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Digital AdSpend 2020/2021: aumento nos investimentos em publicidade digital

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Em outubro de 2021, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) lançou o relatório Digital AdSpend 2020/2021 com um panorama detalhado do cenário de investimento em publicidade digital e das tendências para o futuro.

Separamos para você os principais pontos deste relatório que mostra que, diante de um cenário global de pandemia, o processo de transformação digital acelerou bastante!

E já adiantamos: o investimento em publicidade digital atingiu um patamar histórico: foram mais de R$23 bilhões no ano de 2020. Confira mais detalhes abaixo.

Para começar: alguns dados sobre o comportamento digital dos usuários

Para entendermos porque os investimentos em publicidade digital vêm crescendo tanto, precisamos olhar para o comportamento dos usuários: 56% das pessoas afirmaram que a pandemia ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia-a-dia.

Além disso, a pesquisa trouxe um dado que mostra como o público das mídias digitais aumentou: 27% das pessoas fizeram uma chamada de vídeo com amigos pela primeira vez durante a pandemia.

Ou seja, o perfil dos consumidores de tecnologia mudou: além dos usuários que já incluíam a tecnologia nas suas atividades cotidianas, agora o mercado digital também conta com novos usuários que antes não faziam tanto uso.

Como reflexo disso, o investimento em publicidade digital respondeu à altura! 

Aumento dos investimentos na publicidade digital

Mesmo em um ano de grave crise sanitária devido à pandemia do coronavírus (2020), o investimento do mercado em publicidade digital aumentou quase 50% em relação a 2018.

Em 2018, o IAB reportou um investimento de R$16 bilhões em publicidade digital e, em 2020, esse investimento subiu para R$23,7 bilhões!

No primeiro semestre de 2020, o investimento sofreu uma retração principalmente pelos impactos das quarentenas e pelo sentimento geral de insegurança com a pandemia.

Mas já no início do segundo semestre de 2020, esse mercado voltou a aquecer e se manteve crescendo até o final do ano, impulsionado pelas festas de fim de ano e pela Black Friday!

Além disso, 50% destes setores econômicos tiveram o meio digital como o principal destino da verba em publicidade em 2020.

O número de anunciantes no digital continua crescendo

Outro dado muito importante é em relação ao número de players que atuam no mundo digital: comparando os dois primeiros semestres de 2020 e 2021, o número de anunciantes no digital cresceu 57%!

Para os publishers a notícia é ótima, mostrando que existe um número crescente de marcas que estão disputando espaços publicitários digitais. No período em questão, os setores que mais tiveram um aumento no número de anunciantes foram o imobiliário (+139%), eletroeletrônicos (+117%) e de serviços (+111%).

Dispositivos e formatos: para onde foi direcionado o Ad Spend?

Outro número impactante do relatório diz respeito aos dispositivos e formatos para os quais foram direcionados os investimentos em publicidade digital em 2020.

Entre os dispositivos, 75% do Ad Spend digital foi para dispositivos móveis! Por isso, reforçamos a importância dos sites responsivos.

Já entre os formatos preferidos, destacam-se o Banner e o Vídeo, com 37% e 26% respectivamente.

Quais são as expectativas de crescimento no final de 2021?

As expectativas de agências e anunciantes para os investimentos em publicidade digital são surpreendentes:

  • 79% da base de respondentes do IAB diz que a previsão será de aumento dos investimentos em publicidade digital ao final deste ano;
  • Destes, 66% apontaram que a previsão é de um aumento entre 11% e 30% em relação ao ano anterior.

A preferência pelas transações de mídia automatizadas

Até aqui, já deu pra perceber que a publicidade digital vem em uma crescente de investimentos. Mas, para além deste dado, a pesquisa do IAB também abordou um tema muito importante: a automatização das transações de mídia.

Ao final do ano de 2020, os dados indicaram que 90% das transações de mídia digital foram feitas de maneira automatizada, seja em plataformas self-service ou de mídia programática (direta e RTB).

Mas por que a preferência pelas tecnologias automatizadas na publicidade digital? Os motivos são os seguintes:

  • Segmentação em tempo real orientada por dados;
  • Facilidade de integração de dados nas plataformas;
  • Integração de dados com as segmentações de mídia; e
  • Enriquecimento de dados proprietários com fontes externas.

Ou seja, a automatização dos processos de compra e venda de anúncios mostrou seus resultados assertivos para o anunciante e para o publisher.

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