Nós já citamos em alguns artigos a IAB, Interactive Advertising Bureau, como realizadora de pesquisas e como órgão regulamentador do mercado. Mas você sabe realmente o que é a IAB BRASIL e qual a sua importância? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esta entidade sem fins lucrativos que está totalmente ligada ao universo da mídia programática.
O que é a IAB?
A Interactive Advertising Bureau reúne as principais empresas do mercado digital, entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. A instituição foi criada para desenvolver o mercado de publicidade digital no País e para incentivar a criação de normas e padronizações para o planejamento, a veiculação e a compra e venda de mídia. A entidade também conduz pesquisas e estudos que possam ajudar a melhorar a eficiência da mídia no Brasil. A IAB é uma rede internacional de associações, presente em quase 50 países e, por isso, consegue promover o intercâmbio de experiências e de conhecimentos técnicos promovendo eventos e cursos e publicando artigos, disseminando informação que ajuda esse mercado a se desenvolver. São 230 associados de diferentes áreas: Veículos de mídia, produtores de conteúdo, agências de publicidade, institutos de pesquisa, prestadores de serviços, consultorias, empresas de tecnologia e anunciantes.
O que a IAB BRASIL faz?
Os comitês, formados por alguns dos maiores nomes do cenário nacional, promovem fóruns de discussão exclusivos sobre diversas temáticas ligadas à publicidade digital, como ad verification e combate à fraude, proteção e gestão de dados, métricas e, claro, mídia programática e automação. Das reuniões surgem projetos de capacitação, cursos in company com o que há de mais atual no mercado, além de conteúdo em diferentes plataformas, como o YouTube e Spotify. Para quem deseja se aprofundar mais na temática da publicidade digital, a IAB BRASIL oferece cursos de mídia programática para diferentes níveis de conhecimento, desde os conhecimentos mais básicos aos mais especializados para cada tipo de interesse – Traders, Sales, Publishers… E ainda há um trabalho voltado para o acompanhamento direto sobre as questões legais e governamentais envolvendo o setor. A assessoria política da entidade mapeia todos os projetos de lei que dizem respeito à mídia digital e periodicamente se reúnem com representantes do governo para sugerir propostas que favoreçam a evolução do ambiente da publicidade digital.
A diretoria é composta por grandes nomes:
Marco Bebiano (Google) Presidente
Cristiane Camargo (Iab Brasil) Ceo
Raffael Mastrocola (Oliver Agency) Cfo
Além Do Conselho Executivo, representado pelos principais players do mercado:
Ana Moises (Linkedin) Presidente Do Conselho
Além de definir formatos de anúncio aceitos e ajudar a regulamentar o mercado, as pesquisas desenvolvidas pela IAB BRASIL norteiam o desenvolvimento do mercado da publicidade digital no Brasil, antecipando tendências e mensurando avanços em diferentes plataformas. Vale a pena acompanhar as novidades disponibilizadas. A Premium Programmatic é associada a IAB BRASIL e utiliza de suas ferramentas para se manter à frente no mercado, antecipando aos nossos publishers as boas práticas recomendadas e implantando as novidades que comprovadamente influenciam na otimização do seu desempenho com mídia programática. Para receber primeiro as informações referentes às tendências de mercado no Brasil e no mundo, assine a nossa newsletter.
Premium Programmatic
A Premium Programmatic é especialista em gestão de mídia programática, atende mais de 180 portais de notícias do Brasil com 1,2 bilhões de impressões monetizadas mensalmente, integrando o seu portal com as principais demandas e redes de anunciantes nacionais e internacionais, incluindo a demanda premium de anunciantes disponível no Google Ad Exchange, a maior bolsa de negociação de mídia programática do mundo. A empresa é certificada pela Google e pela Xandr.
Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais. Saiba mais navegando pelo nosso site e entre em contato com nosso time comercial para uma análise de seu portal e potencial de faturamento, sem compromisso.