preloader

Mudar o tema do WordPress prejudica o ranking no Google?

Mudar o tema do WordPress prejudica o ranking no Google?

mudar tema wordpress
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Todo site precisa de uma atualização em sua aparência de vez em quando, mas mudar o tema do WordPress pode prejudicar seu ranking na SERP do Google?

Para respondermos a essa pergunta, primeiro precisamos entender até que ponto o tema de um site em WordPress impacta o seu ranqueamento. Ah, para compreender melhor o conteúdo abaixo, é preciso ter um conhecimento básico em SEO.

Se você quer saber o que é SEO e porque ele é extremamente importante para o seu site, confira 5 dicas para aumentar seu tráfego e monetizar mais.

Entendendo a diferença entre Body e Head

Em SEO, é fundamental compreender a diferença entre o que é a tag body e o que é tag head dentro da código de html, que normalmente é a linguagem que os sites são feitos. Mas, calma, não precisa se assustar com esses termos e com esse papo de linguagem de programação. Hoje em dia está tudo muito mais fácil de ser customizado, principalmente, se você trabalha com temas.

Pois bem, para ficar mais didático, a primeira dica é traduzir os termos, ou seja, body (corpo) e head (cabeça). Na prática, o conteúdo que está na head do código é o que aparece para os mecanismos de busca, como o Google. E, aquilo que está no body é o que aparece para o leitor do seu blog.

Isto é, quando alguém procura pela sua palavra-chave ele visualiza um resultado no Google, certo? Certo, então, esse resultado é o que está no head do site, que pode ser ajustado pelo plugin do Yoast, por exemplo. 

Veja este post sobre os melhores plugins de WordPress.

Depois que a pessoa clica no resultado de busca é encaminhada para a página de conteúdo do seu site, certo? Certo, pois bem, essa página é feita com o conteúdo que está na tag body da programação em html. Agora que você já aprendeu a diferença entre head e body é hora de saber como trabalhar o SEO do seu site que foi montado com um tema. 

Quais os impactos do tema do meu site para SEO?

Temas no WordPress são grupos de arquivos que, juntos, criam a aparência geral de um site. Esses arquivos são códigos, folhas de estilo e imagens. E tudo isso se transforma no site que vemos online. Dessa forma, os temas do WordPress impactam como um conteúdo é exibido, incluindo texto, imagens e cabeçalho.

Opa! Aqui já podemos perceber que a forma como um conteúdo é exibido ao usuário é de grande importância para o ranqueamento de um site no Google. Mas tem mais! O tema de um site também impacta outras esferas, como:

  • Velocidade do site;
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Link-building;
  • Navegação no site;
  • Opções de conteúdo;
  • Uso de dados estruturados.

Agora que já sabemos como o tema de um site em WordPress impacta o funcionamento geral do site, vejamos como mudar um tema pode impactar seu ranqueamento no Google.

Mudar o tema no WordPress impacta meu ranking no Google?

Os melhores temas do WordPress tornam mais fácil para os mecanismos de busca – como o Google – entenderem como é a estrutura de um site.

Isso significa que escolher o tema certo pode impactar positivamente seu ranqueamento no Google para palavras-chave relevantes. Temas bem estruturados tornam mais fácil o processo dos robôs dos mecanismos de pesquisa vasculharem toda a estrutura do seu site e entenderem onde está cada coisa.

Quando você muda o tema do seu site em WordPress, os robôs do Google precisam vasculhar novamente seu site para entender sua nova estrutura. Por isso, existe a possibilidade de que o ranking de um site caia quando você altera ou remove um tema.

De modo geral, quando isso ocorre porque o publisher alterou o tema do seu site, é apenas uma questão de tempo até os robôs vasculharem novamente o site e entenderem sua nova estrutura.

Como minimizar os impactos da mudança de tema?

Como os temas do WordPress determinam várias coisas dentro de um site, é importante considerar qual tema irá funcionar melhor para seu tipo de negócio e tipo de publicações antes de tomar uma decisão definitiva de mudança.

Lembre-se: quando falamos em ranqueamento, também estamos falando de um processo automatizado dos mecanismos de busca para encontrar você em meio a milhões de outros sites na internet.

Por isso, para garantir que o Google ainda encontrará seu site e irá entender todas as suas funcionalidades depois dessa mudança é preciso ter cautela. Mas, para facilitar a sua vida separamos algumas dicas do que deve ser feito caso você faça alteração do tema:

Usar temas profissionais

Muitas vezes queremos economizar e acabamos usando temas que não atualizam com frequência, isso pode prejudicar o índice de qualidade do seu site.

Sempre atualizar o WordPress 

O WordPress é uma plataforma aberta, com muitas otimizações durante o ano. É importante você manter o WordPress atualizado porque alguns plugins param de funcionar quando a plataforma está desatualizada. 

Não usar imagens muito pesadas 

Muitos temas vêm com imagens em altíssima qualidade. Isso é bem legal, porém elas pesam demais e podem prejudicar na velocidade de carregamento do seu site. O melhor é baixar a imagem e reduzir o tamanho em algum software de design. 

Ajustar a URL das imagens com a palavra-chave 

O google lê muita coisa do seu site através das URL, é o ponto de partida. Então, procure mantê-las ajustadas de acordo com as palavras-chave que você quer ranquear. 

Sempre atualizar as informações do post, mas sem mudar a URL

Quando você escrever algum post mostrando dados ou outras informações que podem mudar durante o tempo, é sempre bom “reformar” esse post, ou seja, atualizar as informações e indicar na data do post que ele foi atualizado em determinada data. Mas, faça isso sem mudar a url, pois senão terá que indexar o post novamente no Search Console.

Indexar a URL das páginas e dos posts no Google Search Console 

Uma página ou post que não esteja indexada no Search Console acaba não sendo encontrada pelos robôs do Google. Por isso, é fundamental que depois de publicada a URL seja indexada no Google Search Console

De qualquer maneira, para minimizar os impactos da mudança de tema no seu site, recomendamos que você trabalhe com um desenvolvedor web profissional. Ele vai elaborar a nova estrutura do seu site e criar um sitemap. Dessa forma, você garante que o robô do Google não terá trabalho em compreender o que mudou e seu ranking volta ao normal sem maiores problemas.

Tenho um grande tráfego no meu site, mas não sei como ganhar dinheiro com isso!

Agora que você já sabe como é importante ter cautela ao mudar o tema do seu site WordPress, pode pensar em como monetizar com um grande tráfego. Atualmente, a mídia programática é a forma mais rentável para o publisher que deseja monetizar seu site.

Nela, o processo de venda dos espaços publicitários no site do publisher é mais assertivo e com maiores possibilidades, pois utiliza a base do Google Adsense e também outras Ad Networks. Conheça as soluções em mídia programática da Premium Ads!

Nossa monetização com tecnologia header bidding inclui display (banners), vídeo out-stream, vídeo in-stream, apps nativos, formatos especiais de publicidade, criação e monetização de páginas AMP, consultoria e muito mais.

Entre em contato com o nosso time comercial para uma análise de seu portal e descubra o seu potencial de faturamento!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades da Premium e do mercado de mídia programática!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin