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Brand safety: uma forma de proteger marcas no mundo digital

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A Premium Ads é uma empresa de gerenciamento de mídia e suporte ao publisher. E, no post de hoje, vamos trazer um conceito muito importante para os anunciantes: o brand safety.

Na Premium Ads levamos a sério os direcionamentos e recomendações que orientam as boas práticas no marketing digital, e brand safety é uma delas!

Pensando no publisher, que é nosso parceiro, e priorizando a experiência do usuário, reconhecemos que o anunciante também é um player importante na dinâmica da mídia programática!

Por isso, no post de hoje vamos conhecer o que é Brand Safety e compreender porque isso é importante para os anúncios programáticos.

O que é Brand Safety?

O nome por si só já nos dá uma boa ideia do que significa brand safety: proteção de marca. Brand Safety é um conjunto de medidas que visam proteger a imagem de uma marca no mundo digital. E essa proteção pode estar relacionada à exibição da marca em sites com conteúdo impróprio ou à sua exibição em sites de concorrentes, por exemplo.

É uma medida que evita que marcas sejam anunciadas em sites associados a crimes ou práticas que não são bem vistas pela sociedade. Por isso, para garantir o sucesso de uma campanha digital, Brand Safety é uma medida que precisa ser levada a sério.

A reputação da marca está em jogo?

No famoso livro Marketing 4.0, o autor Philip Kotler fala da importância das marcas pensarem em campanhas digitais de forma ética perante à sociedade.

Por isso, Brand Safety também regula a forma como uma marca é associada a determinadas pautas sociais. Páginas com conteúdo criminoso, conteúdo adulto, discursos de ódio contra minorias e propagação de fake news geralmente são evitadas pelos anunciantes.

A razão para isso é que as marcas não querem estar associadas de forma negativa a esses temas controversos e, também, não querem deixar de se mostrar sensíveis aos interesses do público. Assuntos que dividem opiniões em dois extremos, como política, futebol e religião, normalmente são difíceis de serem trabalhados na publicidade. Para os publishers,  é mais seguro evitá-los. Para as marcas,  é preciso estar sempre avaliando o contexto ao qual ela está sendo associada!

Como o  Brand Safety protege as marcas?

Para proteger as marcas, diversas medidas são tomadas e várias tecnologias entram em ação. Confira!

Algoritmos de machine learning

Para filtrar sites que possuem conteúdo com o qual a marca não deseja se relacionar, uma das medidas mais utilizadas são os algoritmos de Machine Learning.

Eles realizam uma análise profunda do site, coletando informações sobre conteúdo, imagens, vídeos, objetivos, etc. Essa tecnologia possui uma inteligência analítica que possibilita o processamento de muitos dados, estabelecendo uma correlação entre eles.

Os algoritmos de machine learning não levam em conta somente os termos utilizados nas páginas, mas também seu contexto de aplicação. Com essa tecnologia, as marcas conseguem controlar sua publicidade e evitar investimentos em estratégias de campanha que não funcionam para os objetivos estratégicos do anunciante.

Filtro de palavra-chave e idade

Uma medida mais simples que também é utilizada para a proteção das marcas é o filtro de palavras-chave. Essa medida basicamente bloqueia o relacionamento da marca com sites que possuam determinadas expressões que não se adequam à imagem da empresa.

O filtro de palavra-chave não é tão criterioso quanto os algoritmos de machine learning, pois não leva em conta o contexto semântico das expressões.

Sensitive classifiers

Outra medida de Brand-Safety é a classificação dos sites quanto à sensibilidade do conteúdo abordado.

Nesse caso, o gestor pode definir quais categorias são sensíveis para a marca e os sites que se enquadram nessas categorias não veiculam anúncios do anunciante.

7 Dicas de boas práticas para garantir o Brand Safety

Para ter mais assertividade na hora de proteger uma marca, separamos algumas dicas sobre cuidados importantes de brand safety. Dessa forma, o publisher e as plataformas de gerenciamento de mídia podem trabalhar de forma efetiva para sua marca não ter problemas.

  1. Trabalhar sua comunicação institucional, deixando claro os objetivos e valores para que se possa identificar facilmente os contextos indesejados;
  2. Ter um plano de contingência caso a marca acabe sendo vinculada ou mencionada em algum lugar prejudicial;
  3. Criar uma lista categorizada de cenários, sites, ou situações que sejam prejudiciais para a saúde da imagem da sua marca;
  4. Elaborar uma blacklist, ou seja, uma lista de termos negativos para a imagem da sua marca; 
  5. Trabalhar a semântica das keywords (palavras-chave) que dão visibilidade a sua marca para que não estejam em ambiguidade com os termos negativos;
  6. Segmentar sua audiência, desenhando um perfil de público e uma persona apropriada; 
  7. Optar por plataformas de gerenciamento que aplicam protocolos automatizados em acordo com as diretrizes da sua marca, como a Premium Ads, por exemplo.

Mas, o que Brand Safety significa para os publishers?

Do ponto de vista do publisher, o brand safety é um ponto muito importante em se considerar. Os temas sensíveis ficam mais evidentes em sites onde o conteúdo principal é sobre itens eticamente nocivos. Nesse caso, as marcas evitam estar presentes quando esses tópicos controversos e sensíveis são a pauta principal do site. Ou seja, quando o conteúdo é focado somente nesses temas.

Por exemplo, se você tem um portal de notícias, alguns assuntos sensíveis poderão ser veiculados em suas matérias e o seu conteúdo poderá abordar diversas questões como política e religião. Por isso, é necessário ter cautela na hora da escrita e na seleção de imagens.

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Nós levamos a sério a relação com nossos publishers parceiros porque acreditamos que uma campanha digital só pode ter sucesso se for feita de maneira correta.

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