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10 sugestões de conteúdo para um blog completo

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Criar conteúdo para blog é uma forma de aumentar o tráfego orgânico de um site e construir sua autoridade em determinado assunto para os mecanismos de pesquisa.

Por isso, possuir um blog no seu site é uma ótima forma de mostrar ao usuário que sua empresa entende do que está falando. Por exemplo, se você possui um site que vende viagens, possuir uma página de blog onde você posta dicas de turismo mostra para o visitante do seu site que você tem muito a agregar nesse tema.

Embora o seu produto seja as viagens, o blog ajuda a construir uma autoridade no assunto “viagens” e “turismo”. Além disso, seu site também passa a  ser encontrado por pessoas que estão em outra etapa da jornada do cliente, aquelas que ainda não tomaram a decisão de comprar uma viagem, mas tem interesse no assunto.

Confira os 10 tipos de conteúdo que são essenciais para um blog de sucesso

Blog posts Informativos e educativos

Conteúdos informativos e educativos, em formato de blog post, são a espinha dorsal de um blog de sucesso. Com eles, você consegue informar e educar o seu leitor sobre temas que são importantes para ele e para você.

Se você possui um site que vende viagens, o seu blog pode tratar de turismo, informar ao seu leitor quais são os melhores locais para ele visitar, quais são as melhores atividades para fazer e a melhor época para ir. 

Dessa forma, o seu leitor encontra no seu site muito mais do que ele imaginava precisar. Se o objetivo dele era viajar para Fernando de Noronha, ele acaba descobrindo que existem diversas peculiaridades no turismo para essa ilha e fica com a certeza de que você entende do serviço que oferece.

Infográficos

Infográficos são conteúdos informativos produzidos a partir de uma junção entre texto e imagem. Dependendo do seu público-alvo e do seu nicho, transmitir informações apenas com textos pode não ser efetivo para captar a atenção da audiência.

Quando você quer informar sua audiência sobre um tema que se baseia majoritariamente em dados, infográficos são ótimas alternativas. Você consegue apresentar diversos resultados numéricos sem confundir o público que talvez não esteja acostumado com uma análise quantitativa. 

Ebooks

Ebooks são uma forma excelente de transmitir um conteúdo extenso e bem elaborado, além de também ser uma poderosa ferramenta para captação de leads

É importante ter em mente que um ebook precisa de editoração e de uma estruturação do conteúdo como um livro (como divisão em capítulos). Seu conteúdo deve ser consideravelmente mais extenso que o de um post blog. Você pode divulgá-lo em formato PDF para os leads e ainda aumentar sua lista de e-mails!

Listas

Listas são uma forma excelente de apresentar informações de maneira rápida e organizada para seu público. No dia-a-dia sempre recorremos a listas para organizar nossa rotina e você pode entregar essa possibilidade através do seu blog.

Esse post, por exemplo, é uma lista de 10 conteúdos que você precisa conhecer para ter um blog de sucesso. Nele você pode passar o olho rapidamente e conferir todos os tópicos que listamos, além de se aprofundar nos tópicos que são de maior interesse para você.

Entrevistas

Entrevistas são uma forma muito efetiva de cativar o seu público com os comentários de um especialista sobre o assunto que você está tratando. Você não precisa gravar uma entrevista e transmitir um vídeo ou áudio, pode simplesmente trazer em formato de texto os pontos mais relevantes que o especialista apontou sobre determinado tema.

A entrevista também é uma forma de trazer informações em primeira mão para a sua audiência, tornando o seu blog um canal relevante e com informações de qualidade.

Dados e pesquisas

Esse é um tipo de conteúdo extremamente relevante para a sua audiência! Diversas pessoas têm dificuldade em compreender análises estatísticas, gráficos e tabelas extensas. Por isso, sintetizar os resultados de uma pesquisa em um post é uma forma de comunicar informações relevantes para o seu público de maneira simples.

Além disso, o publisher se beneficia pois não precisa conduzir uma pesquisa sobre um tema que sabe que é relevante para a sua audiência. Sabemos como produzir uma pesquisa de qualidade é algo complexo que demanda tempo e dinheiro. 

Por isso, não deixe de conferir o que as instituições renomadas na sua área estão pesquisando e transmita essas informações para o seu público, pois você se torna um canal confiável que traz informações ricas de uma forma que o usuário consegue entender.

Cobertura de eventos importantes

Vivemos na época das lives! Todo nicho possui diversos eventos acontecendo de maneira online e sabemos que nem todo mundo consegue acompanhar todas as exibições que gostaria.

Essa é uma oportunidade de trazer para o seu público os principais acontecimentos de um evento importante no seu segmento! Houve lançamento de um produto? Quais foram as novidades abordadas? Conte tudo para o seu público e deixe eles se sentirem mais próximos do que não puderam conferir em primeira mão.

Passo-a-passo ou “como utilizar”

Existe alguma ferramenta que o seu público gostaria de aprender a utilizar? Você pode trazer um passo-a-passo de como utilizar um software, como elaborar uma planilha importante ou mesmo como desenvolver uma ideia.

Se você deseja trazer esse tipo de conteúdo para a sua audiência, é importante deixar o conteúdo organizado e numerado. Grandes blocos de textos não são efetivos quando queremos guiar nosso leitor nas etapas de um processo, então seja cauteloso e leve informações bem mastigadas para o seu público!

Podcasts

Quem nunca ouviu um podcast? Com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas estão recorrendo a formas de consumir conteúdo que possam integrar com outras tarefas cotidianas. Colocar podcasts no seu blog é uma forma de atingir uma audiência que prefere apenas escutar o conteúdo enquanto faz outras coisas. 

Mas se você quer usar o podcast a seu favor, é preciso uma boa dose de dedicação: roteiro, conteúdo, edição de áudio e, o mais importante, periodicidade. Seu leitor precisa saber que a cada tantos dias, você terá um conteúdo novinho em folha para ele.

Mitos e verdades

Por último, trouxemos uma sugestão de conteúdo que é muito buscada hoje em dia: mitos e verdades sobre um determinado tema. A grande utilização do termo “fakenews” não é mera coincidência: temos muitas informações, principalmente online, e é cada vez mais difícil distinguir o que é verdade do que não é.

Com esse tipo de conteúdo você pode esclarecer para a sua audiência os mitos que vêm sendo falados sobre um tema do seu segmento e apresentar os fatos! Mas tome cuidado com suas fontes para esse post, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa para não acabar sendo apenas mais um propagador de informações falsas ou não comprovadas.

Torne-se referência no assunto!

Como você pode perceber, a maioria dos conteúdos que apresentamos são formas de criar um espaço de autoridade e confiança para o leitor sobre determinado assunto. Isso não é mero acaso!

Blogs são espaços excelentes para ser visto e ser lembrado pela sua audiência, um local que eles possam sempre recorrer para elucidar dúvidas e consumir conteúdo novo e interessante. Por isso, sua construção precisa ser feita de maneira estratégica para colher bons frutos de tráfego e engajamento.

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Com um bom conteúdo e uma boa estratégia, você pode colher ótimos frutos! Um deles é o aumento do seu tráfego, pois cada vez mais, mais pessoas irão consumir seu conteúdo, acessar seu site e interagir com suas postagens.

Gostamos de dizer que com um grande tráfego, vem grandes possibilidades! Uma delas é a de monetizar seu site com anúncios não intrusivos e que são segmentados para o seu usuário, aumentando a chance de captarem a atenção do seu leitor.

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