canais e regras de preços para a otimização. 

30 dias

O sistema precisa de 10 dias para aprendizado e coleta de dados para mostrar os primeiros resultados de aumento de cpm. Período mínimo para análise justa é de 30 dias.

Termos financeiros

Total transparência
5% de cobrança sobre o faturamento mensal bruto do Adx
  • Cancele quando quiser
  • Receita fica em sua conta do Adx
  • teste sem compromisso por 30 dias
  • Sem risco de inadimplência

Transparência

Cálculo do Uplift

Vamos entregar nossos relatórios de aumento de receita e resultado do software, que poderá ser checado contra os dados do Ad Manager do publisher.

Controle total

Todos os dados de faturamento, otimização e cálculos de pagamento são gerados a partir do Ad Manager to próprio publisher, que poderá realizar análise independente

Sem risco

A receita otimizada continua toda como está, indo direto para a conta do Publisher, que irá pagar a Premium posteriormente, sobre o faturamento bruto final do mês.  

Resultado

Não há casos de clientes com aumento de receita menor que 10%. Muitos passam de 30%. Mesmo no pior cenário, ainda é lucrativo para o publisher após nossas comissões. 

Contato



Isabela Esteves - Account Manager

44 991320040

isabela@premiumads.com.br

skype: estevesb.isabela