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6 dicas essenciais para uma curadoria de conteúdo que vai cativar sua audiência

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Você já ouviu falar em curadoria de conteúdo? É um processo muito importante para levar informações que a sua audiência tem interesse e que deve ser feito com cautela.

Confira abaixo dicas e recomendações para realizar uma curadoria de sucesso para o seu público!

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é o processo de reunir informações de diversas fontes sobre um determinado assunto. No Marketing de Conteúdo, a curadoria de conteúdo é parte essencial junto da criação de conteúdo. Vamos falar dela também ao final desse post.

Quando um publisher realiza uma curadoria de conteúdo, as informações que ele está divulgando não são autorais. Ou seja, é um repasse contextualizado de conteúdo autoral de outras fontes.

Qual a importância da curadoria de conteúdo?

Você pode estar se perguntando: mas isso não é plágio? Não! Pois uma parte essencial da curadoria de conteúdo é dar crédito às fontes utilizadas. Ela é uma forma muito importante de oferecer conteúdo relevante para a sua audiência em um só lugar. A sua audiência quer consumir conteúdo relevante e de qualidade, independente de qual fonte. 

Ao invés de sair buscando suas informações em diversos lugares, você pode oferecer um local que reúne tudo que seu público precisa se você fizer uma boa curadoria de conteúdo no seu nicho de atuação.

Aqui no blog da Premium Ads, nós também fazemos curadoria de conteúdo para sempre oferecer aos nossos visitantes o melhor conteúdo sobre otimização de sites para mecanismos de busca, monetização e aumento de tráfego.

Assim, somos referência nesses assuntos e nossa audiência sabe que pode encontrar aqui as informações mais relevantes e atualizadas sobre esses temas.

Etapas da curadoria de conteúdo

Uma boa curadoria de conteúdo pode ser dividida em três etapas: pesquisa, contextualização e divulgação.

Pesquisa

É o momento em que você acompanha as principais notícias e artigos sobre assuntos relevantes para a sua audiência. Se inscreva em Newsletters de portais confiáveis e fique sempre atualizado com o que está acontecendo de mais importante no seu nicho.

Contextualização

Agora que você já reuniu o conteúdo mais recente e relevante para  seu público, é hora de contextualizá-lo. Nada de jogar links e informações soltas para sua audiência, tome o trabalho de explicar porque você escolheu esse conteúdo.

Compartilhamento

Agora que você já reuniu o conteúdo e contextualizou sua relevância, é hora de compartilhá-lo. Você pode criar posts em seu blog, enviar uma Newsletter para sua lista de contatos ou divulgar sua curadoria nas redes sociais.

6 dicas essenciais para uma boa curadoria de conteúdo

Confira algumas dicas que separamos para você fazer uma curadoria de conteúdo relevante e assertiva para sua audiência:

  1. Conheça a sua persona: Você precisa saber profundamente as demandas da sua audiência para oferecer o tipo de conteúdo e informação que ela deseja consumir;
  2. Utilize fontes confiáveis: Tenha certeza de que as fontes que você consulta são confiáveis e referência no assunto. Jamais compartilhe artigos e informações duvidosas;
  3. Sempre dê o crédito: Citou informações autorais de outra fonte? Sempre dê os créditos!
  4. Escreva na linguagem da sua persona: Encontrou um artigo científico que é interessante para sua audiência? Traga os resultados de maneira clara e objetiva para o seu público.
  5. Aposte em fontes internacionais: Traga em primeira mão para o seu público conteúdo que vem do exterior também. Traduzir um conteúdo relevante é uma forma muito eficaz para atrair visitantes (mas tome cuidado com a tradução);
  6. Específico é melhor do que abrangente: Não confunda sua audiência! Ofereça sempre um conteúdo organizado e agrupe informações sobre um mesmo tema para que o consumidor saiba exatamente sobre o que você está falando.

Curadoria de conteúdo e criação de conteúdo: qual o melhor?

A criação de conteúdo é quando o publisher elabora de maneira autoral um conteúdo relevante e de qualidade para seu público-alvo. Essa também é uma forma importantíssima de fazer Marketing de Conteúdo! Mas não existe polêmica: criação e curadoria de conteúdo são complementares e juntas constroem um espaço rico em informações para a sua audiência.

Na criação de conteúdo, você traz para o público o que você domina sobre esse nicho a partir da sua experiência e dos serviços e produtos que oferece. Na curadoria de conteúdo, você oferece ao público informações de diversas fontes sobre algo que é do interesse deles. 

Muitas vezes seu público não tem tempo ou conhecimento das fontes que você cita, é uma oportunidade de mostrar que seu site é um local de referência.

Venha para a Premium Ads!

A Premium Ads é uma empresa de gerenciamento de mídia programática e suporte ao publisher. Somos especialistas em monetização, trabalhamos de forma próxima com os publishers, tirando dúvidas e oferecendo suporte para alavancar seus resultados.

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP e muito mais. 

Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

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